quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Quem vai vencer Jon Jones?

Lutadores fora de proporção, obviamente.
Sem dúvida a maior revelação desse ano no MMA foi o atual campeão dos meio-pesados do UFC, Jon "Bones" Jones. Em 2011, Jon Jones venceu Ryan Bader e se credenciou a enfrentar o então campeão da categoria de peso mais disputada do UFC, Maurício Shogun. Venceu Shogun, defendeu seu cinturão contra Rampage Jackson e  quebrou a maldição da categoria conseguindo fazer uma segunda defesa de cinturão, contra Lyoto Machida. Não é a toa que o americano ganhou o prêmio de lutador do ano da Fighters Only.

Jones é um fenômeno. Com apenas 24 anos já se tornou um dos lutadores mais temidos e técnicos do UFC. Tem uma envergadura excepcional, um wrestling afiadíssimo e uma trocação inovadora. Não demorou para que Jones conseguisse o status de invencível e inúmeros fan boyolas por aí. Contudo, ninguém é invencível. Pode ser dificil de ser batido, mas invencível não. Todos pensaram que Fedor Emelianenko era invencível, até que um triângulo, um olho inchado e uma mão de pedra provaram o contrário.

Mas a pergunta do momento é: Quem pode vencer Jon Jones? Fiz uma análise dos mais fortes candidatos. Basta clicar em Continue Lendo e conferir.


Desde que Jon Jones tornou-se campeão, todos especulam sobre essa super luta entre campeões. Os dois são versáteis na luta em pé, possuem um estilo único, são incrivelmente técnicos e possuem grande vantagem sobre seus adversários devido a envergadura. Há quem diga que Jon Jones é o novo Anderson Silva ou que veio para substituí-lo. Muitos desejam ver o combate desses dois lutadores de gerações diferentes mas técnica muito similar. Infelizmente, Anderson Silva é o adversário mais distante de Jon Jones. O brasileiro insiste e continuar em sua categoria (com razão) e já disse várias vezes que pretende se aposentar entre os médios. Jones descer para os médios também é algo improvável, assim como o confronto em si. 


Jon Jones tornou-se campeão massacrando Maurício Shogun no octógono. "Então como ele pode ser um concorrente? Jones acabou com ele!", eu sei muito bem disso, jovem padawan. Mas o Maurício Shogun que Jones enfrentou, não é o Shogun que estamos acostumados a ver. O brasileiro entrou totalmente fora de forma no octógono, lesionado e desmotivado. Isso foi um desmérito para Shogun, já que mostrou falta de profissionalismo e negligência em entrar no octógono despreparado, mas ele já pagou pelo erro perdendo o cinturão. Todavia, o Shogun que conhecemos e gostamos de ver lutar, é aquele Shogun com garra e um poder de nocaute incrível. Mesmo assim ele precisa melhorar muito para poder vencer Jones, principalmente na luta agarrada e na defesa. Shogun é capaz de melhorar e continua sendo um candidato a derrotar Jones. 


Até agora, o lutador que levou mais perigo para Jon Jones foi Lyoto Machida. O Dragão conseguiu se esquivar bem das investidas de Jones e contra atacar com maestria, como eu analisei previamente. Foi uma das poucas, talvez a única vez, que vimos Jon Jones nervoso com o combate. Mesmo assim o americano conseguiu aproveitar melhor o seu jogo no segundo round do combate. Abriu um corte na testa de Lyoto, que acabou com a visão prejudicada devido ao sangue. Essa foi a deixa ideal para Jones, que depois de um ataque de Lyoto, conseguiu contra atacar um um soco e tontear o paraense. Lyoto caiu, Jones aproveitou e encaixou uma guilhotina. Mesmo assim Lyoto foi o que chegou mais longe. E não podemos esquecer que quando Machida tornou-se campeão dos meio-pesados, ele estava invicto e todos falavam da Era Machida. Prova que ninguém é invencível.


2011 foi um ano brilhante para Dan Henderson, assim como foi para Jones. O veterano de 41 anos tornou-se campeão dos meio-pesados do Strikeforce, nocauteou a lenda do MMA Fedor Emelianenko e testou seu queixo de adamantium ao máximo contra Maurício Shogun em uma luta histórica. Hendo chegou no UFC como pedra no sapato de dois campeões: Anderson Silva e Jon Jones. Hendo está em condição de desafiar qualquer um dos dois campeões, seja em uma luta inédita contra Jones ou uma revanche contra Anderson. Dan Henderson é um wrestler de ponta, já provou que é um sério candidato a se aposentar sem ser nocauteado e sua mão é uma marreta. Jones é um wrestler tão bom quanto Hendo, mas já mostrou ter pouco poder de nocaute e seu queixo ainda não foi devidamente testado. O que favorece o campeão nessa possível luta é seu fôlego e envergadura. Hendo precisa terminar rápido o combate.


Essa é a luta. Rashad Evans e Jon Jones já foram parceiros de treinam, odeiam um ao outro, são lutadores sensacionais e já deveriam ter se enfrentado antes. Acontece que Jones e Rashad entraram em uma verdadeira novela mexicana. Quando os dois vão se enfrentar, um acaba se machucando, depois o outro, ai o primeiro se recupera milagrosamente e assim por diante. Ninguém sabe se isso é mesmo azar ou se um está fugindo do outro. A verdade é que eles TEM que lutar. Ao meu ver, Rashad e Jones são os dois melhores lutadores não só dos meio-pesados, mas como de todo o UFC. Evans já mostrou ter poder de nocaute várias vezes, é um wrestler de ponta, possui um boxe invejável e é um dos maiores estrategistas dentro do octógono. É o candidato mais forte para derrotar Jones. "Certo, mas Jon Jones é muito maior que Rashad, tanto em altura quanto envergadura. Como Evans vai vencer?", bem meu amigo e minha amiga, Evans já mostrou que pra ele tamanho não é documento. Não é a toa que o sujeito começou lutando nos pesos pesados e venceu o TUF 2 nessa categoria. Vamos torcer para que essa novela acabe o quanto antes e Rashad e Jones finalmente se enfrentem.


Phil Davis (esquerda, acima), Rogério Minotouro (direita, acima), Stanislav Nedkov (esquerda, abaixo) e Alexander Gustafsson (direita, abaixo).
Além dos cinco candidatos mais fortes, existem quatro sujeitos correndo por fora nessa disputa para ver quem pode derrotar Jones. Phil Davis é um wrestler sensacional e está invicto no UFC. Ele pode se credenciar como próximo desafiante de Jones caso vença Rashad Evans, o que não será fácil. Rogério Minotouro está em uma fase arriscada, mas ele mostrou que continua tendo mãos de pedra na sua última luta, contra Tito Ortiz. O búlgaro Stanislav Nedkov é outro com poder de nocaute avassalador e provou isso no UFC Rio contra Luiz Banha. Além disso o sujeito também está invicto e caso vença Fábio Maldonado no UFC Rio II, pode entrar na lista de cadidatos ao cinturão. O sueco Alexander Gustafsson é o que mais se assemelha a Jones na parte física: tem 1,96m de altura contra 1,94m de Jones e 1,94m de envergadura contra 2,15m de Jones... Tá, na envergadura o Jones ganha fácil ainda. Mas Gustafsson vem de boas vitórias no UFC e caso vença Vladimir Matyushenko, pode entrar na lista de desafiantes também.


Espero que tenham gostado do post e que ele tenha aberto algumas possibilidades em suas mentes. Então deixe de ser um pançudo preguiçoso e comente o que acha, não importa se gostou ou não. Vai lá.


Gostou do post? Então comente e curta O Bronco no Facebook!




15 comentários:

  1. Acho que essa é a pergunta que mais é feita na cabeça dos fãs de MMA.

    Na minha modesta opinião, ninguém ATUALMENTE oferece real perigo para Jones. Temos os dois mais próximos combatentes e desafiantes ao título, que são Hendo e Rashad. Analisando friamente o estilo de ambos, eles são Wrestlers com excelente poder de nocaute baseado em um Boxe afiado. Esse jogo não funciona contra Jones. Ele controla a distância com sua envergaruda, e é rápido o bastante para fugir de possíveis ataques vindos dos oponentes (vide a luta dele contra Rampage) É claro, sempre pode entrar um pombo sem asa, que pode derrubar ele, mas esse é o único risco que os dois oferecem ao Jones. Não vejo eles levando vantagem na luta de chão, porque derrubar o Jones é uma missão mais difícil que nocautear ele.

    O pouco que pudemos ver de um Jon Jones em "perigo", foi o primeiro round da luta dele contra o Machida. Vimos um Jon Jones perdido no octógono, um Jon Jones que não encontrava o seu adversário e um Jon Jones que por muito pouco não foi nocauteado. Mas parece até brincadeira pra ele, o Jon Jones do segundo round era muito mais agressivo, nervoso, e o Machida veio mais confiante e no mesmo ritmo do primeiro round. Bastou uma queda e uma cotovelada para mudar todo o rumo da luta.

    Então, em resumo, até hoje o único estilo que realmente oferece perigo para Jones (como já era esperado) é o estilo de contra-ataque do Machida. Ele consegue lutar de fora da distância imposta por Jones, e consegue escapar dos ataques dele. Faltou sorte e um pouco de força para ele vencer o Jones ainda naquele primeiro round.

    ResponderExcluir
  2. Um bom exemplo da capacidade do Hendo, é a luta dele contra o Anderson Silva. Ele e o Jones tem um estilo muito parecido e o Spider tentou de tudo contra o Hendo, acertou de toda a maneira possivel e não conseguiu derrubar o sujeito. A única alternativa do Anderson foi levar a luta pro chão e finalizar.

    Justo os dois lutadores que tem mais chances contra o Jones, são os que mais tem diferença de tamanho. Eu acredito no boxe deles mesmo assim, já que o Rampage não é mais top nem com reza brava.

    Obrigado pelo comentário, Milkmano. Continue acompanhando o blog.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela postagens, otimas colocações também,
    acredito também que o Rashad Evans seja o maior oponente hoje do Jon.. mas surpresas aparecem né, assim como o Jon pode aparecer um Mario... e por assim vai o mundo das lutas.. dentro do octogono tudo pode agotencer

    ResponderExcluir
  4. O Jones por mais que ele seja um dos mais habilidosos lutadores de MMA da atualidade, ele ainda tem a falta de experiência contra ele. Basta ver como foi a reação dele no primeiro round contra o Machida, onde ele tava tenso, igual você disse no texto.

    Eu queria ver muito Silva vs. Jones, tanto quanto eu quero ver Silva vs. St. Pierre, mas essas trocas de categorias de peso são tensas, o que me deixa sad.

    Anyway, muito bom texto, e eu concordo com você, depois da luta com o Machida, acho que o Rashad é o oponente mais capacitado pra tentar tirar esse cinturão do Jones.

    ResponderExcluir
  5. SHOGUN pra mim é o candidato a desbancar JJ

    se estiver preparado e no melhor da forma física, e outra, é sacanagem querer comparar a luta em pé de AS com a de Jon Jones o Spider pra mim é o melhor striker do UFC de todos os tempos.

    ResponderExcluir
  6. O Roy Nelson tá na Dolce Diet, se pa ele desce de categoria e enfrenta o jones. o jiu jitsu dele é muito bom, e ele é muito forte e aguenta pancada.

    ResponderExcluir
  7. Só o anderson silva mesmo,mas dificilmente veremos essa luta

    ResponderExcluir
  8. Mesmo perdendo, Machida continua sendo mais rápido, técnico e inteligente que Jones. O Machida vai lutar mais 2 ou 3 vezes e aí provavelmente deve desafiar novamente o Jones caso ninguém tenha derrubado ele primeiro. Enfim, acho que ainda vai ser o Machida!

    ResponderExcluir
  9. Percebi que Machida não estava na sua melhor forma, pois o vi cansado logo no primeiro round. Hoje.. acredito que Hendo tem muita experiência, preparo físico, é ótimo em wrestling. e luta é luta.. um golpe pode definir tudo

    ResponderExcluir
  10. Acredito que o SHOGUN bem treinado e com sangue no olho como sempre teve, tem condições de se dar bem numa revanche contra o JONES que deve vencer fácil o RASHAD. Também aposto no HENDO para surpreender o jogo do BONES. 2012 promete!!! Excelentes lutas acontecerão e sempre surgirá alguém melhor, mais novo, mais rápido, mais eficiente, mais preparado...afinal, não existe ninguém melhor do que ninguém. Existem pessoas mais capacitadas ou mais eficientes de acordo com as situações. Pode ser quem for, do tamanho que for, se não tiver humildade, simplicidade, dignidade, honra e acima de tudo caráter, um dia cai porque ninguém vai baterr mais forte do que a própria vida. A vida ensina o jogo do perde e ganha. Que 2012 seja um ano melhor e mais próspero para toda a humanidade. Que o processo de auto conscientização evolua na mente de cada ser humano e que a humanidade seja mais humana.

    ResponderExcluir
  11. Cara quando lyoto perdeu pra essa marra? nunca, foi golpe de sorte dele e distração do lyoto.
    Um cara daquele tamanho tomando sufoco do lyoto na sua propria casa e em pé, viu que não dava e fez o que eu ja vi muito pequeno fazer pra ganhar de grandão agarrou o baixinho.

    ResponderExcluir
  12. Alguem acha que o Tiago Silva possa vencer o Jones?

    ResponderExcluir
  13. Vai surgir um brasileio que vencerá jones ,agora não há lutador capaz disso ,pela idade tecnica ,envergadura e força , é preciso esperar ,emilianenko triunfou dez anos sem perder quando caiu foi feio ,no memoento não há ninguem que possa vencer jones.

    ResponderExcluir
  14. Eu ainda aposto no punch de adilson rodrigues "maguila" , que pretende sair da aposentadoria ,e ingressar no mma , que se cuide Jones .

    ResponderExcluir

- Gostou do conteúdo? Beleza, broto, vai com Jesus e volte sempre. Não gostou? Então clique aqui

- Cuidado! O bagulho aqui é bronco, mas não é bagunça. Lembre-se que a responsabilidade por SEU comentário é somente SUA.

- O Bronco está aberto a críticas construtivas.

- Os comentários são moderados porque tem um monte de zé ruela que vem só pra postar propaganda, não comenta nada sobre o post.

- Evite post com caps lock. É HORRÍVEL LER COISAS ESCRITAS ASSIM, COM CAPS LOCK.

- Procure ver o post completo antes de comentar.

- Veja também nossas outras postagens.

- Evite comentar como anônimo para facilitar na identificação de quem é quem. Isso ajuda na hora de responder comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Orkut Twitter Facebook Tumblr Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Powerade Coupons | Edited by Natan Morais