segunda-feira, 25 de julho de 2011

Um baseadinho não faz mal a ninguém?

Essa crítica foi feita por mim faz alguns meses, mas o assunto continua atual, assim como ela. Espero que gostem e lembrem-se: O Bronco só fuma dinamite
=================================================================

Um baseadinho não faz mal a ninguém. Foi Plínio de Arruda Sampaio, candidato a presidência na última eleição em 2010 quem disse a frase. Um baseadinho não faz mal a ninguém. Mas por que um baseadinho não faz mal a ninguém? Ou ele faz?


Cannabis sativa é o nome cientifico da planta conhecida popularmente como maconha, cultivada em países do mundo inteiro. Desde a Antiguidade a maconha é conhecido pelo homem, porém, teve usos diferentes no passado como a fabricação de papel e tecidos, uso na medicina e na culinária. Ao longo dos anos os efeitos da planta no organismo tornaram-se do conhecimento do homem que passou a usá-la mais amplamente, principalmente para fins de alteração do estado fisico e mental.

Pesquisadores, cientistas, professores, usuários e pessoas comuns debatem ferozmente sobre os efeitos positivos e negativos da planta considerada droga. Existem efeitos benéficos a saúde assim como maléficos, variando de organismo para organismo. Fumar maconha pode causar um estado de relaxamento, uma percepção alterada da realidade, aumento dos sentidos e da libido e até mesmo um explosão de criatividade, além de poder ser usada em tratamentos medicinais que geram muita controvérsia entre os profissionais da saúde. Analisando os pontos negativos a maconha pode causar dependencia, uma infinidade de doenças pulmonares devido ao consumo da droga ser pelo fumo da mesma, além de alterações psicológicas passageiras e em casos mais graves doenças mentais crônicas, . Claro que isso depende da pessoa, podendo acontecer com uma e com outra não. Mas e do ponto de vista social? Um baseadinho não faz mal a ninguém?
A legalização da maconha é amplamente debatida, sempre gerando controvérsias. Qual a vantagem de uma legalização? Pode-se reduzir o tráfico da droga, porque ela passando a ser legal pode ser controlada pelo ministério da saúde e outros órgãos responsáveis, mas o problema é justamente o tal controle da droga. A venda da maconha legalizada pode ser controlada ou os usuários a usarão em excesso? É algo dificil de afirmar com certeza, mas quando essa questão é levantada sempre surge o exemplo da Holanda onde o consumo é permitido e bastante popular. Será que o povo brasileiro já possui maturidade suficiente para permitir o uso da droga? Lembrando sempre que o álcool é legal e causa inúmeros problemas a sociedade, principalmente no trânsito e em brigas domésticas, a maconha legalizada não geraria problemas em igual ou maior escala do que a bebida alcóolica? Como um motorista em um estado de relaxamento extremo reage no trânsito? É sempre uma questão a ser pensada, como seria a sociedade convivendo com a maconha legal? Existem usuários controlados da droga, contudo isso não se torna uma regra, sendo que as pessoas são diferentes tanto psicológicamente quanto fisicamente. Um usuário pode exagerar no uso e tornar-se um dependente, assim como existem as pessoas propensas a tornarem-se dependentes quimicos. Sem contar que acabando com o tráfico da maconha, ainda existirá o tráfico de outras tantas drogas muito mais prejudiciais, como o imenso problema do crack e recentemente da nova droga chamada oxi. Realmente a legalização é uma questão polêmica e que ainda precisa de muita discussão.
Saindo da pretendida legalização e entrando na atual ilegalidade voltamos a frase célebre do candidato Plínio: “Um baseadinho não faz mal a ninguém.” Quanto vale um baseado? Não o seu valor no aspecto financeiro, mas sim no aspecto social. É uma droga ilegal, logo não pode ser vendida em qualquer lugar o que cria a atividade criminosa sobre o produto. O povo está ciente de que existe o tráfico de drogas que varia da maconha ao ecstasy, da cocaína ao crack e da heroína à metanfetamina, entre outras tantas drogas ilícitas. Antes de analisar quanto vale um baseado, pense em quanto vale uma vida. É possível estipular o valor da vida humana? Quanto vale um inocente morto por uma bala perdida? Qual o valor da dor de uma família que teve um ente querido torturado e morto por traficantes? Deve-se levantar que valor sobre uma pessoa morta por engano pela polícia? É praticamente impossível responder a tais perguntas, mas ainda temos outras. Quanto vale o seu barato no meio de tudo isso? Vale a pena comprar seu baseadinho pra curtir um barato? Talvez o preço por aquela sensação prazerosa seja bem mais caro do que míseras cédulas de papel. Esse é um ponto de vista que o usuário nunca leva em conta: a dor que o tráfico causa na sociedade.
A pessoa tem o direito de fazer o que bem entender com seu próprio corpo, mas o uso de drogas em geral não causa problemas somente ao individuo que as usa e sim a toda a comunidade, indireta ou diretamente. Nesses momentos alguns usuários que defendem ferrenhamente os beneficios da legalização da droga, assim como defendem com o mesmo vigor inúmeras causas políticas e sociais, fecham os olhos para a origem de seu baseado e os problemas que ele causa. Nessa hora prevalece a indiferença. Lembre-se, na próxima vez que acender o seu baseado e queimar tudo até a última folha,mesmo que você não queira, o sangue também está em suas mãos.

6 comentários:

  1. nerd que acha de tudo só pq le na internet ou ve na tv é foda...

    ResponderExcluir
  2. Tá faltando concordância aí no seu comentário, colega Jean

    ResponderExcluir
  3. Vei serio mesmo tu só falou merda ... me diz uma coisa....Com a legalização não seria melhor tirar esse peso da conciencia ? (porra to comprando de um traficante uma merda ilegal, ele pode ser preso eu também) sem contar que...Maconha vei é muito mais leve que cigarro e essa merda é legalizada...o ALcool mata mais do que todas as drogas juntas...e é extramente legalizada e não existe preconceito contra ela...agora me diz vei serio mesmo pq a maconha não é legalizado eu não me conformo com isso....restringir ela e deixar o alcool e o cigarro que faz muito mais mal....e na moral tu citou o oxi...na verdade não existe oxi...inventaram esse nome pros viciados em crack comprar não existe alteração só modificaram o nome (tipo um markting dos traficantes)...
    em fim... pra mim eu acho que só traz coisas boas tanto pro governo e tanto pras pessoas que curtem um baseado !! flws Careta!

    ResponderExcluir
  4. Aí cada um tem a sua opinião. E em algum momento eu defendi álcool e cigarro? Acho que não, hein? E anônimo por que? Já que é tão de boa fumar maconha, aparece com seu nome ué. Obrigado pelo comentário e vai com Jesus.

    ResponderExcluir
  5. Bom post, óbviamente só gerará revolta dos adeptos do baseado (como o camarada aí em cima).

    Quanto ao que o amigo falou sobre o cigarro e o Álcool serem "legais", um erro não justifica outro...

    Careta por ser contrário à droga? Tudo bem, prefiro ser careta perante os olhos cegos de um dependente (ahn tá, não é dependente e para de fumar maconha a hora que quiser... Beleza, acredito...) do que ser mais um tapado inconsequente que acha que o problema é não poder fumar a ervinha dele sossegado.

    Concordo, se maconha é proibida, também devia ser o cigarro. Mas, não é porque tá tudo fod%@$o que a gente deve enfiar o pé na m#$%rda de vez.
    Não se deve conceder ao povo MAIS UM alvará de auto-destruição.

    Muitas vezes, o desejo de hoje é a ruína do amanhã...

    Uma pena que os adeptos do bagulho (pelo menos o que já se manifestou aqui) não aproveitará nada do que escrevi. Isso se a paciência não faltar na metade da leitura...

    ResponderExcluir
  6. Tudo isso que você falou poderia ser diferente se a droga fosse REGULAMENTADA.

    ResponderExcluir

- Gostou do conteúdo? Beleza, broto, vai com Jesus e volte sempre. Não gostou? Então clique aqui

- Cuidado! O bagulho aqui é bronco, mas não é bagunça. Lembre-se que a responsabilidade por SEU comentário é somente SUA.

- O Bronco está aberto a críticas construtivas.

- Os comentários são moderados porque tem um monte de zé ruela que vem só pra postar propaganda, não comenta nada sobre o post.

- Evite post com caps lock. É HORRÍVEL LER COISAS ESCRITAS ASSIM, COM CAPS LOCK.

- Procure ver o post completo antes de comentar.

- Veja também nossas outras postagens.

- Evite comentar como anônimo para facilitar na identificação de quem é quem. Isso ajuda na hora de responder comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Orkut Twitter Facebook Tumblr Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Powerade Coupons | Edited by Natan Morais