domingo, 18 de março de 2012

O que esperar dos pesos leves?


Desde sua criação em 2001, os pesos leves do UFC tiveram ao todo cinco campeões: Jens Pulver, Sean Sherk, BJ Penn, Frankie Edgar e agora Benson Henderson. Sempre foi uma categoria disputada, com lutadores muito técnicos e com a tradição de seu campeão defender o cinturão pelo menos uma vez. Mas o que podemos esperar dessa categoria tão disputada e empolgante de ver? Continue Lendo e confira a análise que fzi da categoria.

Antes de mais nada, é bom fazer um breve histórico da categoria. Todos os campeões dos pesos leves foram americanos até agora, assim como alguns de seus principais lutadores. O primeiro campeão foi Jens Pulver, que ganhou o cinturão em cima de Caol Uno e o defendeu contra Dennis Hallman e BJ Penn, logo depois ele abandonou o UFC por questões contratuais. Sean Sherk venceu Kenny Florian para tornar-se campeão e em seguida defendeu a cinta contra o brasileiro Hermes França, mas essa luta acabou sendo um dos maiores fiascos da história do MMA. Por que? Tanto Hermes quanto o campeão Sean Sherk, foram pegos no exame antidoping com substâncias ilegais no corpo.

Depois do papelão de Sean Sherk e Hermes França, BJ Penn e Joe Stevenson lutaram para decidir quem seria o novo campeão dos leves. A vitória foi do havaiano no final do segundo round, por meio de um mata-leão nessa que foi uma das lutas mais sangrentas da história do MMA. Em sua primeira defesa, BJ Penn venceu o antigo campeão Sean Sherk. A sua segunda defesa foi contra Kenny Florian (que possui muitas dificuldades com cinturões), vencida por meio de um mata-leão. A terceira defesa bem sucedida do havaiano foi contra Diego Sanchez, que lutou até a metade do quinto round, quando foi impedido de continuar pelos médicos.

Na luta seguinte BJ Penn enfrentou Frankie Edgar e acabou perdendo o cinturão em uma decisão polêmica dos juízes. A revanche foi marcada imediatamente, mas Frankie Edgar conseguiu vencer novamente na decisão dos juízes e começar o seu reinado, marcado por revanches. Sua próxima defesa foi contra o seu único algoz até então, o invicto Gray Maynard. Depois de uma luta ferrenha, que foi eleita a melhor luta da noite e a melhor luta do ano, os dois acabaram empatando e marcaram a revanche imediatamente. Na revanche, a luta estava empatada até o final do quarto round, quando Edgar tirou forças ninguém sabe de onde e nocauteou Gray Maynard.

No UFC Japão, Frankie Edgar acabou perdendo o seu cinturão para Benson Henderson, em um combate muito disputado. Depois das exigêncais de Edgar, que afirmava ter concedido duas revanches seguidas, o UFC acabou marcando a luta dos dois. Bem, a categoria dos leves está andando devagar, com a terceira revanche consecutiva em uma disputa do cinturão, o que não é bom para os outros lutadores, principalmente depois que a categoria ficou lotada com a aquisisção do WEC. E agora, o que podemos esperar? Quem são os nomes que merecem chance ao cinturão? Quem são os lutadores que vão movimentar a categoria? Não desista de ler agora, porque estão logo abaixo.

Começando pelo atual campeão da categoria, o americano Benson Henderson, que já foi também campeão dos leves do extinto WEC. Ben Henderson possui apenas duas derrotas na carreira, uma submissão contra Rocky Jonhson em sua terceira luta profissional e quando tentou defender o seu cinturão pela segunda vez, mas acabou sendo superado por Anthony Pettis, que venceu na decisão unânime depois de um belo combate. Fora essas derrotas, Benson só teve vitórias magníficas na carreira, vencendo adversários de altíssimo nível, como Donald Cerrone, Jamie Varner, Mark Bocek, Jim Miller e Clay Guida. Henderson conquistou o cinturão de Frankie Edgar merecidamente, impondo um ritmo forte ao campeão, além de usar bem a sua envergadura. Henderson é um lutador versátil, com um grande condicionamento físico, wrestling de altíssimo nível, faixa marrom em jiu-jitsu e faixa preta em taekwondo. É justamente o taekwondo que torna Henderson um lutador a ser temido, pois ele sabe usar muito bem os seus chutes. Além disso, ele é um lutador inteligente e que tem muito a acrescentar na categoria, seja como campeão ou não.

Ex-campeão e atual desafiante. Frankie Edgar é um lutador que sempre está lutando na desvantagem, pois é o lutador mais baixo da categoria e evidentemente mais leve. Não que isso tenha impedido Edgar de dar show em seus combates, porque ele é de longe o lutador com mais coração em sua divisão de peso. Frankie "The Answer" Edgar deveria mudar seu nome urgentemente para Edgar Balboa, pois ele entra na seleta categoria de lutadores impossíveis de nocautear devido ao seus quiexos de aço. Edgar já passou por péssimos momentos dentro do octógono, com golpes que nocauteariam qualquer um, mas o americano sempre manteve a garra e resistiu, mostrando uma incrível absorção de golpes e vontade de vencer. Edgar possui um boxe afiado e um wrestling de alto nível, mas seu queixo duro e boa técnica fariam muito mais na categoria dos penas, aonde enfrentaria lutadores de um tamanho semelhante. Foi até oferecida a chance dele lutar direto com José Aldo pelo cinturão da categoria, mas Frankie prefere tentar reconquistar o cinturão dos leves. Todavia, se ele perder na revanche, deve baixar de peso urgentemente, até porque, quem não gostaria de ver Aldo x Edgar?

Anthony Pettis foi o último campeão dos pesos leves do WEC, quando venceu Ben Henderson na decisão unânime dos juízes. É dele o famoso chute com apoio na grade, que quase colocou Benson para dormir. A idéia era que Pettis lutasse direto contra o vencedor de Frankie Edgar e Gray Maynard, mas depois que esses dois empataram e fariam a revanche, Pettis teve que lutar contra outro adversário, para não ficar muito tempo parado. Eis que esse adversário era Clay Guida e Pettis acabou derrotado, também na decisão unânime dos juízes. No UFC 136, Pettis venceu Jeremy Stephens em um combate muito equilibrado, que acabou dividindo os jurados. No mesmo UFC em que Edgar e henderson lutaram, Anthony Pettis nocauteou Joe Lauzon com o chute na cabeça da foto acima. Pettis, assim como Henderson, também é lutador de taekwondo, o que torna o estilo dos dois muito semelhantes e como eles já provaram anteriormente, fariam um ótimo combate. Entretanto surgiu a revanche entre Henderson e Edgar, fazendo Pettis perder a sua chance pelo cinturão (que havia ganhado após a vitória sobre Lauzon). O americano flertou com a possibilidade de descer de categoria e enfrentar José Aldo, que anda sem adversário a altura, mas depois mudou de idéia e resolveu permanecer nos leves. Ao que tudo indica, ele quer vencer Benson Henderson mais uma vez.

Nate Diaz e Jim Miller estão há um passo de disputar o cinturão. Nate Diaz vem de duas vitórias contra adversários fortes: o japonês Takanori Gomi e o americano Donald Cerrone, que vinha em uma excelente fase. Diaz é muito bom no jiu-jitsu, possui um boxe espetacular, sabe mexer muito bem com o psicológico dos adversários e cada luta sua é um verdadeiro show. Prova disso são os cinco prêmios de luta da noite e os três de submissão da noite. Jim Miller não fica pra trás. Com três prêmios de submissão da noite e um de luta da noite, Miller é um excelente lutador, principalmente na parte do wrestling e no jiu-jitsu, aonde é faixa preta. Jim Miller tem um cartel excelente e suas três derrotas foram todas na decisão, contra os duríssimos Gray Maynard, Frankie Edgar e Benson Henderson. Essas três derrotas são uma coisa a se lembrar, porque Edgar já foi campeão, Henderson é o campeão agora e Maynard lutou pelo título duas vezes.

O combate entre Nate Diaz e Jim Miller provavelmente definirá o próximo desafiante pelo cinturão, que lutará depois da revanche de Henderson e Edgar. Nate provavelmente usará a sua altura e envergadura superiores para manter a luta em pé e usar o seu boxe, evitando o jiu-jitsu afiado de Miller. Mas esse último tem queixo duro e também bate forte, então a luta acabará indo para o chão de uma forma ou de outra. Apenas uma coisa é certa: a submissão da noite ou a luta da noite estão aí.

Há ainda quatro nomes importantes na categoria que vale a pena ressaltar. Donald Cerrone é sem dúvida um dos lutadores mais técnicos do UFC e vejo ele marcando seu nome entre os melhores da história. Fiz uma análise sobre o seu futuro na categoria, mas sua ascensão meteórica foi interrompida momentâneamente por Nate Diaz, já que Cerrone entrou no jogo do bad boy e começou a lutar sem a sua costumeira estratégia.

Gray Maynard tem dez vitórias, uma derrota e um empate para Frankie Edgar em sua carreira. Ele é um dos lutadores mais versáteis da categoria e mesmo sem luta marcada, não pode ser ignorado, porque sempre é um adversário forte para qualquer um. O único ponto negativo é que Maynard não possui poder de nocaute e nem muito jogo para aplicar submissões.

Clay Guida, o Carpinteiro, é um dos meus lutadores favoritos entre os leves. O cara parece um homem das cavernas, tem queixo de aço e muita raça. Guida já ganhou o prêmio de luta da noite cinco vezes, submissão da noite duas vezes e luta do ano duas vezes e não é pra menos, porque todas as lutas em que Clay Guida marca presença, são espetaculares. Além disso ele já foi campeão dos leves do Strikeforce e faz tempo que merece uma disputa de cinturão, mas quando teve a chance, acabou perdendo justamente para o cara que hoje é campeão, Benson Henderson. Entretanto, Guida sempre vai ser um dos lutadores mais difíceis e divertidos de se ver no MMA.

O brasileiro Edson Barboza tem tudo para ser campeão. Barboza é um striker sensacional, está invicto com dez vitórias, sendo setes delas por meio de nocaute ou nocaute técnico e tem uma boa defesa de quedas. Em suas quatro lutas pelo UFC, em três delas ganhou o prêmio de luta da noite e no UFC Rio II, venceu também o prêmio de nocaute da noite merecidamente, porque aplicou um dos mais belos nocautes da história. Edson é um lutador inteligente e se continuar mantendo o seu jogo desta maneira e vencer Evan Dunham no UFC 146, tem tudo para se tornar um sério candidato ao cinturão. O que pesa contra o brasileiro é que ele não é muito conhecido pelo grande público, mas esperamos que isso mude depois do nocaute que ele aplicou em Terry Etim. Vamos torcer.


Espero que tenham gostado do post. Eu pretendia escrever sobre Gilbert Melendez também, mas fica para outra ocasião. Concordam com que escrevi? Discordam? Querem me xingar? Deixem seus pitacos nos comentários.


Gostou do post? Então comente e curta O Bronco no Facebook!

5 comentários:

  1. perfeita a análise, bronco q eh bronco sabe de mma, hehe

    ResponderExcluir
  2. PO BRONCO SHOW DI BOLA AI MANO SE PUDER FAZER DAS OUTRAS CATEGORIAS TAMBEM VALEUS EH NOIS KCORB RANSEL NA AREA!

    ResponderExcluir
  3. Parabens, é raro ver uma boa análise das divisões, cada um normalmente tem uma opinião, algumas divergem muito. Ainda mais na dos leves que é complicada. Gostei mutio da sua análise parabens mesmo, frequentarei ainda mais o site.

    Concordo com o outro comentário, aguardo análise das outras divisões *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar que assim que sobrar tempo, farei outra análise. Acho que com o UFC 146 chegando, é conveniente falar dos pesados.

      Excluir
  4. Show de Bola a análise, vou esperar de outras categorias tbm xD

    ResponderExcluir

- Gostou do conteúdo? Beleza, broto, vai com Jesus e volte sempre. Não gostou? Então clique aqui

- Cuidado! O bagulho aqui é bronco, mas não é bagunça. Lembre-se que a responsabilidade por SEU comentário é somente SUA.

- O Bronco está aberto a críticas construtivas.

- Os comentários são moderados porque tem um monte de zé ruela que vem só pra postar propaganda, não comenta nada sobre o post.

- Evite post com caps lock. É HORRÍVEL LER COISAS ESCRITAS ASSIM, COM CAPS LOCK.

- Procure ver o post completo antes de comentar.

- Veja também nossas outras postagens.

- Evite comentar como anônimo para facilitar na identificação de quem é quem. Isso ajuda na hora de responder comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Orkut Twitter Facebook Tumblr Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Powerade Coupons | Edited by Natan Morais