quarta-feira, 30 de maio de 2012

Os sujeitos mais broncos da História: Yip Man


Ele é o lendário mestre chinês que sobreviveu a ocupação japonesa na China e tornou o Wing Chun conhecido no mundo todo. Hoje seus discípulos estão na casa dos milhões e ele é um dos responsáveis pelo treinamento do artista marcial mais famoso da história do cinema. Nada mais, nada menos do que Bruce Lee. Então Continue Lendo e confira a história desse sujeito bronco que foi o Mestre Yip Man.

Yip Man nasceu na cidade chinesa de Foshan em 1893. Vindo de uma família rica, desde cedo Yip Man começou a interessar-se por artes marciais, parte disso influenciado pela sua própria cidade, conhecida mundialmente como um grande centro de artes marciais. Aos 13 anos, foi aceito como último aluno do mestre Chan Wah-Shun, que acabou falecendo três anos após o início do treinamento. Ng Chung-Sok, o discípulo mais velhos de Chan Wah-Shun, continuou com o treinamento de Yip Man, que mais tarde foi morar em Hong Kong para continuar sua graduação nas artes marciais e nos estudos.

Em Hong Kong, Yip presenciou uma colega de classe sendo agredida por um oficial de polícia e prontamente foi ajudá-la. Surrou o policial e salvou a sua colega. Um homem de cerca de 50 anos, que testemunhou as habilidades de Yip Man em combate, desafiou o jovem para um duelo. Yip Man, que na época era um brigão de primeiro escalão, aceitou o duelo a fim de testar as suas habilidades. Dias depois eles se enfrentaram e o senhor derrotou Yip rapidamente, com um sorriso no rosto, sem ao menos ser atingido pelo jovem.


Frustado com a sua primeira derrota, Yip Man quis saber quem era aquele senhor de habilidade extraordinárias. O velho apresentou-se. Era Leung Bik, filho do Grande Mestre Leung Jan, que havia treinado o mestre de Yip Man, Chan Wah-Shun. Implorou para que Leung Bik o aceitasse como discípulo e  esse decidiu ensinar o verdadeiro wing chun para Yip Man, principalmente a filosofia da arte marcial, coisa que seu antigo mestre nunca havia feito. Assim Yip Man treinou com esse mestre até os 24 anos, quando retornou para Foshan. 


Conhecido por ser uma pessoa modesta e sempre alegre, mesmo em uma posição de destaque social, Yip Man passou a ser admirado pelo seu jeito simples, prova que o verdadeiro wing chun amadureceu muito o seu jeito de pensar. Esse era outro motivo pelo qual Yip era querido em sua cidade: Foshan era um centro de artes marciais e ele era um mestre sem igual. Tanta admiração fez com que ele recebesse o cargo de chefe de polícia da cidade, o que ele aceitou com muito entusiasmo. O filme sobre a vida do mestre, chamado Ip Man, toma diversas liberdades sobre a vida do mestre e uma dessas é a opção de não mostrar Yip Man como um chefe de polícia.  

A ocupação japonesa trouxe muito sofrimento aos chineses.
Yip Man mostrava certas técnicas para seus amigos no quintal de sua casa, mas a sua promessa feita a Leung Bik era de nunca aceitar um discípulo, por isso nunca ensinou mais do que alguns golpes a ninguém. Com a ocupação japonesa na China em 1937, as coisas começaram a mudar. Yip Man já possuía fama internacional como grande mestre de artes marciais, o que atraiu muito os japoneses, que acreditavam em sua superioridade racial e cultural, por isso suas artes marciais deveriam ser mais eficientes. Mas Yip Man mostrou que as coisas não eram bem assim, então isso despertou ainda mais o interesse dos japoneses que queriam então ser treinados por ele. O chinês recusou todas as ofertas de treinar soldados japoneses devido ao seu imenso nacionalismo e ódio aos invasores nipônicos. Com suas recusas, Yip Man acabou com todos os seus bens confiscados pelo exército imperial japonês e por sorte não foi executado. A sua mansão foi transformada em quartel general.

Durante o período da Guerra Sino-Japonesa e da Segunda Guerra Mundial, com a China ocupada pelo Japão, Yip Man teve que viver em extrema pobreza como qualquer outro chinês. Assim Yip Man, que só sabia artes marciais, viu-se obrigado a quebrar a promessa que fez para Leung Bik e começou a ensinar wing chun para o filho de um dono de fábrica, tomando esse como discípulo, e para seus funcionários, que buscavam defesa contra o exército japonês e os próprios chineses. Sua esposa adoeceu nesse período e veio a falecer (o que é mostrado totalmente ao contrário no filme), deixando Yip Man sozinho para cuidar de seus dois filhos e duas filhas. Ele viveu dessa maneira até o fim e depois da guerra.

Yip Man com o jovem Bruce Lee.
Com a Revolução Chinesa, o governo comunista começou a perseguir a cultura local e isso englobava principalmente os mestres de artes marciais. Muitos mestres foram executados, outros enfrentaram o exército chinês antes de serem mortos e alguns simplesmente fugiram ou se esconderam. Existem histórias de mais de mil soldados invadindo certos templos para executar os mestres de artes marciais. Muito conhecimento marcial se perdeu nesse período. Yip Man, que segundo as histórias chegou a enfrentar vinte karatecas japoneses ao mesmo tempo durante a guerra, fugiu para Hong Kong. Seus íntimos dizem que ele não conseguia levantar os punhos contra seus compatriotas depois de tudo o que havia passado no período de guerra.

Em Hong Kong, a vida de Yip Man não foi muito fácil. Voltou a viver em pobreza, já que não sabia fazer anda além de lutar, então decidiu quebrar de vez a sua promessa. Começou a ensinar o wing chun. Começou dando aula para os trabalhadores da Associação de Restaurantes, mas com o tempo e suas habilidades fodas pra cacete, começou a chamar atenção de toda a Hong Kong, principalmente das forças policiais, que começaram a se tornar seus alunos mais fiéis. Yip Man fez algo semelhante ao que Hélio Gracie fez no Brasil, quando começou a testar a sua arte marcial contra outros, com lutas sem regras que normalmente aconteciam em telhados, becos e fundos de casas. Muitos jornalistas estavam presentes nesses combates, o que contribuiu muito para o crescimento de sua fama como uma arte marcial eficientemente mortal.

Yip Man treinando com Bruce Lee.
Seus alunos eram dos mais variados tipos, alguns ganhando até mesmo fama internacional. Wong Shun Seung, um homem que ficou famoso por testar o wing shun em lutas sem regras na rua e ganhar algo entre 60 e 100 combates e depois começou a fazer alguns filmes de artes marciais. Mas a fama de Wong Shun Leung nem chega aos pés do aluno mais famoso de Yip Man: Bruce Lee. Aos 13 anos, depois de levar uma surra de alguns membros de gangue, Bruce Lee foi aceito como discípulo de Yip Man e logo mostrou ser um fenômeno das artes marciais. Mesmo com seus colegas recusando-se a treinar com Lee por ele ser metade americano, ele mostrou um interesse absurdo pelo wing chun e treinava rigorosamente com Yip Man e Wong Shun Leung. Todos sabem da competência de Bruce Lee, que inclusive criou a sua própria arte marcial anos depois, o jeet kune do. 

Yip Man registrando as últimas técnicas do wing chun.
Em 1972, aposentado das artes marciais e passando a vida conversando, tomando chá e observando seus discípulos continuarem a ensinar a sua arte marcial, Yip Man que sempre foi um fumante, descobriu um câncer na garganta aos 72 anos. Ciente de sua condição física, achou estar na obrigação de ensinar a últimas técnicas de wing chun que havia guardado para si. Yip Man filmou e escreveu centenas de técnicas para que elas não morressem com ele. Logo após de terminar o seu trabalho, o mestre faleceu. 

Hoje, milhões de pessoas treinam wing chun, o que algumas conhecem simplesmente como wushu. Mesmo com alguma atitudes questionáveis, como as lutas de rua para testar o seu estilo e algumas atitudes que ferem a filosofia da arte marcial, o legado de Yip Man para as artes marciais é enorme e é isso que o torna um dos sujeitos mais broncos da história. Abaixo eu deixo o trailer do filme Ip Man, que apesar de algumas "licensas poéticas", digamos assim, é um ótimo filme para ilustrar a vida desse grande mestre.








Gostou do post? Então comente e curta O Bronco no Facebook!

32 comentários:

  1. Não conhecia esse cara, gostei da história e vou procurar o filme para ver!

    ResponderExcluir
  2. excelente matéria brow!

    o Mundo precisa de mais pessoas como Yip Man, que saibam ser boas, humildes e gentis com o próximo, mas q também enfiem a porrada nos injustos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa de pessoas que nunca trabalharam na vida, que se dedicaram à "arte" e que venham de familias ricas.

      Excluir
  3. Assisti os tres filmes...para mim são clássicos para quem gosta de filmes de artes marciais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Gostei do post, tbm já assisti os 3 filmes! E estou quase matriculado em um 武馆 (Dojô). É uma das melhores artes marciais que já conheci. E é uma pena que esta arte não seja tão famosa quanto o karatê por exemplo. Eu moro em Aracaju, e no meu bairro eu não encontrei um ser vivente que soubesse o que é wing chun.

      Excluir
    2. wing chun é mundialmente conhecido como Kung fu, assim vc ver que o kung fu tem muito mais tradição do que o karate... wing chun é arte... o karate so foi usado para oprimir é destruir...

      Excluir
  4. E não iriam mesmo encontrar um melhor tor que o Donnie yien para fazer o papel do grande Sifu IpMan. Aguardando anciosamente o quarto filme.
    Obs. No filme até tem uma aparição do mestre Leung Bik, que por sinal quem faz o papel em uma participação especialissima é o própio Ip Chun filho do Sifu IpMan, porém da a entender que foi um rapido apredizado e que foi excluido de sua patrica por ferir um das pricipais regras que até hje domina nos ensinamentos do Wing Chun , que é a prática do chute alto, no wing chun é terminntemente proibido que se perca tempo chutando acima a linha cintura de um oponenete.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sabia que não eram usuais chutes altos, mas não sabia que eram proibidos. Obrigado pela informação e pelo comentário, camarada.

      Excluir
    2. Verdade, eu não sabia disso tbm... No 3º filme eles dão muita ênfase a isso...

      Excluir
  5. Nao achei polemico o fato de testar na rua a arte, pois na epoca o foco era outro, e ringue e rua são diferentes nem tudo que funciona em um, funciona noutro.

    ResponderExcluir
  6. já tinha visto o filme e gostei de ler o texto, realmente faltou muita coisa no filme.

    ResponderExcluir
  7. gostei do segundo coment kkkk'... simplesmente foda o post, ja conhecia a historia! Show!!

    ResponderExcluir
  8. Excelente filme sou praticante de Wing Chun sou da linhagem Ip Man fiqui muito feliz ao ver tanto o primeiro quanto o segundo.

    ResponderExcluir
  9. Sou praticante de Wing Chun ha alguns anos da linhagem Ip Man fiquei muito satisfeito ao ver os filmes .

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Pratico Wing Chun há algum tempo e sou da linhagem do patriarca Ip Man também e fico muito feliz que você tenha contado a história dele, talvez assim as pessoas se interessem mais pelo Wing Chun e sua filosofia.

    ResponderExcluir
  11. E O MELHOR FILME DE ARTES MARCIAIS EU RECOMENDO E SEI QUE SE ASSISTIREM VAO QUERER ASSISTIR DE NOVO OU TO ERRADO E CLARO QUE NAO E ESSE FILME E BASEADO NA HISTORIA REAL

    ResponderExcluir
  12. Realmente foi um grande Mestre do kung fu, E hoje seus discípulos segue o legado deixado por ele e seu lendário discípulo.

    ResponderExcluir
  13. ai esta errado dizendo ''Hoje, milhões de pessoas treinam wing chun, o que algumas conhecem simplesmente como wushu.''
    Wing Chun n é Wushu, Wing Chun esta dentro do Wushu, Wushu é kung fu, e o Wing Chun é um dos varios estilos de Kung Fu é poderoso pra luta mas tb nao se pode dizer ke é o melhor, quem pratica Wushu sabe ke nao existe melhor estilo mas sim o Praticante ke se esforça mais, no wushu nao existe talento nao importa se vc tem talento pq oke konta mesmo é o treino e esforço.

    ResponderExcluir
  14. Está totalmente certo, Anônimo 16/12/12!

    Realmente o Wing Chun é apenas um estílo dentro do Wushu (Kung Fu)!

    Att,
    Munrai

    ResponderExcluir
  15. Reconheço que IP MAN foi um mestre de respeito, mas derrotar dez, ou pior, VINTE japoneses faixas pretas de Karate? é como está escrito no posto, as histórias dizem...

    Não é possível acreditar em tudo que dizem nas histórias, tampouco em filme! a história "baseada em fatos reais" da história de IP MAN está cheia de alterações, feitas por produtora chinesa para agradar o público chinês, que por sinal, DETESTAM os japoneses e adoram assistir filmes de ação no qual os mestres chineses descem a porrada em japoneses! basta assistir filmes de Jet Li, Bruce Lee, que lá estão eles metendo o cacete em karatecas japoneses! rsrs

    Deliram quem realmente pensa que IP MAN bateu em dez lutadores de Karate experientes! ainda mais naquela época, aonde os treinamentos eram extremamente difíceis até para os padrões japoneses.

    IP MAN perdeu seus bens só porque não queria ensinar wing chun aos japoneses? em uma época em que os mesmos tinham grande orgulho de sua cultura e nem queriam ver de perto coisas ligadas a cultura chinesa? será que ele não perdeu seus bens pelo fato dos militares passarem o rodo e saquearem os pobres e ricos da época?

    Agora, quanto ao mestre IP, o sujeito deixou bons discípulos que honraram o sistema e criaram escolas de qualidade. Apesar da maioria aqui no Brasil não ensinarem a real história da origem do wing chun, essas mesmas escolas derivam de alunos diretos do mestre IP, e que transmitem muita credibilidade em sua proposta de ensino, falo por experiência.

    Tudo que escrevi não é para ofender as pessoas, tampouco escrevi alguma verdade absoluta, porque não sou autoridade no assunto,gosto apenas da verdade, e a mesma nem sempre é passada sem sofrer alterações politicamente corretas. Veja Bruce Lee, cara famoso, ator razoável, treinava muito, lutador considerável, mas com uma vida cheia de podres.

    Bom post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruce lee lutador considerável!!!!...
      porra , já no 1 filme tiveram de trocar as cameras pois ele era rápido demais.

      RENATO,, tu é um zé mané

      Excluir
  16. quem acha que ip man nao tinha condicoes de lutar com 10 0u 20 é pq nao conhece a historia dele, treinou durante a vida toda wing chun , uma das melhores artes marciais que existe, a mais eficiente dos estilos de kung-fu.

    ResponderExcluir
  17. ip man era um dos melhores lutadores do mundo, assim como seu discipulo bruce lee , e o menos famoso mas mto bom tbm leung ting

    ResponderExcluir
  18. Se acha que ele não enfrentou mais de 10 faz uma coisa :
    -> Procure saber mais da história do wing shun e dos fundamentos das artes marcias chinesas...

    ResponderExcluir
  19. Vi o filme, muito bom. Apesar de se tratar de um flme de artes marciais, e um filme sensivel e bonito.

    ResponderExcluir
  20. A não ser que ele tenha enfrentado dez frangos iniciantes em artes marciais, do contrário, é puro mito esse negócio de enfrentar e ainda derrotar dez caratecas de uma vez... Comecei praticar artes marciais com 12 anos de idade, hoje tenho 27 e já pratiquei Jeet Kune Do, Jiujitsu, Judo e Tai Chi, além de conhecer um pouco da prática do Ninjustu. Eu duvido que Yip Man tenha lutado contra dez caratecas de uma vez e derrotado todos. Isso é humanamente impossível. A história deve ter incluído essa lenda de um lutador chines derrotar dezenas de oponentes para elevar a alto estima dos chineses, pois sofreram demais na mão dos covardes militares japoneses que ocupavam a chine naquela época. o Wing Chun é sim incrível, mas não tem nada de excepcional e superior a tantas outras formas de artes marciais, e quem tem experiência em artes marciais sabe que esse negócio de um lutador derrotar dez outros lutadores de alto nível ao mesmo tempo é impossível, isso não passa de fábula, lenda e cenas de filmes coreografas, luta real é outra coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo respeito sua opiniao mas acredito plenamente que o grande mestre ip man em sua melhor fase, seu wing chun era dos mais apurados, tinha sim condicoes de lutar e derrotar 10 karatecas, pra quem conhece wing chun kuen sabe q o cara q treinar mto tem plenmas condicoes de lutar contra varios oponentes mesmo eles sabendo qlqr tipo de arte marcial.

      Excluir

- Gostou do conteúdo? Beleza, broto, vai com Jesus e volte sempre. Não gostou? Então clique aqui

- Cuidado! O bagulho aqui é bronco, mas não é bagunça. Lembre-se que a responsabilidade por SEU comentário é somente SUA.

- O Bronco está aberto a críticas construtivas.

- Os comentários são moderados porque tem um monte de zé ruela que vem só pra postar propaganda, não comenta nada sobre o post.

- Evite post com caps lock. É HORRÍVEL LER COISAS ESCRITAS ASSIM, COM CAPS LOCK.

- Procure ver o post completo antes de comentar.

- Veja também nossas outras postagens.

- Evite comentar como anônimo para facilitar na identificação de quem é quem. Isso ajuda na hora de responder comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Orkut Twitter Facebook Tumblr Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Powerade Coupons | Edited by Natan Morais