quarta-feira, 9 de novembro de 2011

UFC na Globo: Ver ou não ver?


Mesmo com grandes lutadores brasileiros como Rodrigo Minotauro, Maurício Shogun, Anderson SIlva, Vitor Belfort e Wanderlei Silva, o MMA nunca teve muita força no Brasil. O esporte sempre foi considerado violento demais e marginalizado em terras tupiniquins. É uma situação irônica, já que além de bons lutadores, o Brasil participou ativamente dos primórdios do esporte, desde os "duelos de garagem" de Hélio Gracie, o Brazillian Jiu-Jitsu, a criação do UFC e consagração de Royce, a mescla de artes marciais de Marco Ruas e muito mais. 


O preconceito ao esporte em seu início é compreensível. Quando o MMA ainda não possuia esse nome e era conhecido como Vale Tudo, quase não existiam regras. Os lutadores não usavam luvas, podiam puxar o cabelo, golpear a nuca e os genitais. Valia praticamente tudo. Com a pressão de políticos, lutadores e comissões atléticas, o Vale Tudo começou a tornar-se mais profissional com a criação de várias regras. Hoje o termo Vale Tudo não tem mais força, porque vários golpes são proibidos: golpear a coluna ou a nuca, golpear os genitais, morder, agarrar o cabelo ou o calção do adversário, enfiar o dedo no olho ou em qualquer orifício ou corte, dar cabeçadas e muito mais. Os lutadores fazem baterias de exames antes e depois dos combates, tem médicos a disposição do lado de fora do ringue, que podem parar a luta caso julguem perigoso ao atleta continuar. Hoje o MMA é um esporte profissional. 

Mesmo com a profissionalização, o esporte ainda não havia caído na graça da nação verde e amarela. Ganhou muitos fãs, isso é verdade, graças ao sucesso de lutadores brasileiros no Japão, no extinto PRIDE. Ganhou muitos apreciadores com a explosão do UFC nos Estados Unidos, hoje o maior evento de MMA do mundo. O UFC foi criado por Rorion Gracie nos anos 90, buscando saber qual era a arte marcial mais eficaz. O torneio chocou o público por não possuir quase nenhuma regra, o que levou o brasileiro a vender a marca por 2 milhões de dólares. A criação de regras e o ótimo gerenciamento dos novos donos, a Zuffa, levou o UFC a crescer, tornar-se o maior do mundo e valer quase 3 bilhões de dólares hoje.


Sempre existiram pequenas promoções de MMA por aqui, mas nenhuma teve força suficiente para popularizar o esporte, por isso o crescimento do UFC que trouxe de volta o MMA ao seu país de origem. O divisor de águas foi a luta entre Anderson Silva e Vitor Belfort. A luta ganhou notoriedade surpreendente. Depois disso veio o UFC Rio, transmitido em rede aberta pela RedeTV, chegando a ocupar o primeiro lugar de audiência no país, mostrando que o MMA havia chegado para ficar. 


Esse era o sonho dos fãs do esporte: ver o MMA ganhando destaque com o público nacional. A chance do esporte, mesmo tendo ainda muitos opositores, parar de ser marginalizado, desvalorizado e considerado violento demais. Com o sucesso do evento no Rio de Janeiro, começou a briga das emissoras de TV pelo direito de transmissão do evento. Depois de uma disputa quente e com muitas reviravoltas, a maior e mais rica emissora do país levou a melhor. É claro que é a Rede Globo.

Agora vem a questão principal: ver ou não ver o UFC na Globo? A emissora sempre teve o péssimo hábito de colocar grandes eventos na geladeira, mas dessa vez resolveu trasnmitir o UFC. Não tem como negar que por mais que a RedeTV estivesse fazendo um bom trabalho, ela nunca conseguiria exibir o UFC para tantas pessoas quanto a Globo. O poder de alcance da emissora é enorme. Para ter uma idéia, quando o UFC Rio alcançou o primeiro lugar de audiência durante a luta principal, até então o líder de público era o Zorra Total, um programa completamente estúpido, pelo menos no meu humor. Por que Zorra Total, um programa imbecil como é, disputou pau a pau a audiência com o UFC? Simplesmente pelo fato dele ser exibido pela Globo. O povo brasileiro, você ame ou odeie, está habituado a emissora global e isso não tem como mudar.


Fiquei preocupado com a possibilidade do UFC ficar na gaveta, mas conhecendo a agressividade do presidente do evento, Dana White, logo comecei a esfriar a cabeça. O careca pode falar muita besteira, mas não tem como negar que ele é um ótimo homem de negócios e não fecharia acordo com alguém que não fosse exibir seu evento. O UFC não é exibido em 170 países a toa. A Globo vai exibir o evento na noite de sábado para domingo, para um público enorme, não tenham dúvidas.

Mas depois da notícia que a Globo exibiria o UFC, algumas coisas começaram a me chamar a atenção. A oposição de muitos fãs do esporte foi grande. Quando o UFC Rio foi exibido na RedeTV, a única coisa que se via nas redes sociais, fóruns e na boca do povo era que a Globo faria uma transmissão melhor, por ter mais experiência, e alcançaria um público bem mais amplo. Hoje você vê justamente o contrário, fão dizendo que o UFC deveria ter continuado na RedeTV. Por que? Vejo pessoas dizendo que não vão assistir o UFC justamente porque virou modinha, porque a Globo é inescrupulosa e o Galvão Bueno infelizmente irá narrar. Eu me pergunto: o que aconteceu com vocês, fãs de MMA? Comeram merda? Bateram a cabeça?

Nunca o UFC teria tanto público como terá na transmissão da Globo. Não tem como negar isso. Ela é uma empresa inescrupulosa e manipuladora? Lógico que é! É muito pior do que a gente pode imaginar, mas querendo ou não, é ela que tem o público. O Galvão Bueno é um mala? Mas é um baita mala sem alça, mas é ele que narra os eventos mais importantes da Globo, como a Fórmula 1 e os jogos da seleção. Agora dizer que o esporte virou modinha? Pelo amor de Deus! Aonde está o espiríto de guerreiro dos fãs, lutando para que seu esporte seja valorizado? Agora dizer que virou modinha? Eu sinto vergonha quando leio algo assim. "Modinha". Teve gente dizendo que a Globo já começou matando o evento porque vai exibir apenas uma luta. Ah é! Caso vocês não saibam ou tiveram preguiça de se informar,  a Globo adotou o mesmo modelo da FOX, a emissora de TV americana que vai exibir o UFC. Que irá exibir apenas a luta principal, assim como a Globo.





Mais do que nunca o MMA precisa dos seus fãs. Não é fazendo birra e chororô que vamos conseguir popularizar o esporte. O que a Globo quer? Audiência. Por que? Porque audiência dá dinheiro. E não é só a Globo, toda a emissora pensa nisso. O UFC vai para a geladeira se ele não tiver audiência, porque aí não vai dar dinheiro. "Então você está pedindo para todo mundo assistir o UFC na Globo?" Sim, é isso que estou dizendo. Muita gente não gosta da emissora, inclusive eu, mas não vou morrer em sintonizar ela por uma hora apenas para assistir a luta. Vai ser duro aguentar o Galvão Bueno? Vai, mas eu já aguento o infeliz sempre que assisto a Fórmula 1.

Chega de criancice, finalmente o esporte que gostamos tanto vai chegar para o Brasil inteiro. Não pense que isso é uma defesa da Globo, é apenas a defesa do esporte por um verdadeiro fã de MMA. Esse era o sonho de muitos, não é agora que vamos estragar isso.

Gostou do post? Então curta O Bronco no Facebook!

20 comentários:

  1. Mann...
    perfeito...foi parecido com meu comentário na home do Neko...
    O pessoal de uma certa forma viaj demais....só criticam pelo lado negativo!!
    Tem q saber olhar e admirar o q vai trazer de bom para o MMA e para as pessoas leigas que estão tendo praticamente o primeiro contato com MMA.

    ResponderExcluir
  2. Bronco, confesso que seus argumentos me convenceram a assistir a luta do Cigano pela Globo, apesar de achar equivocada a escolha do Galvão Bueno para narrar a luta. É importante que nós fãs prestigiemos o evento para que ele não vá para a geladeira por falta de audiência.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelos comentários. O mais importante é o apoio ao esporte.

    ResponderExcluir
  4. Tanto faz onde assistir, mas se vc é adepto dos comentários do Galvão, sintoniza na Globo mesmo haha

    ResponderExcluir
  5. Bronco você é o Arnaldo Jabor? que é isso velho mandou bem war MMA

    ResponderExcluir
  6. Descobriram minha identidade secreta... Nem.

    ResponderExcluir
  7. "povo brasileiro, você ame ou odeie, está habituado a emissora global e isso não tem como mudar"

    Tem sim viu amigão, assim como um dia o MMA foi um esporte marginalizado e hoje e o 2º mais popular no brasil.......

    ResponderExcluir
  8. A galera acaba confundindo achando que a globo vai transmitir apenas uma luta, na verdade o main event (evento principal) só terá uma luta o resto são todas preliminares, o canal FOX também apresentará somente uma luta, e independente de quem vai narrar é uma ótima noticia principalmente pra mim que comecei assistindo em dvd pirata... ok só pra concluir.

    ResponderExcluir
  9. João, talvez eu tenha me expressado mal. Você está certo, mas a Globo ainda vai demorar para perder o poder que tem.

    ResponderExcluir
  10. Pra mim popularizar o esporte no Brasil não significa nada meu amigo. Não me importaria se só eu assistisse MMA no Brasil inteiro! O que importa é que eu gosto e fico extasiado qnd vejo ! :S

    ResponderExcluir
  11. Aí UFC com narração do Galvão é a escória da tv brasileira. Tem que ser mt bom pra conseguir assistir tal programação. éé excroto

    ResponderExcluir
  12. UFC já virou modinha e eu acho rídiculo. No dia da luta do Anderson Silva(rede tv) choveu post no Facebook. Gente que num sabe nada de MMA falando sobre isso somente pra fazer parte da atualiade, pela popularidade do esporte. É excroto ver akeles comentários de gente leiga, comentando apenas para nao ficar de fora. Era bom quando só passava na tv fechada e somente os FÃS verdadeiros viam e falavam sobre o assunto na net...

    ResponderExcluir
  13. Isso importa pra muita gente, como para o pessoal que vive disso.

    ResponderExcluir
  14. "UFC já virou modinha e eu acho rídiculo. No dia da luta do Anderson Silva(rede tv) choveu post no Facebook. Gente que num sabe nada de MMA falando sobre isso somente pra fazer parte da atualiade, pela popularidade do esporte. É excroto ver akeles comentários de gente leiga, comentando apenas para nao ficar de fora. Era bom quando só passava na tv fechada e somente os FÃS verdadeiros viam e falavam sobre o assunto na net... "
    Mimimimimi
    então você que não sabe porra nenhuma de outro esporte tem que ficar de bico calado sobre também, não é? já que não é fã, não pode assistir.

    ResponderExcluir
  15. Na boa.
    Prefiro assistir todo o card principal seja onde for (Globo, Rede TV, TV Manchete, TVS, etc.), não consigo respeitar uma emissora que só passe uma luta... e se a luta durar 10 segundos?

    A pergunta é:
    "É modinha pq passa na Globo ou passa na Globo pq é modinha?" Acho que as duas respostas são afirmativas.

    E outra, a globo dá muito valor pra bambambam de td quanto é categoria, mas os desconhecidos continuam no anonimato e sem apoio... não sou eu que to dizendo, são os fatos.

    Como fã do esporte, eu prefiria uma emissora menor que respeitasse mais o esporte (e seus fãs) do que uma gigante que vai de acordo com a tendencia do que é legal... ou alguém acha que vão passar UFC se aparecer algo "mais interessante" para por no lugar, como F1 na Asia que passa de madrugada?

    É isso ai.

    Vinicius Fortuna.

    ResponderExcluir
  16. Aíí tem ser muito burro pra assistir UFC com narração do Galvão !!!

    Jáe trending topics no Twiter isso...

    ResponderExcluir
  17. É foda... Eu já comentei várias vezes aqui no Blog que não gosto do UFC, pra mim ele estragou o VT de verdade... Eu comecei a lutar (MyT) com 13 anos e em casa não foi fácil, minha família sempre quis proibir, a TV (globo e rocord) diabolizando a arte e as pessoas olhavam como se estivessem vendo um futuro psicopata... até que levei meu irmão mais velho pra treinar e meus pais à conhecer os treinos... Agora eles (TV)viram que dá dinheiro e a conversa já mudou, já estão até incentivando, e o pior, hoje quase todo mundo "é lutador de MMA"...

    ResponderExcluir
  18. Resumo da história: Com a populariedade das modinhas, virou modinha odiar modinha. E daqui a pouco vai virar modinha odiar a modinha de odiar modinhas.

    ResponderExcluir
  19. Discordo de vossa senhoria, Bronco, o mma nao precisa de tanta audiencia assim, talvez o careca do Dana White e a globo, mas o mma sempre foi bastante popular as pessoas que lhe interessam, pessoas q adoram artes marciais. Antes dessa imensa popularidade do ufc vc podia rodar o Brasil inteiro q sempre iria encontrar alguem q conhecesse o esporte. O risco q temos agora é o inverso, esta evidencia influenciar cabeças fracas e a rede globo juntamente com o Galvao ridicularizarem o esporte, começa com o termo "Gladiador do terceiro milenio" e a infestação nas novelas...

    ResponderExcluir
  20. Eu sempre assistia o UFC pela Rede TV. É notório que a Rede Globo não quer perder audiência, mas também não quer popularizar o UFC pois entra em conflito com o público maioria da Globo, que é novela das 6,7,8,9 e 10, além do Faustão e Big Bosta. A globo não divulga quando vai haver lutas nem na tv nem em seu site. Eu realmente prefiro a transmissão do evento pela Rede TV.

    ResponderExcluir

- Gostou do conteúdo? Beleza, broto, vai com Jesus e volte sempre. Não gostou? Então clique aqui

- Cuidado! O bagulho aqui é bronco, mas não é bagunça. Lembre-se que a responsabilidade por SEU comentário é somente SUA.

- O Bronco está aberto a críticas construtivas.

- Os comentários são moderados porque tem um monte de zé ruela que vem só pra postar propaganda, não comenta nada sobre o post.

- Evite post com caps lock. É HORRÍVEL LER COISAS ESCRITAS ASSIM, COM CAPS LOCK.

- Procure ver o post completo antes de comentar.

- Veja também nossas outras postagens.

- Evite comentar como anônimo para facilitar na identificação de quem é quem. Isso ajuda na hora de responder comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Orkut Twitter Facebook Tumblr Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Powerade Coupons | Edited by Natan Morais