quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Cro Cop: Perna direita, hospital, perna esquerda, cemitério.

Cro Cop como campeão absoluto do PRIDE

Ele foi por muito tempo um dos lutadores mais temidos do mundo. Um striker devastador que nocauteou grandes nomes do MMA de forma espetacular. Mirko "Cro Cop" Filipovic é um dos homens que mais contribuiu para o esporte no mundo, influenciando centenas de pessoas a se tornarem grandes strikers. Mas a lenda do MMA, encerrou a sua carreira no UFC 137.


Primeiro: Por que chamam Mirko de Cro Cop? Ele nasceu em Vinkovci na Croácia, em 1974. A Croácia é um país que passou por inúmeras guerras civis depois da queda do Muro de Berlim. Antes fazia parte da Iuguslávia, mas com o fim da URSS, acabou fragmentando-se em vários países. Resumindo: Cro Cop cresceu em um mundo de violência. Toda a guerra ao seu redor o influênciou a buscar as artes marciais cedo e buscar a carreira de policial. Cro Cop fez parte da unidade anti-terrorista da polícia croata, um dos motivos pelo qual ele foi tão temido no mundo das lutas. Croatian Cop. O Policial Croata.

Cro Cop tem seu apelido devido a carreira como policial.
Mirko começou sua carreira no kickboxe em 1996, aos 22 anos de idade, no maior evento do ramo no mundo, o K1. Cro Cop fez uma carreira de 16 vitórias e sete derrotas no K1, vencendo 11 lutas por nocaute e deixando a sua marca registrada: o chute de perna esquerda. Estreiou vencendo o excelente Jéròme Le Banner, perdeu a sua segunda luta para o grande nome do kickboxe Ernesto Hoost, com quem lutou mais duas vezes e não conseguiu venceu. Uma das maiores pedras no sapato de Cro Cop. No mais fez grandes lutas, vencendo lutadores de nome como Musashi, Glaube Feitosa, Peter Aerts e Mark Hunt. Sua última luta no kickboxe foi quando fez Bob Sapp chorar, quebrando o osso zigomático do grandalhão com um soco de esquerda.

Mirko no kickboxe

Depois de sua bem sucedida carreira no K1, Cro Cop resolveu tentar um novo esporte que estava explodindo como sucesso mundial, sediado principalmente no Japão: o MMA. E o melhor lugar para quem queria ser um grande lutador era o Japão. A carreira do kickboxe e de MMA de Cro Cop coexistiram por dois anos, mas depois ele voltou-se integralmente ao novo esporte. Venceu sua primeira luta contra Kazuyuki Fujita com um nocaute técnico, empatou a sua segunda com Nobuhiko Takada em uma luta de regras especiais e então venceu sua terceira luta contra Yuji Nagata por meio de um chute na cabeça, ocasionando o nocaute. Estava na hora de Cro Cop enfrentar o seu primeiro adversário. E era nada mais nada menos que o homem mais temido do PRIDE. Mirko teria pela frente Wanderlei Silva.

Cro Cop vs Wanderlei Silva

A luta foi uma das mais empolgantes da história do PRIDE. Dois grandes strikers, homens conhecidos por seus nocautes trocando golpes por três rounds inteiros. Não é surpresa que a luta tenha terminado em empate. Era apenas a quarta luta de Cro Cop e mesmo empatando, todos viram o potencial gigantesco do croata. Não era qualquer um que aguentava tanto tempo no ringue contra um nocauteador veterano como Wanderlei. As portas começaram a se abrir para Mirko.

Depois desse empate, vieram cinco vitórias, quatro delas por nocaute sendo duas com os temidos chute na cabeça. Cro Cop quebrou o osso orbital de Kazushi Sakurada, venceu Kazuyuki Fujita na decisão dos juízes, limpando o empate anterior, venceu o duro Heath Herring e nocauteou com os chutes de perna esquerda a "locomotiva soviética" Igor Vovchanchyn e o luchador Dos Caras Jr. Essas duas lutas você vê aí embaixo:

Cro Cop vs Igor Vovchanchyn

Cro Cop vs Dos Caras Jr


Depois dessas duas vitórias devatadoras, Mirko queria enfrentar o campeão dos pesados do PRIDE, Fedor Emelianenko, mas o croata ainda tinha alguns desafios pela frente. E um deles era nada menos do que Antônio Rodrigo "Minotauro" Nogueira, outro fenômeno do PRIDE. E a luta não acabou bem para Cro Cop. Minotauro conseguiu venceu o striker croata com uma chave de braço, selando a primeira derrota de Mirko e revelando um de seus pontos fracos. A luta no chão. Depois de mais duas vitórias por nocaute, Mirko conheceu outra vez o gosto amargo da derrota. Dessa vez foi contra "The Monster" Kevin Randleman. Veja como foi essa luta abaixo:

Cro Cop vs Kevin Randleman

A derrota não impediu Cro Cop de continuar buscando o cinturão. Venceu Hiromitsu Kanehara na decisão dos jurados, nocauteou Shungo Oyama e enfrentaria outro membro da família Emelianenko, o irmão mais novo de Fedor, Aleksander. "The Grim Reaper" Aleksander Emelianenko era temido no mundo das artes marciais não apenas por seu tamanho e técnica, mas também pelo seu sobrenome. Foi um combate muito aguardado. E Cro Cop levou a melhor, como você vai ver abaixo:

Cro Cop vs Aleksander Emelianenko



Fedor Emelianenko, que lutaria no mesmo dia que seu irmão, viu a luta e obviamente não ficou nada feliz com o resultado, o que deixou o público ainda mais ansioso com um confronto dele com Cro Cop. No vídeo abaixo, você pode acompanhar a reação de Fedor, a interação de Cro Cop com Aleksander após a luta e Kevin Randleman parabenizando o croata. Prova que Cro Cop sempre deixou os problemas dentro do ringue.




Após vencer Aleksander, Cro Cop finalizou, sim, finalizou, o wrestler americano Josh Barnett e venceu a revanche contra "The Monster" Kevin Randleman com uma guilhotina, mostrando certa evolução no seu jogo de agarre. Pode ver o segundo confronto entre Randleman e Cro Cop abaixo:

Cro Cop vs Kevin Randleman 2

 

Em seguida Mirko nocauteou Mark Coleman e o russo Ibragim Magomedov, ganhando finalmente a sua chance de enfrentar o melhor lutador da época, o russo Fedor Emelianenko. Dana White pode lamber o quanto quiser as bolas de Forrest Griffin e Stephan Bonnar, dizendo que os dois fizeram a melhor luta da história na final do The Ultimate Fighter 1. Realmente, os dois fizeram uma grande luta, mas não há como negar que a melhor luta da década passada foi entre Fedor e Cro Cop. Uma luta de trocação intensa, com dois atletas com poder de nocaute sensacional e que esbanjaram fôlego. Um confronto espetacular que você pode conferir na biografia de Fedor Emelianenko.

Um dos combates mais aguardados da história: Cro Cop vs Fedor Emelianenko

A derrota para o russo melhor do mundo não apagou em nada a brilhante carreira de Mirko Cro Cop. Ele venceu novamente Josh Barnett e depois lutou contra o neozelandês Mark Hunt, que ele já havia vencido no K1. Depois de um combate muito equilibrado, um juiz deu a vitória para Mirko e dois para Mark Hunt, declarando o gordinho com o "golpe mais mortal do mundo", vencedor do combate. Porém, o maior momento da carreira do croata ainda estava para chegar.
O PRIDE Open-Weight, o torneio que definiria o campeão absoluto do torneio em todas as categorias de peso, estava para começar. Na primeira luta Cro Cop obteve o nocaute trécnico sobre o valente Ikuhisa Minowa em pouco mais de um minuto. Com um chute devastador nas pernas de Hidehiko Yoshida, Cro Cop venceu com outro nocaute técnico e chegou a semi-final do torneio embalado. Era o segundo confronto entre ele e Wanderlei Silva, um combate dominado pelo croata e finalizado com chave de ouro: um nocaute com a perna esquerda na cabeça de Wand.

Cro Cop nocauteando Wanderlei Silva na segunda luta entre os dois.
 Cro Cop enfrentou e venceu pela terceira vez Josh Barnett na final do torneio, sagrando-se assim o campeão absoluto do PRIDE, em todos os pesos. Foi o maior momento na carreira do croata. Mas o MMA sofria mudanças. O PRIDE já não era o maior evento do mundo e quem quisesse lutar em alto nível e ser reconhecido, precisava passar pelo UFC. E não foi uma passagem feliz para Mirko.

Em sua primeira luta na jaula do UFC, Cro Cop nocauteou o mediano Eddie Sanchez no final do primeiro round, para delírio dos fãs do UFC. A vitória sobre Sanchez, mais o status de campeão absoluto do PRIDE, colocou Cro Cop a apenas uma vitória do cinturão dos pesos pesados, na época sobre a posse de Randy Couture. O próximo adversário do croata foi o brasileiro Gabriel Gonzaga, que depois de um round equilibrado, chocou o mundo ao nocautear Mirko Cro Cop com um chute na cabeça, do mesmo jeito que o croata fez a tantos lutadores.


A luta seguinte também não foi muito boa. Depois de três rounds de ação , Cro Cop perdeu a luta para Cheick Kongo na decisão dos juízes e foi cortado do UFC. Vale ressaltar que durante a luta, Cro Cop quebrou uma costela depois de uma joelhada e sofreu três golpes baixos nos genitais, o que lhe diminuiu bastante o ritmo.

Cheick Kongo enfiando o joelho no saco do Cro Cop
Com o mau desempenho no UFC, Cro Cop voltou a lutar no Japão. Venceu Tatsuya Mizuno por nocaute e então enfrentou o gigante Alistair Overeem. A luta terminou sem resultado, depois de Overeem também bombardear o saco de Cro Cop com o joelho. Em seguida Mirko derrotou o gigantesco Hong Man Choi com um dos nocautes mais engraçados que eu já vi. Confira:



O bom desempenho no Japão garantiu a volta de Cro Cop ao UFC. Em sua primeira luta de volta enfrentou o limitado Mostapha Al-Turk e venceu por nocaute técnico depois de uma série de socos. O próximo adversário de Mirko foi o lutador brasileiro em ascensão, Junior "Cigano" dos Santos. Foram três rounds de luta ofensiva de Cigano e defensiva de Cro Cop, até o momento em que Cigano quebrou o osso orbital do croata, exatamente como ele havia feito com seus adversários antes,  e Mirko teve que desistir do combate.

Cigano impôs um ritmo pesado a Cro Cop
A próxima luta de Cro Cop não foi como esperado. Seu adversário original era Ben Rothwell, mas depois desse sofrer alguns problemas, o australiano Anthony Perosh foi escalado para luta apenas alguns dias antes. Evidentemente Perosh não teve tempo de se preparar e Cro Cop não teve dificuldades em atacar o australiano com uma grande variedade de golpes. A luta terminou com a interrupção dos médicos, depois de Perosh sofrer um corte profundo na testa. Vitória para Mirko.

Anthony Perosh ficou um pouco "estragado" depois de enfrentar Cro Cop.
O próximo confronto de Cro Cop foi contra o seu fã declarado, o americano Pat Barry. A luta foi marcada pelo bom humor de ambos nas entrevistas, assim como a amizade que eles criaram depois do combate. A luta em si foi uma verdadeira guerra, com os dois exaustos no terceiro round mas ainda procurando combate. Depois de a luta ficar presa na grade, Cro Cop chocou a todos quando agarrou o pescoço de Barry e o finalizou com um mata-leão, vencendo a luta e ganhando a submissão da noite. Foi a última vitória de Cro Cop.

As três lutas seguintes foram o pior momento da carreira de Mirko. Uma luta chata e lenta contra Frank Mir, que nocauteou Cro Cop com uma joelhada no final do terceiro round. A luta contra Brendan Schaub foi melhor, bem equilibrada, ate o americano nocautear Mirko com um gancho no terceiro round. A última luta de Cro Cop foi no dia 29 de outubro de 2011, no UFC 137 contra o gordinho Roy Nelson. Uma luta morna de ambos os lados, com um breve lampejo do antigo Cro Cop no segundo round, quando conseguiu pressionar Nelson com socos. Mas não foi o suficiente para impedir a terceira derrota seguida e a última luta na carreira do croata.

Independente de sua má fase final, Cro Cop foi e sempre será um dos melhores lutadores do mundo. Um golpeador sem igual e um sujeito muito querido fora dos ringues, seja por outros lutadores ou pelos seus fãs no mundo todo. Que o homem que com a perna direita manda pro hospital e com a esquerda para o cemitério, tenha uma aposentadoria feliz ao lado da família. E para finalizar, um tributo a essa lenda em seu auge:


Gostou do post? Então curta O Bronco no Facebook!


14 comentários:

  1. É bem aquele papo de maldição do UFC pra lutadores vindos do Pride. A grande verdade, é que Cro Cop já não era mais o mesmo, e sentiu o peso da idade.
    Não que Roy Nelson seja um grande lutador, claro que se ele entrasse no ringue com um cara do naipe de um Brock Lesnar, ele estaria fudido e meio, mas com um Shane Carwin da vida, a luta já seria mais equilibrada. Depende muito da escola do adversário com quem ele vai topar na próxima.
    Enfim, Cro Cop foi foda, mas deveria ter parado no Pride.

    ResponderExcluir
  2. O maior striker do mma *--------*

    ResponderExcluir
  3. muuuuuuuito boa a materia mano,meus parabens,é bom ver que no meio desse mar de leigos,geração redetv e geração UFC rio ainda existem apreciadores do BOM E VELHO MMA ! WAR PRIDE

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelos comentários galera, continuem acompanhando o blog.

    ResponderExcluir
  5. Tava Lendo.. interessado, ai veio aquela de ultima luta de Kick contra.. BOBBB SAPPPP, essa luta foi no PRIDE....

    Abracos.

    ResponderExcluir
  6. Esse é o cara de maior caráter do MMA...

    ResponderExcluir
  7. Essa luta foi no K-1 World Grand Prix 2003 in Saitama, amigo, pode pesquisar.

    ResponderExcluir
  8. Muito bem feita a matéria!
    Arrepiei em vários trechos lembrando das lutas do lendário CROCOP! Ainda bem que os fãs de luta de verdade ainda existem!
    Bons tempos de PRIDE!

    ResponderExcluir
  9. Excelente a materia, não deu pra falar detadalhamente de todos os KOs do Mirko ate pq foram mts, Mas eu gostei mt O Cro Cro é meu idolo e o cara que fez eu ver MMA vlw Cro Cop †•

    ResponderExcluir
  10. cro cop é um idolo pra mim,é em quem eu me inspiro para treinar quero ser metade do q ele é . meus parabens pela materia pride foi o melhor .. o ufc é uma piada vlew ......

    ResponderExcluir
  11. parabens pela materia Cro Cop ao lado de fedor são os melhores do mma .. os lutadores do ufc sao cheios da marra .pride é melhor evento de mmma d todos os tempos quando emocionava assistir as lutas vlew ....

    ResponderExcluir
  12. Você podia esclarecer aos fäs do Mirko porque não rolou a luta entre ele e fedor no Pride shockwave 2006.Sendo que o Fedor durante todo o torneio disse que enfrentaria o Campeão do Gp,e no final lutou contra o Mark Hunt.

    ResponderExcluir
  13. eu acho q o cro cop foi o melhor peso pesado de todos os tempos

    ResponderExcluir
  14. Muito bom este resumo da carreira de Mirko, eu que pouco assisti às suas lutas (no máximo 2 ou 3) agora arrependo-me de não ter tomado mais atenção à sua passagem nos ringues...!

    Sem sombra de dúvida que pelo que vi na net, o pride foi de longe uma das melhores organizações...já a UFC, deixa muito a desejar e pessoalmente não me agrada as lutas feitas por esta organização!

    ResponderExcluir

- Gostou do conteúdo? Beleza, broto, vai com Jesus e volte sempre. Não gostou? Então clique aqui

- Cuidado! O bagulho aqui é bronco, mas não é bagunça. Lembre-se que a responsabilidade por SEU comentário é somente SUA.

- O Bronco está aberto a críticas construtivas.

- Os comentários são moderados porque tem um monte de zé ruela que vem só pra postar propaganda, não comenta nada sobre o post.

- Evite post com caps lock. É HORRÍVEL LER COISAS ESCRITAS ASSIM, COM CAPS LOCK.

- Procure ver o post completo antes de comentar.

- Veja também nossas outras postagens.

- Evite comentar como anônimo para facilitar na identificação de quem é quem. Isso ajuda na hora de responder comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Orkut Twitter Facebook Tumblr Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Powerade Coupons | Edited by Natan Morais