sábado, 3 de novembro de 2012

Até quando haverá esporte no UFC?


Esse post é uma discussão se MMA é ou não é esporte? Caso essa pergunta passou pela sua cabeça, saiba com antecedência que a resposta é não. Pra mim o MMA é um esporte sim, da mesma maneira que qualquer outro, mesmo que algumas pessoas discordem. A pauta em questão é a seguinte: será que o UFC ainda pensa dessa maneira? Será que o MMA para eles continua sendo um esporte de combate ou passou a ser apenas um negócio? E o mais importante de tudo: o que os fãs querem ver? Continue Lendo, veja meus argumentos e forme a sua opinião.

Antes de ler esse post (ou depois, como preferir), seria interessante que você desse uma olhada em algumas postagens anteriores, que não falam diretamente desse assunto, mas que contém assuntos relacionados a esse post e que facilitarão o meu ponto de vista. Aqui está a lista:

Algumas questões sobre doping

UFC 148: o antes, durante e depois de Anderson Silva

Shogun fora dos trilhos

UFC 151 cancelado: simplesmente uma catástrofe

Lições a serem aprendidas com o UFC 151

O desprezo as categorias mais leves


O que me inspirou a realizar essa discussão, foi a notícia de que Jon Jones e Chael Sonnen serão os próximos técnicos do TUF, ou seja, os dois irão se enfrentar ao final do programa, depois de cada um treinar sua equipe. Como fã do esporte eu fiquei puto da vida de 20 maneiras diferentes ao ver essa notícia, porque pra mim é uma luta que não faz sentido algum. Você pode estar pensando que Jon Jones recusou-se a enfrentar Sonnen, e como o próprio Jones disse, quer passar isso a limpo. Pra mim continua não fazendo sentido um cara lutar pelo cinturão, depois de vir de uma derrota por nocaute técnico para o campeão da categoria de baixo. É justo com os outros lutadores, que Chael Sonnen ganhe uma chance pelo cinturão depois de perder na luta passada, que também valeu cinturão? Pra mim não é nada justo e eu não quero ver essa luta.

Jon Jones e Chael Sonnen serão técnicos do TUF 17
Chael Sonnen não ganhou essa chance por mérito, bons resultados e habilidade. Ele ganhou simplesmente na lábia e na sua popularidade. E é isso que me preocupa. O começo desse atrito entre Sonnen e Jones, o UFC 151, é uma prova que o esporte anda em baixa no UFC e o que anda em alta é apenas as vendas de PPV. Mesmo com bons lutadores no card, o evento teve de ser cancelado por não haver nenhum nome de grande destaque e pra mim isso é um tiro no pé que o UFC está dando. O evento está depositando o seu sucesso nas costas de poucos lutadores e abrindo a possibilidade de mais casos de cancelamento como o UFC 151 acontecerem. Com isso, o UFC está fazendo dinheiro apenas em marketing, falação e nomes famosos. O esporte está ficando de lado.

Eu gosto de ver o aquecimento para as lutas, com as entrevistas e coletivas de imprensa dos lutadores. Mas isso é secundário. Pra mim o mais importante é a ação dentro do ringue ou da jaula: eu quero ver o esporte, quero ver artes marciais! O resto é perfumaria. Mas a tendência dos fãs ao redor do mundo, parece estar em uma posição contrária à minha.

Joseph Benavidez e Demetrious Johnson fizeram uma grande luta, mesmo assim foram vaiados por fãs babacas.
São poucos lutadores no UFC que vendem grandes números de PPV, que é uma das principais fontes de renda da organização. E nem sempre esses lutadores mais famosos, e que a maioria dos fãs gosta, são os melhores lutadores. Eu já cansei de ver combates extraordinários no UFC, principalmente nos cards preliminares, que os fãs sequer reagiram. Muitas vezes vaiaram lutas incríveis, pelo simples motivo de não haver um lutador famoso ali. Um belo exemplo recente disso, foi no UFC 152, logo após o fiasco do UFC 151. Joseph Benavidez e Demetrious Johnson fariam o combate principal para decidir o primeiro campeão dos moscas, mas logo sua luta caiu para a segunda em evidência da noite, com Jon Jones e Vitor Belfort no combate principal. A luta dos moscas foi ótima, mas o público imbecil vaiou Johnson e Benavidez, sem motivo algum. Isso de certa maneira mostra que o interesse dos fãs de MMA é ver dois caras populares lutando, não dois caras bons.

Mas para um lutador ser popular, ele precisa ser bom, não é? Nem sempre. Dois grandes exemplos de lutadores populares sem mérito para sua fama, são Chael Sonnen e Brock Lesnar. Todos nós brasileiros conhecemos o falastrão, que durante sua rivalidade com Anderson Silva promoveu um escarcéu de asneiras e xingamentos. Sonnen sabe falar besteira para promover uma luta, mas o que é Chael Sonnen tecnicamente? Ele sabe wrestling e só. Chael Sonnen não possui técnicas eficientes para aplicar ou defender submissões, como seu cartel prova para nós, com oito derrotas por submissão (quatro delas para brasileiros); também não tem poder de nocaute e não é muito bom na trocação. É um lutador que fez fama falando merda e surrando dopado um Anderson Silva todo quebrado. Fama em cima de uma única luta, porque até então a sua carreira foi medíocre, e muita falação.

Brock Lesnar, a máquina de fazer dinheiro.
Brock Lesnar é um caso diferente de Sonnen, mas com aspectos similares. O gorilão albino construiu uma boa carreira no pro-wrestling (o que alguns conhecem aqui no Brasil como telecatch) quando lutou na WWE, maior empresa no ramo. Lesnar entrou no MMA com uma legião de pessoas querendo vê-lo: fãs de pro-wrestling que queriam vê-lo bem sucedido, fãs de MMA que queriam vê-lo bem sucedido e fãs de MMA e pro-wrestling que queriam ver ele se fodendo até não poder mais. Torcendo a favor ou torcendo contra, a questão é que todos queriam ver Lesnar lutando. Isso o transformou em uma máquina de fazer dinheiro, logo o UFC passou a mão nele. Com um cartel de duas vitórias e uma derrota, Lesnar ganhou a chance pelo título. Pra mim, esse foi um dos maiores absurdos da história do MMA. Como um lutador estreante, com duas vitórias e uma derrota na carreira, ganha a oportunidade de disputar o cinturão do maior evento de MMA do mundo? É algo que não faz sentido nenhum na minha cabeça, quando consideramos o esporte, mas algo genial considerando o dinheiro. Lesnar acabou se tornando o maior vendedor de PPV da história do UFC, e parte do sucesso do evento está sobre os ombros do gorilão. Diferente de Sonnen, Lesnar mostrou ser valente no octógono e conseguiu alguns resultados surpreendentes, mas não tem como negar que sua escalada pelo cinturão foi facilitada ao extremo.

Jon Fitch: muita técnica + muita garra = pouco dinheiro.
Em contrapartida, temos aqueles excelentes lutadores que não possuem carisma. Enquanto Lesnar precisou de apenas uma derrota e uma vitória dentro do UFC para ganhar a chance pelo cinturão (e mais uma vitória inexpressiva em outro evento antes), Jon Fitch precisou de 16 vitórias seguidas para conseguir brigar pelo cinturão dos meio-médios. Dessas 16 vitórias, oito delas foram dentro do UFC e até aquele momento, era a maior sequência de vitórias dentro da história do evento. Tecnicamente, Jon Fitch é um dos melhores lutadores de MMA dentro do UFC, mas infelizmente ele possui o carisma de uma batata doce, logo, ele não vende grandes números de PPV. E isso é algo que acontece com muitos lutadores, com o próprio Junior Cigano, atual campeão dos pesados, foi assim. Ele precisou de sete vitórias seguidas dentro do UFC para poder ganhar a chance pelo cinturão, mesmo enfrentando lutadores duros. Mas diferente de Fitch, hoje Cigano é reconhecido pelos fãs de MMA pela ótima carreira que vem fazendo.

E os exemplos de bizarrices são vários. Brandon Vera x Shogun foi um deles. Quando Dana White disse que Brandon Vera era um possível desafiante ao cinturão caso vencesse Maurício Shogun, eu fiquei desesperado. Vera é um lutador ridículo, como poderia ser considerado um possível desafiante? Eu sou fortemente adepto da teoria que ele chupa o pinto de Dana White com frequência, porque não existe outro exemplo para sustentar a indicação de Vera como desafiante. Mas dessa vez, os fãs de MMA, aqueles que ainda apreciam o esporte, não aceitaram tal absurdo e Dana White acabou mudando de ideia, declarando que quem vencesse de maneira mais convincente entre as duas lutas principais daquele evento, ganharia uma chance. Bom, quem venceu a peleja foi Lyoto Machida, enquanto Shogun apesar da vitória, saiu duplamente derrotado.

Uma batata doce.
Mas aonde eu quero chegar, afinal? Em primeiro lugar, dá para separar os fãs de MMA em dois grandes grupos: os que apreciam o esporte e os que assistem sem entender porra nenhuma. Os que apreciam o esporte, querem ver grandes lutas, não importa se o cara é famoso ou não, tem carisma ou não; querem ver os lutadores que merecem sendo desafiantes e campeões, não os que vendem mais. E o que me preocupa, é que o segundo grupo de fãs é muito maior que o primeiro.

Em segundo lugar, o que contribuiu para a desvalorização do esporte dentro do UFC, foi o seu monopólio. Hoje não existe nenhum evento no mundo inteiro, que seja capaz de rivalizar com o UFC. Os irmãos Fertitta e Dana White conseguiram construir uma hegemonia dentro do MMA, que vem favorecendo o dinheiro, obviamente, e desfavorecendo o esporte de uma maneira deprimente. Eu sou do primeiro grupo de fãs que citei, eu quero ver o esporte, não o show. Por isso eu torço para que outros eventos apareçam, com boas lutas e que façam o UFC correr atrás do esporte novamente, porque a tendência é que a valorização do show continue, enquanto o esporte fica de lado. Eu não quero ver o MMA virar uma caricatura do boxe, que hoje pode-se contar nos dedos os lutadores que o povo quer ver, sem contar as marmeladas que acontecem umas atrás das outras.

Os rumos que o MMA vem tomando, não são alegres. Hoje falar de MMA é falar do UFC, porque todos os lutadores querem ir pra lá e é lá que ele terá a carreira reconhecida. Mas infelizmente, também é lá que o esporte está dando lugar aos negócios. Nada me deixaria mais feliz em relação ao MMA, do que o UFC investindo suas fichas nos lutadores que merecem, naqueles que lutam com garra e técnica, aqueles que não se dopam. São esses que precisam ser os preferidos dos fãs. De todos os fãs. Mas é uma realidade distante, infelizmente. E como o próprio Jon Fitch costumava dizer:
"Vence o melhor showman, não o melhor lutador."


Gostou do post? Então comente e curta O Bronco no Facebook! 

20 comentários:

  1. Cara...."Gostei" do post.....
    A parte do lesnar eu concord plenamente..Title shot com 3 lutas? (2-1)...O sonnen é um bom lutador....O cara amarra mas é bom (não concordo que ele deva enfrentar Jones tb)...... Mas falar que ele só ganhou pq o AS estava todo quebrado e ele dopado? VImos na segunda luta que o AS segurou o shorts do sonnen por 2x... para bater e espalhou vaselina do rosto no corpo (OK o referee secou ela antes do combate)...Mas msms assim atitudes antidesportivas...

    QUando oa Vera ele vinha de uma sequencia ruim...Mas pra mimo Dana tinha uma ctz tão absoluta de que o Shogun ganharia aquela luta que fez aquela declaração (não esqueçamos que vera ganhou de bonsnomes no UFC e foi garfado contra o Couture....).....


    ENfim..... Também tenho um problema com esse SHOW...Mas fazer oq? É o que vende..... Acho que menos de 5% são realmente fãs...que acompanham os lutadores, as lutas, as coletivas...O resto assiste por diversão mesmo.....


    Acho difícil o UFC se transformer em um novo Boxe.... Eu aco que é cedo pra criticar o pessoal que vaia algumas lutas (algumas sensacionais...Johnson e bena uma delas)......Muitas das pessoas que estão lá sequer sabem as regras.... Querem ver o nocaute e pronto..


    Acho que com o tempo .....Isso vai desaparecer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não vejo o Sonnen como um bom lutador. Ele tem um wrestling forte, mas peca demais no quesito de finalizações. Além disso ele não tem poder de nocaute e por ai vai. Ele criou uma estrela maior do que realmente é, principalmente aproveitando até a última gota a surra que deu no Anderson. Mas se fizer uma avaliação da carreira inteira do Sonnen, vai ver que ele não passa de um lutador mediano.

      O mesmo vale pro Vera. Pode ter sido garfado contra o Couture, mas fora ele venceu apenas o Mir, que pra mim também nunca foi nada além de mediano.

      Quanto a transformação do UFC, eu acho que se não houver nenhum evento concorrente, fatalmente ele vai cair no mesmo rumo do boxe. O MMA tem pouco tempo de existência sim, mas eu não acredito que tantos fãs amadureçam sem ajuda. Simplesmente vão engolir o que o UFC mandar.

      Obrigado pelo comentário Diego. Continue acompanhando o blog. Abraço.

      Excluir
  2. Excelente Post.
    Concordo com tudo, porém temos que observar que o UFC, assim como uma novela, um livro de auto ajuda, um filme blockbuster, entre outras coisas, é feito pra agradar as massas, ou seja maximizar o lucro ao atingir um número maior de pessoas, e a maioria das pessoas gosta de nocaute, de peso pesado, de músculo, e não entende muito de técnicas, de um lutador estudar o outro, ou ter um jogo baseado em esquiva e contra ataque, essas coisas são chatas para as massas.
    É por isso que uma suposta polêmica antes da luta (de mentirinha) vende bem, um lutador que amarra a luta como um wrestler puro ou um jiu-jiteiro puro não vende. Então na verdade não é o UFC que é o vilão que distorce o esporte, é o público que (em maioria) quer uma coisa diferente do esporte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza. O meu post é meio utópico, claro, mas não custa nada sonhar.

      Excluir
  3. Muito bom seu post.
    Eu sou do tipo de fã que gosta de uma boa luta, quando tinha o canal combate assistia os eventos brasileiros também como Jungle fight, shooto entre outros. Assisto os eventos do UFC desde o card preliminar. Sempre acompanhei o UFC e vejo que está ficando chato, deve ter milhares de lutadores e sempre são os "escolhidos" para disputa de cinturão. Mas andei lendo algumas reportagens que estão surgindo alguns eventos nos EUA, quem sabe não quebra o monopolio do UFC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Bellator tem sido uma boa opção, com boas lutas, novos talentos e torneios interessantes. Obrigado pelo comentário e continue acompanhando, Marcos.

      Excluir
  4. UFC É ESPORTE DE ANIMAIS SE MATANDO NO RINGUE POR CAUSA DE UM TROFÉU

    E TEM GENTE DA IBOPE PARA A REDE PODRE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engano seu, jovem. UFC é esporte de animais se matando na JAULA por causa de um CINTURÃO. Agora ficou melhor. E antes que eu me esqueça, foda-se.

      Excluir
  5. Muito boa a sua análise. Digo mais, acho que muita coisa rola por baixo dos panos, como compra de lutas e etc. Lutadores dopados tinham que ser expulsos. Mas como o amigo disse acima, é algo feito pra vender, é entretenimento puro e não esporte. Na boa, como alguém com o cartel de Sonnem teria a chance de enfrentar dois campeões em tão pouco tempo? Absurdo. Não vejo mais graça em ver o UFC. Outro problema que vejo é a bipolarização Brasil/EUA, cadê os lutadores de outros países? Cadê os russos descedentes de Fedor? Cadê os japoneses? Esse poderia ser o tema de um próximo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo em gênero, número e grau quanto a lutadores pegos no doping. Para mim, deveriam ser banidos do esporte. Pensarei na sua sugestão Willyrenan. Obrigado pelo comentário e continue acompanhando o blog.

      Excluir
  6. Pra mim, ESPORTE é aquilo eu posso praticar na academia, na quadra, no campo para minha própria saúde e bem estar. Agora, O que eu vejo na tv e estádios com o MMA, Futebol, Fórmula 1, etc. é um SHOW. Portanto, organizações montam um espetáculo, investem alto para ter retorno alto e pra isso precisam ter suas estrelas e gladiadores para atrair o público. O MMA como show, tipo UFC é um jogo que envolve muita grana e interesse. Ou vc acha q o Vitor Belfor luta pelos fãs ?? kk Então qd eu assisto um jogo ou uma luta pela tv, tenho a consciência que não se trata de ESPORTE, MAS DE UM ESPETÁCULO.

    ResponderExcluir
  7. É por essas e outras que eu morro de saudades do PRIDE!

    ResponderExcluir
  8. Concordo em varias partes, e o Pride? faz um post sobre ele, aquilo sim era a escencia do MMA rsrs, abrçs!

    ResponderExcluir
  9. Lutas???? só generaliza o mundo a ter mais guerra, dor e sofrimento isto não é esporte!! depois o Ser Humano fica puto ao ser comparado com o macaco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não cheguei a tão elevado grau de inteligência para entender o seu raciocínio.

      Excluir
    2. Kkkkk boaaaaaaaa bronco... sempre tem um fdp que nao entende de UFC MMA etc e talz e vem falar merda, se nao gosta nao assiste neh ;) mas acho que ele que não tem esse inteligência de filtrar oque assiste kkkk

      Excluir
  10. todo CORINTHIANO chupa pirú

    ResponderExcluir
  11. Ótimo texto, o problema é que a mídia influência bastante nisso tbm, confesso que acompanho MMA a pouco tempo, eu digo MMA e não UFC. Por que se vc assiste a um evento do UFC eles falam tanto dos lutadores da companhia como se os outros não valessem nada. Ai é dinheiro no bolso do UFC e uma alienação em relação ao esporte.

    ResponderExcluir

- Gostou do conteúdo? Beleza, broto, vai com Jesus e volte sempre. Não gostou? Então clique aqui

- Cuidado! O bagulho aqui é bronco, mas não é bagunça. Lembre-se que a responsabilidade por SEU comentário é somente SUA.

- O Bronco está aberto a críticas construtivas.

- Os comentários são moderados porque tem um monte de zé ruela que vem só pra postar propaganda, não comenta nada sobre o post.

- Evite post com caps lock. É HORRÍVEL LER COISAS ESCRITAS ASSIM, COM CAPS LOCK.

- Procure ver o post completo antes de comentar.

- Veja também nossas outras postagens.

- Evite comentar como anônimo para facilitar na identificação de quem é quem. Isso ajuda na hora de responder comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Orkut Twitter Facebook Tumblr Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Powerade Coupons | Edited by Natan Morais