segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

A noite de Márquez


Na noite de sábado para domingo, o UFC on Fox 5 não teve chance, porque a noite não foi do MMA. A disputa de cinturão entre Ben Henderson e Nate Diaz foi irrelevante perto da luta que aconteceria mais tarde. Mesmo com o crescimento contínuo do MMA e a queda ladeira abaixo do boxe, foi a nobre arte que brilhou. E mais do que isso. Foi a noite de Juan Manuel Márquez.


Atualmente, há poucas possibilidades de grandes lutas no boxe. Lutas que consigam reunir público, mídia e dinheiro suficiente. Mas existem dois lutadores extraordinários que sempre conseguem, principalmente quando lutam entre eles. São eles o filipino Manny Pacquiao e o mexicano Juan Manuel Márquez. Pacquiao é um dos atletas mais bem pagos da história e hoje é o lutador mais bem pago do mundo, em qualquer esporte de luta. O filipino não sobe ao ringue por menos de 30 milhões de dólares de bolsa, sem contar a sua porcentagem em vendas de pay-per-view. Márquez não recebe bolsas tão altas como do "Pac-Man", mas não deixa de ser ele também um milionário.

Pacquiao foi o boxeador mais dominante no esporte nos últimos anos. Com oito títulos mundiais em quatro categorias de peso diferentes, o filipino tornou-se o pesadelo de grandes boxeadores e o homem a ser batido. Distribuiu 38 nocautes ao longo de sua carreira de 54 vitórias e sempre foi um lutador extremamente dominante no ringue. Somente um homem conseguiu extrair o máximo de Pacquiao. E esse homem é Juan Manuel Márquez.


No primeiro confronto entre os dois em 2004, os juízes apontaram um empate através de uma decisão dividida, mas o que a maioria dos fãs e a mídia especializada viu, foi um vitória do mexicano. A revanche, que aconteceu em 2008, não muito foi diferente, com uma decisão dividida, porém apontando uma vitória controversa para Pacquiao, aonde novamente todos menos os juízes, viram Márquez como vencedor. No terceiro combate, no final de 2011, Márquez afirmava que já havia vencido Pacquiao duas vezes e tinha argumentos para isso. Novamente uma luta equilibradíssima e emocionante, com os dois indo ao limite físico e técnico. Um juiz declarou o que seria um justo empate e os outros dois clamaram Pacquiao vencedor. A pequena superioridade de Márquez ficou igualmente clara como nos outros confrontos. O mexicano precisava tirar isso a limpo. E tirou.


Nesse fim de semana, o quarto confronto entre os dois aconteceu. E ouso dizer que foi o mais emocionante. Um combate agressivo e equilibrado até o terceiro round, quando Márquez acertou o queixo de Pacquiao com um cruzado de direita que passou por trás da luva esquerda do filipino e o derrubou de bunda no chão. O juiz abriu contagem no knockdown que o filipino sofreu, mas ele se recuperou e a luta recomeçou. Dessa vez o equilíbrio deixou de existir e a balança pendeu para o lado do filipino, que começou a impor o ritmo do combate, mas Márquez resistiu com dignidade. No quinto round, Pacquiao deu o troco e derrubou Márquez com um direto de direita, levando o mexicano a knockdown e abrindo a contagem. A vantagem de Pacquiao começou a ser mais clara, impondo um ritmo cada vez mais forte e castigando Márquez enquando o levava para as cordas. Tudo parecia estar a favor do filipino. 


No final do sexto round, quando o juiz estava pronto para separar os dois, faltando apenas um segundo, Márquez acertou um direto de direita no contra-golpe bem no meio da cara, que derrubou definitivamente o filipino. Foi um nocaute clássico, com o lutador beijando a lona desmaiado. A tão merecida vitória de Márquez, que se recusou a deixar a decisão nas mãos dos juízes e marcou o 40° nocaute de sua carreira de 55 vitórias. Confira o vídeo desse nocaute histórico:


Essa foi a pirmeira derrota por nocaute da carreira de Manny Pacquiao, o que fez alguns lançarem algumas dúvidas sobre o futuro de sua carreira. Eu não vejo nenhuma duvida. Essa derrota não diminui em nada os méritos do filipino, que continua sendo um dos melhores pugilistas da história. Em sua história com Márquez, podemos dizer que o mexicano é o único que tem uma vitória convincente nos quatro confrontos. Pacquiao já pediu a sua revanche e terá que dar o troco nocauteando Márquez, se quiser igualar o placar. E eu mal posso esperar para ver o quinto combate acontecer. Entre tantas lutas e tantos lutadores, a noite foi única e exclusivamente de Juan Manuel Márquez. 

Agora veja alguns ângulos do nocaute e o vídeo da luta, que logo deve sair do ar:






Gostou do post? Então comente e curta O Bronco no Facebook!

13 comentários:

  1. Bronco, vc acha que esta derrota acaba com as chances de haver a tão sonhada luta entre pac x floyd?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Helton, é uma questão complicada. Os dois enrolaram essa luta o máximo que puderam, principalmente o Floyd. Ela pode acontecer? Pode, mas tá bem mais complicado que antes. O mínimo que o Pacquiao tem que fazer pra ela acontecer, é limpar o cartel das duas últimas derrotas. Tem que vencer a revanche com Timothy Bradley e devolver o nocaute no Márquez. Depois disso é que poderão ver se a luta ainda é possível. Mas é uma lição aprendida: superlutas devem acontecer o quanto antes, enquanto fazem sentido.

      Abração Helton!

      Excluir
  2. Eu não tinha associado a situação, mas essa questão que vc citou da lição foi muito bem lembrada, o UFC que se cuide, pois um tropeço do anderson ou do gsp (que eu acredito ser o mais provavel) fode com os planos da superluta da historia do MMA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. E o que você ressaltou também é muito pertinente: o GSP tem mais chances de tropeçar que o Anderson, porque ele tem enfrentado mais desafios verdadeiros que o brasileiro. Anderson pode ser um excelente lutador, mas ele enfrentou muitos caras medianos na carreira e foram poucos desafios reais, como o Dan Henderson. Já o GSP sempre pegou pedreira.

      Abraço e continue acompanhando.

      Excluir
    2. Concordo q o anderson tenha pegado poucas pedreiras na carreira, mas a divisão dos medios não tem tantos talentos e os poucos que podem se destacar por lá procuram outras divisoes como os meio-pesados e meio-medios justamente para fugir do spider deixando ele sem um real desafio.

      Excluir
    3. Não acho que fujam do Anderson. Desde antes dele ser campeão, os médios nunca tiveram grandes lutadores. A divisão dos meio-médios e meio-pesados sempre foi bastante disputada, mas não acredito que seja em decorrência ao reinado do Anderson. E acho que fica por conta dele mesmo procurar desafios a altura e sair da zona de conforto.

      Excluir
  3. GSP sempre pegou pedreira? Perdeu pro Matt Serra (É tipo o AS perder pro Mutante hoje em dia)...Lutou como Matt Serra depois pra recuperar o titulo. Pegou o Bj (Categoria de baixo, Dan Hardy, Matt Huges na decadencia....

    AS pegou Rich Franklin que era dominante na época... Leben que na época vinha em ascensao, Dan Henderson (pedreraca), Nate, Chael Sonnen (não vem tirar o mérito do cara pelo trash talk, ótimo wrestler e amarrão...Pra mim ele éo John Fitch dos médios), Demiam Maia...For a as 3 vezes que lutou na caterogiria e cima...Nos 3 casos ninguém passou do primeiro ROund.......



    Ambos pegaram pedreiras e tiveram uns medianos (com uma sequencia boa de vitórias) pelo caminho......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só pelo comentário sobre o Sonnen, você invalida todo o resto.

      Excluir
  4. Bronco, acabo de ver isso e lembrei deste post aqui no blog!

    http://sportv.globo.com/site/eventos/combate/noticia/2012/12/jones-quer-pesar-cerca-de-110kg-quando-subir-para-o-peso-pesado.html

    Bom, levando em conta que o AS e o Jones ja falaram diversas vezes que não se enfrentariam, e depois que supostamente começaram a aprovar a ideia, mesmo que sempre botavam o empecilio do peso (Silva não vai subir pois alega não querer o cinturão e Jones não vai descer pq já diz ser foda bater 93kg), acho que esta noticia bota um ponto final na superluta ASxJJ.

    Procurei mas não achei a fonte, mas lembro de recentemente ter lido algo falando que o GSP só aceitaria lutar contra o Anderson mediante a uma bolsa de 50 milhões de dolares, alegando que esta luta pode acabar com a carreira dele.

    Dado isso tudo, acho que as superlutas do MMA, não devem se concretizar (infelizmente, pois eu queria muito ver AS x GSP).

    ResponderExcluir
  5. Concordo. Entretanto, uma luta entre GSP e AS levantaria muito dinheiro, o que faz a bolsa de 50 milhões algo plausível. Acho que o maior empecilho para as superlutas na realidade é o monopólio do UFC. Com outros grandes eventos, surgiram outros grandes lutadores e logo mais superlutas. Mas a questão do dinheiro as vezes complica essas coisas.

    ResponderExcluir
  6. Bróder, que achado esse site! Parabéns pelo trabalho! Você, Bronco, acaba de ganhar um leitor assíduo.

    Parabéns ao Marquez e aos mexicanos pela vitória incontestável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Coelho. Espero que continue acompanhando o blog então. Um abraço!

      Excluir

- Gostou do conteúdo? Beleza, broto, vai com Jesus e volte sempre. Não gostou? Então clique aqui

- Cuidado! O bagulho aqui é bronco, mas não é bagunça. Lembre-se que a responsabilidade por SEU comentário é somente SUA.

- O Bronco está aberto a críticas construtivas.

- Os comentários são moderados porque tem um monte de zé ruela que vem só pra postar propaganda, não comenta nada sobre o post.

- Evite post com caps lock. É HORRÍVEL LER COISAS ESCRITAS ASSIM, COM CAPS LOCK.

- Procure ver o post completo antes de comentar.

- Veja também nossas outras postagens.

- Evite comentar como anônimo para facilitar na identificação de quem é quem. Isso ajuda na hora de responder comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Orkut Twitter Facebook Tumblr Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Powerade Coupons | Edited by Natan Morais