sábado, 15 de dezembro de 2012

André Dida e o treinamento amador de Shogun


Eu gostaria de falar bem de Maurício Shogun. Realmente gostaria de ter motivos para elogiá-lo, mas ultimamente não é possível. As últimas lutas de Shogun tem sido lamentáveis, considerando o reconhecimento que seu nome carrega. O que está levando Shogun a fazer essas performances precárias? Bom, eu temo que seja puro amadorismo, que eu irei explicar com detalhes no decorrer deste post, então Continue Lendo, seu desocupado sem vergonha!

Essa não será a primeira vez que irei puxar a orelha de Maurício Shogun. Em um post anterior, eu já critiquei o desempenho do curitibano e por isso acho muito interessante que vocês, caros leitores, leiam o post Shogun fora dos trilhos para acompanhar melhor o post a seguir. Bom, lido o post que recomendei ou não, vamos ao que interessa: Shogun está em evidente declínio. Pode parecer chocante declarar isso, mas as suas últimas apresentações mostram isso claramente e Shogun precisa de uma reviravolta em seu modo de treinar. Uma revolução. 

A luta contra o sueco Alexander Gustafsson, que aconteceu semana passada, foi uma continuação do desastre que vimos contra Brandon Vera. Mesmo Shogun fazendo uma apresentação melhor, ainda continua muito abaixo para um lutador que deseja ser campeão novamente. Pelo menos eu acredito que ele deseje, mas com esse nível técnico, nunca irá conseguir. Por que? Bom, Gustafsson foi superior na luta em todos os quesitos. Derrubou Shogun do jeito que quis e quantas vezes quis, além de dominar o brasileiro em pé e ter um condicionamento físico superior. Shogun se apresentou com uma defesa de quedas ridícula, deixou de usar o seu muay thai para usar um boxe de péssima qualidade, sem contar que o único movimento de luta no chão que Mauricio Shogun parece conhecer, é o leg lock. E outra coisa que deve ter pesado imensamente, foi a troca da sunga branca pela vermelha. Em outras palavras, Shogun se apresentou como um amador, um brigão de rua. 

A mudança de sunga não representou mudança de desempenho para Shogun.
São palavras duras, principalmente para alguém que gosta do Shogun como eu, mas elas precisam ser ditas. Não dá para passar a mão na cabeça sempre. E isso parece ser uma coisa que está faltando na vida de Shogun: um treinador de mentalidade forte que saiba dizer "não". Quando questionado por ter mudado para a equipe de Greg Jackson, Georges St. Pierre disse exatamente isso "eu precisava ouvir não".

Na terça-feira, eu vi uma entrevista de André Dida, o principal treinador de Shogun, para o Portal do Vale Tudo. Foram palavras que me deixaram imensamente frustrado e apenas confirmaram o que era especulação: Maurício Shogun vem fazendo um treino que transborda amadorismo. Eu aconselho muito que vocês leiam essa entrevista ao PVT na íntegra, porque é a partir dela que levantarem os principais pontos que acho pertinentes ao treino precário de Shogun.

Questionado sobre a estratégia de Shogun, André Dida declarou que o plano era encurtar a distância, aplicar quedas e usar o jiu-jitsu. E ainda havia os chutes na perna para atrapalhar a trocação do adversário. Essa estratégia falhou miseravelmente, porque Shogun não conseguiu encurtar a distância com propriedade, muito pelo contrário. Sempre que a distância era reduzida, quem derrubava era Gustaffson e não o brasileiro. Além disso Shogun mal usou os famosos chutes na perna e volto a repetir que o único movimento de chão que Shogun parece saber fazer é o leg lock. A estratégia foi falha e pelo menos Dida reconheceu isso, mas a questão é que Shogun falhou em executar a estratégia que foi mal planejada pela equipe. Claro, Gustafsson tem todos os méritos por isso.


Fica evidente que a luta olímpica ou como é conhecida no MMA, o wrestling, foi o grande diferencial do combate. Aliás, hoje o wrestling é a base de combate de muitos lutadores. Quem não sabe wrestling não vai longe. André Dida reconheceu isso, como vocês podem ver na entrevista, mas novamente ele fala despreparo para lidar com o treinamento de Shogun. Dida declarou:
"A gente estava trazendo o Misha Cirkunov para esse camp, mas ele teve problemas com o visto e não pode vir". 
Isso foi uma falha colossal, porque se um treinador teve problemas para vir, Dida como treinador chefe tinha a obrigação de arrumar outro imediatamente. Qual raciocínio ele usou? Que se o cara não pode vir para treinar um aspecto específico, devemos ignorar completamente tal aspecto? Existem wrestlers bons no Brasil, principalmente agora com a preparação para as próximas Olimpíadas que ocorrerão no Brasil. Esse amadorismo em negligenciar a possibilidade de arranjar outro treinador de wrestling para Shogun, é um erro que não pode ser cometido e que tem mostrado uma queda imensa na qualidade do brasileiro.

Dida ainda elogia o muay thai de Shogun, dizendo que é muito bom, mas o que ele mostrou contra Gustafsson foi lamentável. Não me lembro de ver Shogun usando chutes ou joelhadas, apenas soltando socos de qualquer jeito, como um brigador de rua. Um boxe pífio, que em certo momento fez Shogun se arrastar pelo octógono, com guarda baixa e golpes sofridos. Méritos para o queixo de Gustafsson, mas demérito pelo baixíssimo nível de trocação que Maurício Shogun demonstrou.


E finalmente, um dos problemas que a o entrevistador questiona e que eu acho crucial: treinar em Curitiba. A capital paranaense já não é um grande centro de treinamento há anos. Apenas Shogun parece acreditar que é. Dida declara a sua moleza e passividade como treinador: 
Se ele achar que precisa viajar para fazer treinos em outros locais, terá meu apoio. Se quiser mudar de academia também. Só quero o melhor para ele, e assino embaixo do que ele quiser. 
Isso demonstra que Shogun manda e desmanda no treinamento. E isso é papel para o treinador, que deve criticar, brigar, apontar as falhas e cobrar resultados. Treinador não tem que ser bonzinho, tem que ser eficiente! Não pode só passar a mão na cabeça, não! Fazendo isso, sendo um treinador passivo, o seu lutador só vai treinar o que quiser, quando e como quiser. E isso condiz muito com a realidadde de Shogun no momento, que não tem o mínimo de condicionamento físico, perdeu toda a técnica de trocação e não evoluiu porra nenhuma na luta agarrada. Dida ainda diz que tem mais de 30 treinadores na equipe em Curitiba. Trinta treinadores do que? Levantamento de copo? Condicionador de temperatura de cerveja? Como você tem 30 treinadores e nenhum deles é de wrestling?

Curto e grosso: ou Shogun muda ou fica pra trás. Shogun e sua equipe chegaram em nível de treinamento incompatível com o MMA de alto nível atual. Eu não exagero ao dizer que o treinamento é amador, porque é. O que torna Anderson Silva, Georges St. Pierre e Jon Jones grandes campeões? A necessidade de treinar de tudo, de conhecer todas as artimanhas das artes marciais, buscar renovação a cada luta. Shogun parece não ter esse desejo, apenas demonstrando um mais do mesmo cada vez mais piorado. Maurício tem 30 anos, a idade em que muitos lutadores atingem o auge, mas mesmo assim parece estar em ampla decadência. Ele precisa correr atrás do prejuízo, porque tenho certeza que os fãs não aguentam mais ver esse Shogun decadente. Se for pra continuar dessa maneira, eu prefiro que ele se aposente.

Sem essa de "Shogun 100% é o melhor do mundo", porque hoje ele não passa dos 50%.

Gostou do post? Então comente e curta O Bronco no Facebook!

13 comentários:

  1. O maior fato de todos, moro em Curitiba e os treinos de MMA aqui são para iniciantes da luta. Shogun tem que mudar esses treinos ae, quem sabe voltar a treinar com o Rafael Cordeiro. Admiro os lutadores Curitibanos (Anderson Silva, Wanderlei Silva e Shogun) porem aqui não estão os melhores Camp do mundo.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente Bronco.
    Excelente análise.
    Curto e grosso.

    ResponderExcluir
  3. Bronco não tem frescura. O não é não, o sim é sim.
    Belo artigo. Uma análise de peso.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela sintaxe, Bronco! Você escreve muito, mas muito bem. Pois eu já li por aí gente dizendo que o problema do Shogun é genética... Cada uma! Daqui a pouco, vai ter nego marcando coletiva de imprensa para informar o mundo que o Shogunzão tem hipertiroidismo. O problema, como você apontou, é treino! Chega a ser ridículo o cara dizer que tem 30 treinadores... Se eu fosse o jornalista, retrucaria: "Porra, 30 profissionais e nenhum consegue dar jeito no atleta...". Eu também gosto muito do Shogun e, de verdade, é muito triste ver o cara lutando assim... WAR, SHOGUN! Deixa de churrasco, sorvete e cerveja, bróder, e começa a treinar como homem!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Rafael, Wesley, Félix e Coelho Bruno pelos comentários. Continuem acompanhando o blog, porque pretendo postar com mais frequência. Vamos ver se vou conseguir.

    ResponderExcluir
  6. sera q ele treina???
    os últimos combates ele já cansava no primeiro round, isso não existe mais.

    ResponderExcluir
  7. Pessoal,
    Eu também acho que ele não vem lutando bem, ele sempre cansa no decorrer das lutas. Mas uma coisa é certa, ele tem perdido as lutas para os melhores da categoria, que é a mais difícil do MMA. Então eu não concordo que ele está em declínio, acredito que ele bem treinado e bem fisicamente pode ganhar de qualquer um. Apesar dele já ter uma história no MMA, ele é novo. Torço para que ele e seus treinadores consigam progredir para ele voltar a ser o Shogum de antigamente e com o cinturão.

    Nunes

    ResponderExcluir
  8. Fora o treinamento, vcs observaram na luta o técnico falando que ele tava bem e tal, enquanto o cara tava tomando o maior atraso....
    A função do técnico na hora da luta é observar o que esta dando errado na estratégia e corrigir o cara, não só querer ficar "incentivando" enquanto o atleta esta indo de mal a pior......

    ResponderExcluir
  9. Sou Professor de Muay thai, jiu jitsu, capoeira e Boxe, faço preparaçoes para MMA, treino com o cara que ja trabalhou e treinou muito a parte de queda do shogun, que é o Mestre Christopher Led, posso dizer com experiencia, esse cara que esta ai não é o Shogun, esse cara ai é um cara que qualquer um enfrenta, não existe mais nada de profissional nele, eu sempre fui e sempre serei um fã dele, mas é impossivel ver uma luta do shogun...
    Treino meus alunos para lutar como se fossem disputar um cinturão, faço eles trabalharem a perfenição em tecnica, fisica e psicológica por que sei que la dentro é diferente, e o que vemos é que Shogun parece estar contente como esta, SEM FALAR DESSE TREINADOR QUE ELE ARRUMOU, QUE NOS INTERVALOS DE ROUND, TEM CORAGEM DE DIZER A ELE QUE ESTA MUITO BOM... MUITO BOM O QUE????Cada porrada que ele leva na cara, cada queda que ele recebe como se fosse um bebado no octagon, MUITO BOM????
    Ou Shogun volta a seu principio e aprende tudo de novo, ou nunca mais será o Shogun que todos lembram... Shogun no Pride, esse era o Shogun, mas acredito nele...

    ResponderExcluir
  10. Graças a Deus Shogun não ganhou do sueco...imagina a vergonha que ele e os brasileiros teriam com mais 1 massacre do Jones Bones Jones...Sou da área e tenho certeza que a preparação física de Shogun não é a ideal! Um cara que tá entre os tops da categoria(ou tava) só fazer 1 bom round e o restante ser uma vergonha!

    ResponderExcluir
  11. Quem já viu um cara no nível de Shogun top 10(ou pelo menos era) só ter um mero round bem... o restante da luta é um fracasso fisicamente...movido só pela raça! Sou da área e vejo como condicionamento físico do Shogun como seu maior problema...#vergonha

    ResponderExcluir
  12. Realmente tá foda torcer pro Shogun. Depois daquele evento eu desejo sinceramente que ele e o BJ Penn se aposentem. Não dá mais pra ver ídolos sendo massacrados por preparação precária.

    ResponderExcluir

- Gostou do conteúdo? Beleza, broto, vai com Jesus e volte sempre. Não gostou? Então clique aqui

- Cuidado! O bagulho aqui é bronco, mas não é bagunça. Lembre-se que a responsabilidade por SEU comentário é somente SUA.

- O Bronco está aberto a críticas construtivas.

- Os comentários são moderados porque tem um monte de zé ruela que vem só pra postar propaganda, não comenta nada sobre o post.

- Evite post com caps lock. É HORRÍVEL LER COISAS ESCRITAS ASSIM, COM CAPS LOCK.

- Procure ver o post completo antes de comentar.

- Veja também nossas outras postagens.

- Evite comentar como anônimo para facilitar na identificação de quem é quem. Isso ajuda na hora de responder comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Orkut Twitter Facebook Tumblr Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Powerade Coupons | Edited by Natan Morais