terça-feira, 19 de junho de 2012

Algumas questões sobre o doping


Sempre existem os trapaceiros, sempre. No esporte eles também existem aos montes e é claro que o MMA não é uma exceção. O uso de substâncias ilícitas sempre esteve presente nesse esporte, principalmente por ser razoavelmente novo, que começou a surgir de fato nos anos 90 e tomou ares de esporte de verdade no começo dos anos 2000, quando regras mais rígidas começaram a ser criadas. E hoje o doping ainda anda solto por aí. Será que as regras são brandas demais? O que as comissões atléticas e os grandes eventos devem fazer a respeito? E tão importante quanto, os atletas que fazem uso dessas substâncias, são realmente culpados? Pretendo dar o meu parecer sobre essas e outras perguntas a seguir, então Continue Lendo:

Existem milhares de substâncias proibidas no esporte e eu nem sei dizer quais são, mas é claro que o efeito de muitas delas é notório. São substâncias para ajudar na perda de peso, aumentar a performance física, facilitar o ganho de massa muscular e por aí vai, mas a substância que mais pega lutadores no exame antidoping, é a testosterona. A testosterona é um hormônio presente tanto em homens quanto em mulheres, mas é nos indivíduos do sexo masculino que esse hormônio é dominante, sendo até trinta vezes maior em quantidade do que nas mulheres. É esse hormônio uma das principais características para a diferenciação dos sexos, já que é responsável pelas características físicas e sexuais masculinas. E um dos motivos que os lutadores recorrem tanto a esse hormônio, que pode ser sintético, é a sua capacidade de desenvolver a masa muscular.

Overeem foi flagrado com um nível de testosterona 14 vezes maior que o normal.
O último escândalo de doping foi quando o gigante holandês Alistair Overeem, foi flagrado no exame com um nível de testosterona 14 vezes maior que o normal. Deixe-me repetir: 14 vezes maior que o normal! Isso é testosterona pra caralho e quando ele foi pego, ainda faltavam alguns meses para a luta contra Junior Cigano. Isso foi um grande golpe para o evento, que teve um dos pesos pesados mais renomados dos últimos anos fora de sua luta por doping. Overeem foi suspenso por nove meses pela comissão atlética do estado de Nevada, nos Estados Unidos, e teve que pagar uma multa. Mas tudo isso apenas confirmou o que todos já suspeitavam. Overeem, que já era conhecido pelos fãs brasileiros por Overbomba, costumava lutar na categoria dos meio-pesados, até 93kg, na época do PRIDE e hoje em dia é um peso pesado sempre próximo ao limite de 120kg da categoria. Considerando que lutadores geralmente perdem peso antes da luta, é possível calcular cerca de 30kg de massa muscular ganhos por Overeem nos últimos anos. E como o holandês nunca foi pego? Overbomba, que foi campeão dos pesos pesados do DREAM e do K1 em 2010,  pode muito bem ter feito muitas lutas dopado e ninguém sequer deu o trabalho de testá-lo. No Japão não existe exame antidoping, o que dá uma oportunidade irresistível aos lutadores de má fé como Overeem.

E Sonnen? Não brinca em serviço. Dezesseis.
Mas se o nível de testosterona de Overeem já é chocante, o que dizer sobre Chael Sonnen? O falastrão norte-americano prometeu surrar o brasileiro Anderson Silva no UFC 117 e o fez, mas ainda assim acabou perdendo com um triângulo milagroso de Anderson. Mesmo assim Sonnen chocou o mundo com a sua performance, mas isso até a hora que ele foi mijar no potinho. Enquanto Overeem teve um nível de testosterona 14 vezes maior que o normal, Chael Sonnen foi flagrado com 16 vezes mais testosterona do que uma pessoa comum. Sonnen foi suspenso por um ano inteiro e nesse tempo defecou muito pela boca, falando mal dos lutadores brasileiros, do nosso país e do nosso povo. Moral para falar isso ele não tem nenhuma, principalmente depois desse absurdo que foi flagrado no antidoping, mas ele é um lutador que vende muito e sabe fazer as pessoas prestarem atenção em sua diarreia bucal. 

Agora com revanche marcada para o UFC 148 contra Anderson Silva, Chael Sonnen conseguiu junto a comissão atlética uma autorização para o consumo de testosterona. Um doping legal. Mas por que? O motivo é que Sonnen sofre de hipogonadismo, um problema na produção de hormônios nos testículos. O motivo evidente para esse problema, é o abuso de esteroides que Chael Sonnen consumiu durante a sua carreira. O consumo de hormônios sintéticos fazem o cérebro acreditar que não precisa mais produzir hormônios por si só, dessa maneira os testículos de Sonnen deixaram de produzir hormônios, já que ele estava abusando de substâncias sintéticas. Nas palavras do Bronco: o idiota do Sonnen conseguiu atrofiar o próprio saco. Mesmo jogando o próprio pau no lixo, Sonnen ainda conseguirá um bom desempenho devido ao seu doping legal, o que é um verdadeiro absurdo e um gigantesco  ponto negativo para o esporte.

Nem as lendas do esporte estão acima de suspeitas.
Até mesmo lutadores importantíssimos para o esporte já tiveram seus dias obscuros no uso de substâncias ilegais. A lenda do MMA Royce Gracie, um dos sujeitos que transformou o MMA no que ele é hoje, já foi pego no exame antidoping. O caso aconteceu em sua última luta em 2007, a revanche contra "The Gracie Hunter" Kazushi Sakuraba, aonde Royce venceu o japonês na decisão unânime dos juízes, em uma luta morna que nada lembrava os velhos tempos. Royce que sempre foi famoso por ser um lutador franzino capaz de vencer qualquer gigante, apresentava um físico muito mais avantajado do que de costume, como vocês podem ver na foto acima. O resultado da luta foi mantido, Royce alegou ser tudo mentira e o caso foi abafado. De qualquer maneira é triste um homem que fez tanto pelo MMA como Royce Gracie, defensor e praticante da rígida dieta Gracie e habilidoso como ele é, tenha se rendido ao doping para vencer a revanche. 

Cris Cyborg tem os traços e o físico de quem usa esteróides anabolizantes.
Por mais absurdo que possa parecer, existem casos de doping que ajudaram o esporte de certa maneira. E um desses casos é o da brasileira Cris Cyborg. A brasileira foi um fenômeno na divisão feminina, sendo uma nocauteadora de primeira, o que não é comum no MMA feminino, aonde boa parte dos combates terminam com finalização. É muito mais fácil achar mulheres grapplers do que strikers. Cris Cyborg surpreendeu tanto na divisão, que ela já não possuía mais adversárias para lutar, mas não porque ninguém estava em seu nível, mas sim porque ninguém queria enfrentá-la. A brasileira ficou mais de um ano sem lutar, porque nenhuma mulher estava disposta a entrar em uma jaula com ela. O caso dela era o mesmo de Overeem, todos sabiam, era apenas uma questão de tempo.

Quando a brasileira finalmente conseguiu uma adversária, a japonesa Hiroko Yamanaka, e a nocauteou de forma avassaladora em apenas 16 segundos, ela finalmente foi pega no exame antidoping. E ninguém ficou surpreso. Cris tem traços masculinos, físico avantajado e é uma nocauteadora em terra de finalizadoras, era evidente o seu uso de substâncias. Cris Cyborg se defendeu, dizendo que a culpa era de um diurético que usou para perder peso e afirmando que tinha certeza de ser uma substância legal, mesmo assim ela assumiu toda a responsabilidade pelo fato e pediu desculpas aos fãs, ao Strikeforce e às suas adversárias. Mas por que o doping de Cris Cyborg ajudou o esporte? Porque ele prova que nem a maior estrela do esporte está imune e ela era a maior estrela do MMA feminino. Também ajudou a divisão feminina a caminhar, já que estava estagnada porque ninguém queria enfrentá-la. As lutadoras recuperaram o ânimo para o combate e isso é um benefício tremendo, porque possibilita o surgimento de novos nomes para o esporte, como o caso da nova sensação Ronda Rousey, mesmo ela sendo de uma categoria diferente de Cris Cyborg. Hoje já estão até sondando um confronto entre as duas.

Junior Cigano é um grande defensor de regras mais rígidas no exame antidoping.
E as soluções? Bem, antes de mais nada, o atleta é totalmente responsável por tudo que ele coloca em seu corpo. É dever dos lutadores estarem cientes de que substâncias estão consumindo, se elas são lícitas ou não, principalmente em eventos como o UFC, que paga todo o tratamento médico de seus atletas. Ou seja, basta ir conversar com um médico. Essa história de doping por engano, que ingeriu sem querer e pensou que o remédio era pra outra coisa, é tudo balela. Consumir algo sem ter certeza do que é, não diminui a culpa em nada, muito pelo contrário, só prova a burrice da pessoa.

Os exames atuais que as comissões atléticas aplicam nos atletas, são uma tremenda porcaria. É feito um exame de urina, aonde a comissão atlética sorteia algumas lutas de um evento para que os lutadores envolvidos mijem no potinho e os testes sejam feitos. Acontece que muitas substâncias ilegais não são facilmente detectadas na urina ou podem ser mascaradas com outras substâncias. Além é claro, que o sorteio de lutas já é um absurdo por si só, já que todos os lutadores deveriam ser testados. Sem contar casos como o de Thiago Silva, que tentou usar urina animal em seu exame antidoping e acabou sendo suspenso por isso. O melhor a se fazer seriam exames de sangue regulares, porque detectam mais substâncias e com maior facilidade do que os exames de urina, além de serem muito mais difícil de serem adulterados. Lutadores como Junior Cigano, são ferrenhos defensores de exames mais rígidos e punições mais rigorosas, o que eu concordo plenamente. Não são apenas as comissões atléticas que devem punir, os eventos de MMA devem criar vergonha na cara e punir lutadores flagrados no doping, até mesmo com a demissão.

O esporte está evoluindo gradualmente, então eu espero que justiça seja feita e os atletas pegos no antidoping sejam punidos mais rigorosamente, assim como os exames passem a ser mais exigentes. É uma questão de justiça sim, principalmente com os lutadores honestos e os fãs, que querem ver lutas e não competições de esteróides.

Gostou do post? Então comente e curta O Bronco no Facebook!

12 comentários:

  1. Bronco, simplesmente demais essa postagem!

    Cara seus textos qndo o assunto é mma são incriveis, suas analises e opiniões sempre bem postadas e definidas.

    só tenho a assinar em baixo deste tópico, qualquer adicional em comentário seria banal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Helton. Pena que eu não ando tendo tempo de postar muito sobre MMA.

      Excluir
  2. SImplismente Otima a postagem!!!

    nao conhecia seu Blog mas graças a esse post voce ganhou meu respeito!!! sinceramente!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Elvis. Continue acompanhando o blog e divulgando. Abraço.

      Excluir
  3. Todos atletas usam Esteroides Anabolizantes

    ResponderExcluir
  4. Texto muito bom, bem focado no tema e bem escrito. Gostei.

    ResponderExcluir
  5. Cara,meus parabéns pela matéria,ficou boa demais,aprendi muita coisa que eu não sabia,explicou super bem!

    ResponderExcluir
  6. Obrigado a todos pelos comentários, fico feliz que tenham gostado. E continuem acessando o blog.

    ResponderExcluir
  7. Se os exames anti-doping tivessem sido feitos com rigidez nos útimos 10 ou 20 anos no MMA, teríamos "grandes" campeões sendo pegos e perdendo todo prestígio que acabaram por adiquirir, disso pode ter certeza.

    ResponderExcluir
  8. Ótimo texto. Parabéns!
    Acho o doping uma vergonha, e sou 100% a favor de regras e punições mais rígidas para os trapaceiros.
    Não sei como permitem que um falastrão como o sonnen continue lutando.
    ..que criem então uma nova modalidade para o "clube do pintinho" e deixem eles lá se matando mesmo.
    Valeu Bronco!

    ResponderExcluir

- Gostou do conteúdo? Beleza, broto, vai com Jesus e volte sempre. Não gostou? Então clique aqui

- Cuidado! O bagulho aqui é bronco, mas não é bagunça. Lembre-se que a responsabilidade por SEU comentário é somente SUA.

- O Bronco está aberto a críticas construtivas.

- Os comentários são moderados porque tem um monte de zé ruela que vem só pra postar propaganda, não comenta nada sobre o post.

- Evite post com caps lock. É HORRÍVEL LER COISAS ESCRITAS ASSIM, COM CAPS LOCK.

- Procure ver o post completo antes de comentar.

- Veja também nossas outras postagens.

- Evite comentar como anônimo para facilitar na identificação de quem é quem. Isso ajuda na hora de responder comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Orkut Twitter Facebook Tumblr Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Powerade Coupons | Edited by Natan Morais