quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

UFC 156: A Superluta de José Aldo e Frankie Edgar


O UFC está começando o ano bem. Neste primeiro fim de semana de fevereiro, teremos a superluta entre José Aldoe  Frankie Edgar, valendo o cinturão do peso pena. Sem reais desafios em sua categoria, José Aldo encontrou no ex-campeão dos pesos leves um grande adversário, que tem chances reais de tomar o cinturão do brasileiro. Mas será que Edgar conseguirá repetir o mesmo desempenho que mantinha entre os leves? O mudança de peso ficará a seu favor ou contra ele? Tentei humildemente fazer um análise do que espero desse combate e espero que apreciem. Então continuem lendo:



Poder de Nocaute: Vantagem de Aldo
José Aldo é o cara que todos os lutadores grandões agradecem por ele ser apenas peso pena. Aldo é o cara que vai bater em você e pegando em cheio ou não, vai doer pra caralho. O manauara é o cara que consegue nocautear qualquer um usando um soco, um chute, uma joelhada, cotovelada ou simplesmente uma encarada. Quem já viu José Aldo lutar, sabe o quanto o cara é grosso. Em sua carreira de 21 vitórias, José Aldo obteve 13 delas através de nocaute ou nocaute técnico. Inclusive ele já nocauteou caras duros de sua categoria, como Manny Gamburyam, Chad Mendes e o cara que lhe garantiu o cinturão, Mike Brown. Já Edgar, apesar de suas qualidades no boxe, não é conhecido pelo seu poder de nocaute, com quatro vitórias por nocaute técnico em um total de 14. A vantagem nesse quesito é toda do brasileiro.



Condicionamento: Vantagem de Edgar
José Aldo sempre mostrou um bom condicionamento físico, mas ninguém mostrou melhor condicionamento do que Edgar. Do mesmo jeito que o cara começa a luta, ele termina. Se for preciso voltar para casa correndo depois de uma luta de cinco rounds com movimentação constante e ainda dar um trato na esposa quando chegar, Frankie Edgar é o cara para a tarefa. O americano sempre faz lutas movimentadas e mesmo assim mantem o fôlego tranquilamente. Mesmo com um bom condicionamento, é possível ver alguns momentos de cansaço de Aldo ao longo da carreira. A luta contra Mark Hominick é um exemplo, quando o brasileiro cansou no último round e passou a ser alvo fácil do canadense no chão. A luta se prolongando, faz a as chances de Edgar subirem, porque a vantagem no condicionamento físico é dele. Porém, eu digo isso baseado em suas performances anteriores, já que Edgar nunca precisou lutar contra  balança. Manterei a vantagem do americano, mas a mudança de peso é algo que pode, com o perdão do trocadilho, pesar contra Edgar.



Experiência: Vantagem de Aldo
Apesar de ser mais jovem do que Frankie Edgar, José Aldo tem muito mais bagagem na carreira do que o americano. Aldo tem mais lutas, mas nem sempre isso dita o mais experiente, até porque os dois já se acostumaram a lutar pelo cinturão, sendo esta a sétima luta valendo a cinta de ambos. O brasileiro já lutou em mais países do que Frankie Edgar, que saiu dos Estados Unidos em apenas duas ocasiões na carreira, e isso torna o psicológico de Aldo muito forte (não que o psicológico de Edgar não seja), assim o brazuca não sofrerá nenhuma pressão da torcida, que provavelmente estará do lado de Edgar, mesmo Aldo sendo um lutador querido.. Zé Aldo também está treinando com o antigo rival de Frankie Edgar, Gray Maynard, o que contribui muito para os estudos do brasileiro, já que Maynard e Edgar lutaram em três ocasiões. Além disso, o principal fator que coloca a vantagem de Aldo na experiência, é que o peso pena sempre foi o seu peso, diferente de Edgar que está lutando pela primeira vez contra a balança, o que pode se rum fator determinante.



Luta Agarrada: Empate
Este é o quesito mais difícil de avaliar e que talvez gere a maior polêmica. Aldo é originário do jiu-jitsu e faixa preta de Dedé Pederneiras na arte suave, enquanto Edgar é faixa marrom da mesma arte e aluno de Renzo Gracie. Eu diria que ambos estão em apr de igualdade no jiu-jitsu, talvez uma leve vantagem para Aldo, o que Edgar compensa no seu wrestling. Entretanto, José Aldo tem se não a melhor, uma das melhores defesas de queda do UFC. Algo em torno de 95% de defesas bem sucedidas. Edgar também é um cara que gosta de lutar em pé, então acredito que a luta agarrada dificilmente será o foco do combate. Vamos esperar pra ver.



Trocação: Vantagem de Aldo
A habilidade de Frankie Edgar no boxe é inegável. O americano tem punhos rápidos e precisos, além de um belo jogo de pernas, contribuindo muito para a sua trocação. Todavia, a trocação afiada de Edgar não é tão boa quanto a versatilidade e potência de José Aldo. O brasileiro sabe combinar muito bem seus socos, joelhadas, cotoveladas e principalmente seus temíveis chutes. A explosão muscular de Aldo é extraordinária, o que lhe garante uma velocidade fantástica e uma força imensa. Mesmo com todas as suas habilidades, será difícil para Edgar resistir as combinações de socos seguidas pelos chutes potentes do brasileiro. Urijah Faber que o diga.



Resistência: Vantagem de Edgar
O que garante a vantagem de Edgar nesse quesito, não é a falta de queixo de Aldo. O brasileiro tem sim uma grande resistência a golpes, mas ninguém testou o seu queixo da mesma maneira que testaram o de Frankie. O americano já passou por situações de nocaute garantido e mesmo assim conseguiu se recuperar e até vencer lutas. A absorção a golpes que Edgar possui é algo fora do comum, completamente insano e com certeza será o queixo mais duro que Aldo já socou em sua carreira. É pelo queixo que todo o peso pesado sonha em ter, que Frankie Edgar leva a vantagem aqui.


Independente da minha análise, essa é uma daquelas lutas que tornam o MMA um esporte fantástico: ela é imprevisível. Qualquer um pode vencer MESMO. Sem dúvida é a luta mais difícil da carreira de ambos e acredito que o que pode ser o grande diferencial do combate é como Edgar irá se sentir na nova categoria. Eu sempre torci e sempre irei torcer para o Zé Aldo, pelo lutador e pela pessoa que ele é, mas tenho que confessar que também sou grande fã do americano pela determinação e coragem que ele mostra em combate. 

Espero que tenham gostado da análise e que gostei ainda mais dessa luta, que tem tudo pra ser um dos maiores clássicos da história do esporte.

Gostou do post? Então comente e curta O Bronco no Facebook!

2 comentários:

  1. O bronco sempre fazendo análises de respeito

    eu gostaria de ver uma coluna ao estilo "killing the king" de um outro site ae que nao citarei
    onde o bronco iria analisar o detentor do cinturão que ele se interessar e montar algo como uma estratégia para derrotar
    mostrando pontos fracos a serem explorados e afins

    é só uma opinião minha obviamente

    ResponderExcluir

- Gostou do conteúdo? Beleza, broto, vai com Jesus e volte sempre. Não gostou? Então clique aqui

- Cuidado! O bagulho aqui é bronco, mas não é bagunça. Lembre-se que a responsabilidade por SEU comentário é somente SUA.

- O Bronco está aberto a críticas construtivas.

- Os comentários são moderados porque tem um monte de zé ruela que vem só pra postar propaganda, não comenta nada sobre o post.

- Evite post com caps lock. É HORRÍVEL LER COISAS ESCRITAS ASSIM, COM CAPS LOCK.

- Procure ver o post completo antes de comentar.

- Veja também nossas outras postagens.

- Evite comentar como anônimo para facilitar na identificação de quem é quem. Isso ajuda na hora de responder comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Orkut Twitter Facebook Tumblr Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Powerade Coupons | Edited by Natan Morais