quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Machida x Jones - Teremos mais um cinturão verde e amarelo?


Nesse sábado, 10 de dezembro, teremos mais uma disputa de cinturão envolvendo um brasileiro. O desafiante do cinturão dos meio-pesados, pertencente ao fenômeno Jon Jones, é o ex-campeão da categoria Lyoto Machida. O brasileiro tem um adversário muito complicado pela frente, mas Jon Jones também irá enfrentar um estilo de combate totalmente novo lutando com Machida. O que podemos esperar desse combate? Assim como fiz na luta entre Cigano e Velasquez, farei uma análise com cada aspecto da luta e apontarei aonde cada um tem vantagem. Aí fica com vocês decidir quem tem mais chances.

Poder de Nocaute: Vantagem de Lyoto
Apesar de Lyoto ter uma vitória a menos por nocaute ou nocaute técnico em sua carreira do que Jon Jones, o brasileiro precisou de bem menos golpes para vencer as suas lutas por nocaute. Além disso, Lyoto nocauteou strikers de alto nível como Rich Franklin, colocou Thiago Silva para dormir e deu uma surra épica em Rashad Evans. Sem contar o nocaute sensacional em Randy Couture no UFC 129, com um mae tobi geri perfeitamente aplicado. O tiozão saiu com dosi dentes a menos depois de enfrentar Lyoto.


Condicionamento: Leve vantagem de Lyoto
Jon Jones já mostrou que tem um fôlego de dar inveja em muita gente, mas Lyoto é um mestre em poupar energia. O brasileiro está habituado com lutas longas, já que basta olhar para seu cartel e ver que a maioria de suas vitórias veio por decisão. Muitos acusam Machida de fujão e retranqueiro, mas eu o vejo como um estrategista. Lyoto sabe como manter o vigor em um combate, basta ver a luta contra Maurício Shogun ou Tito Ortiz.
Experiência: Vantagem de Lyoto
Machida é mais velho, lutou no Japão, no Brasil e nos Estados Unidos. Treinou karatê a vida toda, foi campeão brasileiro de sumô, faixa preta dos Gracie, treinou muay thai na Tailândia e wrestling no Japão. Lyoto Machida é um cara viajado, também já foi campeão do UFC, perdeu o cinturão e lutou com ameaça de corte de contrato. Por mais que Jon Jones seja um bom lutador e que pareça lutar bem sobre pressão, Machida já passou por muito mais em sua carreira.


Luta Agarrada: Vantagem de Jones
Mesmo com Lyoto sendo faixa preta de jiu-jitsu e possuindo uma base sensacional, com belas defesas de quedas, não tem como negar a supremacia de Jon Jones no wrestling. O americano sabe derrubar e manter a luta no chão muito bem e já provou isso várias vezes. Basta pegar Stephan Bonnar e Ryan Bader como exemplo. Lyoto é um adversário duro no chão, mostrou isso contra Rameau Thierry Sokoudjou e Tito Ortiz, mas a vantagem de Jones é incontestável.


Trocação: Vantagem de Jones
Lyoto pode ser mais forte, ter uma ótima esquiva e contra ataque, mas a envergadura de 2,15m de Jon Jones é um desafio para qualquer um. Suas pernas e braços longos permitem ao americano ser muito ousado, variando golpes giratórios, chutes altos e uma grande distância do oponente. Tudo isso somado a sua ótima técnica de muay thai e kickboxing, tornam Jon Jones um striker sensacional. Lyoto terá problemas com isso.


Resistência: Indefinido
Lyoto é um lutador muito elusivo, sempre lutando com muita agilidade e na base do contra ataque. Portanto passou quase sem ser atingido durante sua carreira. O teste de fogo de Lyoto veio em sua segunda luta contra Maurício Shogun, quando foi nocauteado ainda no primeiro round. Lyoto enfrentava o melhor de Shogun. Jon Jones ainda não teve nenhum teste para seu queixo, já que sua trocação afiada e enorme envergadura não deixaram ninguém se aproximar. Jones também enfrentou Shogun, mas pegou uma péssima fase do brasileiro. Então não dá para apontar quem tem o queixo mais forte.

É difícil apontar o vencedor. Muitos estão apostando em Jon Jones por sua boa fase, mas outros acreditam na técnica de Lyoto. Eu estou claramente torcendo para o brasileiro. Mas eu acho que Lyoto vai vencer? Eu só respondo que o MMA e imprevisível. E o que você acha? Comente!

Gostou do post? Então comente e curta O Bronco no Facebook!

2 comentários:

  1. Fazendo o papel de bom brasileiro é claaro que torço para Lyoto e quero que mais um cinturão venha para nós, mas acho que Jon Jones tá numa fase excepcional e a não ser que Lyoto faça algo surpreendente não terá chance contra o americano

    ResponderExcluir
  2. Na minha ótica a anaçise é essa mesm dando desta que o Bones é superior nos dois ultimos quisitos q é fundamental!! E o gás dele é parecido com do Lyoto!!
    Acredito muito no Lyoto..Pq mma é igual futebol, sempre tem uma surpresa (exemplo lutas do As com Chael, Kongo e Barry, recentemente Brandão vs Bermudez)...
    Então é aguardar pra ver....
    Tamo junto Lyoto e familia Nogueira!!

    ResponderExcluir

- Gostou do conteúdo? Beleza, broto, vai com Jesus e volte sempre. Não gostou? Então clique aqui

- Cuidado! O bagulho aqui é bronco, mas não é bagunça. Lembre-se que a responsabilidade por SEU comentário é somente SUA.

- O Bronco está aberto a críticas construtivas.

- Os comentários são moderados porque tem um monte de zé ruela que vem só pra postar propaganda, não comenta nada sobre o post.

- Evite post com caps lock. É HORRÍVEL LER COISAS ESCRITAS ASSIM, COM CAPS LOCK.

- Procure ver o post completo antes de comentar.

- Veja também nossas outras postagens.

- Evite comentar como anônimo para facilitar na identificação de quem é quem. Isso ajuda na hora de responder comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Orkut Twitter Facebook Tumblr Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Powerade Coupons | Edited by Natan Morais