domingo, 12 de agosto de 2012

Shogun fora dos trilhos


Não há dúvidas que Maurício "Shogun" Rua é um dos melhores meio-pesados que já apareceu dentro do MMA. Fenômeno no PRIDE, sendo campeão do GP da categoria em 2005, e também campeão na categoria do UFC, quando nocauteou Lyoto Machida em uma revanche histórica para o esporte. Mas entre muitos sucessos, Shogun faz apresentações péssimas esporadicamente, mostrando pouco gás e determinação, mesmo que vença alguns desses combates. O que faz a carreira de Shogun ter esses momentos de instabilidade?
O curitibano Maurício Shogun  tem a luta em seu DNA. A natureza lhe deu características privilegiadas para ele ser o lutador que é, prova disso é a sua grande explosão muscular, poder de nocaute, queixo duro, e a sunga branca. Bem, todos sabem das qualidades de Shogun, então para não ficar repetitivo e eu ficar falando a mesma ladainha do primeiro parágrafo, só que com outras palavras, vamos direto ao assunto.

Depois do fim do PRIDE, Shogun fez a sua estreia no UFC, que já havia se tornado o maior evento de MMA no planeta. Em sua estreia no evento encarou o primeiro The Ultimate Fighter, Forrest Griffin. Foi um combate intenso, disputado em pé e no chão, que Shogun acabou perdendo depois de um mata-leão no terceiro round. Foi uma luta chocante, porque ninguém esperava que um zé ruela como Forrest Griffin fosse capaz de vencer um cara credenciado como Shogun. O status de Griffin subiu tanto a partir dai, que sua luta seguinte lhe garantiu o cinturão da categoria.

O gás de Shogun deixou a desejar na luta contra Coleman.
Shogun passou por um período parado, tratando de uma lesão. Em sua volta aos combates em 2009, pegou o veterano Mark Coleman, que havia quebrado o braço de Shogun acidentalmente em uma luta no PRIDE. Coleman sempre foi um cara duro, mas o que chocou nessa luta foi o gás de Shogun. Mark Coleman estava com 44 anos, com o fôlego debilitado pela idade, por mais que ainda representasse perigo, enquanto Shogun estava com 26 anos, o que é bem jovem para um lutador. Entretanto, o condicionamento físico de Shogun e Coleman estava praticamente o mesmo, com os dois terminando o combate exaustos. Não foi uma performance arrasadora do curitibano, como costumava ser no evento japonês, mesmo vencendo por nocaute técnico no fim do terceiro round. Foi um mérito para Coleman, conseguir manter o gás por tanto tempo e um demérito para Shogun mostrar um rendimento tão fraco. 

O desempenho dele melhorou um pouco na luta contra Chuck Liddell, mesmo sendo pressionado no final antes de vencer. Contra Lyoto Machida, todos viram a luta incrível que eles fizeram, com Shogun e Lyoto em suas melhores formas físicas. O nocaute contra Lyoto no segundo combate também foi impressionante. Shogun campeão e então Jon Jones, o negão que deu uma baita de uma surra no curitibano. Shogun entrou lento, gordo, destreinado e desanimado para o combate, então apanhou de tudo quanto é jeito possível por três rounds. O desempenho horrível de Shogun, mostrava claramente um despreparo fora dos limites. Shogun lutou sem gás, sem força e sem técnica. Ele tentando derrubar Jon Jones com uma chave de perna mal feita, foi uma das coisas mais toscas que eu vi nos últimos tempos.

Jon Jones deu a maior surra que Shogun levou na carreira.
Depois do cacete que levou, Shogun voltou a treinar com Rafael Cordeiro, seu antigo treinador da Chute Boxe. Fez a preparação para a sua luta fora do Brasil na academia de Rafael, a Kings of MMA. O resultado foi claro: na sua revanche com Forrest Griffin no UFC Rio, Shogun foi impecável e atropelou o americano ainda no primeiro round, levando o público, inclusive eu, ao delírio. Todos se empolgaram com a volta de Maurício Shogun. Então o curitibano afirmou que não iria treinar mais com Rafael Cordeiro e continuaria seu treinamento na Universidade da Luta (UDL) em Curitiba, que é a academia que Shogun tem em parceria com seu irmão Murilo "Ninja" Rua.

A luta contra Dan Henderson que veio em seguida, foi uma das melhores lutas da história do MMA. Shogun lutou com o coração, mostrando pura garra e o mesmo valeu para o americano. O brasileiro perdeu, mas foi uma derrota com gosto de vitória, porque todos no mundo do MMA ficaram admirados com a raça dos dois lutadores. 

Tudo lindo depois da luta.
Aí veio o desastre Brandon Vera. O americano é um lutador no máximo mediano, cujo maior feito na carreira foi vencer Frank Mir por nocaute técnico em 2006, o que não é tão impressionante, já que todos que venceram Frank Mir, venceram por nocaute ou nocaute técnico. Vera colecionava até a luta contra Shogun um cartel de 12 vitórias, cinco derrotas e uma luta sem resultado. Vinha de uma luta contra Elliot Marshall, um lutador tão gabaritado quanto um balde cheio de pamonha. Dana White chegou ao cúmulo de cogitar a possibilidade do vencedor de Shogun x Vera ser o próximo desafiante ao cinturão da categoria, o que teria sido um apocalipse para o MMA. Depois de ser chamado de idiota pelo mundo inteiro, Dana White mudou de ideia e colocou Lyoto Machida e Ryan Bader na equação, afirmando que o lutador com a vitória mais impressionante nos dois combates, seria o próximo desafiante ao cinturão.

Apesar do combate intenso, o desempenho de Shogun contra Brandon Vera não foi dos melhores.
O que eu esperava, e tenho certeza que boa parte das pessoas que acompanham o esporte também, seria uma luta complicada para Lyoto, porque ele tinha um adversário duro e em ascensão pela frente. Eu também esperava uma vitória fácil de Shogun, já que ele enfrentaria um bunda mole decadente. O que aconteceu foi justamente o contrário. Lyoto venceu e convenceu, nocauteando Ryan Bader no segundo round. Enquanto Shogun enfrentou uma batalha contra Brandon Vera por quatro rounds, apanhando e batendo tanto em pé quanto no chão. Vera pressionou um Shogun lento e desacreditado por diversas vezes no combate, mas no fim o brasileiro acabou vencendo. Foi uma apresentação desastrosa.

A ausência de Murilo Ninja no córner de Shogun, chamou a atenção dos fãs de MMA mais atentos, porque era uma cena inédita. Depois do combate, Murilo Ninja disse que não treinaria mais com o irmão. Desavenças entre Ninja e André  Dida, um dos treinadores de Mauricio Shogun, trouxeram a tona o racha entre a equipe. Murilo Ninja afirmou que o problema vem desde a luta contra Dan Henderson, e que ele e Dida não concordam na maneira de treinar Shogun, por isso ele resolveu se afastar.

Murilo Ninja sempre esteve presente nas lutas de Shogun. Menos contra Vera.
Fica evidente que Shogun não tem o treinamento adequado. Ele é um cara que mais do que os outros, detesta ficar longe da família e faz a maioria de seus treinos em Curitiba. Os tempos em que Curitiba era o centro de treinamento dos lutadores brasileiros ficou no passado junto com a Chute Boxe. Shogun precisa de um treino mais intenso e com treinadores gabaritados, como o próprio Rafael Cordeiro. Não estou duvidando da capacidade de André Dida como treinador, mas fica claro que as coisas não estão funcionando bem. Shogun tem todo o talento que a natureza lhe deu, então está na hora dele repensar a carreira e aproveitar isso treinando apropriadamente. Caso contrário, entrará em decadência prematuramente, o que é triste para um lutador tão jovem e com tanta história feita e ainda por fazer no MMA.

Gostou do post? Então comente e curta O Bronco no Facebook!

11 comentários:

  1. Também fiquei com essa impressão, Shogun sempre faz lutas interessantes, é agressivo, e é bom no que faz. Mas ele está completamente sem gás, da de ver que não tem pique nem pra 3 rounds. Ele não é um caro alto, poderia lutar até nos pesos médios, mas ta completamente fora de forma pra um lutador profissional, ainda mais do ufc. Espero muito que ele ache o rumo novamente, ele tem um estilo de luta muito interessante de ver.

    ResponderExcluir
  2. É isso.
    Fiquei numa revolta só.
    O cara é um baita talento mas o que parece é que ta com preguiça de treinar e o treinador ta simplesmente resignado a receber o salario no fim do mês.

    ResponderExcluir
  3. inconcebivel o preparo desse atletam, deveriam proibir lutadores com baixa rendimento fisico

    ResponderExcluir
  4. Puts!!! Assino em baixo.
    Sem mais.[2]

    ResponderExcluir
  5. Não consigo entender que atletas como shogun, q só vivem da luta, tem a cara de pau de se apresentar num evento de repercussão mundial com tamanho despreparo físico. Virou o "Adriano" do MMA.

    ResponderExcluir
  6. Shogum zé ruela....o Lyoto DRAGÃO MACHIDA é 1000 vezes melhor que ele

    ResponderExcluir
  7. EU nao sei direito o que se passa, porem o que se ve é um Shogun "nem ai " para o esporte.
    faz lutas arrastadas, preguiçosas.
    Pra mim ja deveria ter levado um puxao de orelha do chefao..

    ResponderExcluir
  8. ele tem condiçao e experiencia pra derrotar jon jones , dan henderson e vencer o lyoto qnto vzs for nessessario mas nao faz isso por nao se dedicar ao bom condicionamneto fisico, emagrece porra!!

    ResponderExcluir
  9. Falo tudo, ou ele treina mais o condicionamento ou vai fica sempre nessa, bate daqui apanha dali, e não convence, ele é um ótimo lutador um dos melhores sem sombra de duvida, mas o gás não ta acompanhando o poder de nocaute do Shogun
    Agora fica duvida, sera que ele ve as lutas dele,para ver se tem alguma coisas errada ?
    Sem sombra de duvida se pegar JJ com esse gás vai toma outra surra

    ResponderExcluir
  10. Isso é culpa do Dana White de certa forma, por privilegiar lutadores que ganham ao invés de privilegiar lutadores que fazem boas lutas.

    ResponderExcluir

- Gostou do conteúdo? Beleza, broto, vai com Jesus e volte sempre. Não gostou? Então clique aqui

- Cuidado! O bagulho aqui é bronco, mas não é bagunça. Lembre-se que a responsabilidade por SEU comentário é somente SUA.

- O Bronco está aberto a críticas construtivas.

- Os comentários são moderados porque tem um monte de zé ruela que vem só pra postar propaganda, não comenta nada sobre o post.

- Evite post com caps lock. É HORRÍVEL LER COISAS ESCRITAS ASSIM, COM CAPS LOCK.

- Procure ver o post completo antes de comentar.

- Veja também nossas outras postagens.

- Evite comentar como anônimo para facilitar na identificação de quem é quem. Isso ajuda na hora de responder comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Orkut Twitter Facebook Tumblr Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Powerade Coupons | Edited by Natan Morais