domingo, 10 de fevereiro de 2013

Belfort e a bomba legalizada


Eu acho muito curioso como existem tantos lutadores com hipogonadismo, que é uma deficiente na produção dos hormônios masculinos. E mais curioso, é que a maioria dos lutadores com essa doença, já foram usuários de anabolizantes, como Alistair Overeem, Chael Sonnen e Vitor Belfort. E ainda mais curioso que isso, é que esses mesmo lutadores tem permissão de fazerem um tratamento de reposição de testosterona. E eu acho o doping legalizado um tremendo absurdo.

Não pensem que eu virei um crítico de lutadores brasileiros. Eu critiquei Maurício Shogun em duas ocasiões, que você pode conferir aqui e aqui, e agora Belfort parece ser o alvo de uma nova crítica de minha parte. Entendam que eu não sou um vira-lata anti-patriótico e que adoro criticar lutadores brasileiros. Longe disso, eu gostaria de ter motivos somente para elogiar. Mas eu acredito ser um dos poucos caras no Brasil, e deixarei de lado a modéstia mesmo, que possui um site e coragem de criticar um lutador nosso. A imensa maioria dos sites especializados de MMA dedica o seu tempo a puxar o saco de lutadores nacionais, sem contar os jornalistas saudosistas, que adoram usar e abusar das gírias do esporte. Resumindo: quando tem que falar bem, eu falo bem. Quando é necessário criticar, eu o faço sem piedade. Explicado isso, vamos ao que interessa.

Eu tenho uma opinião bem rígida quanto ao doping. Novamente fazendo propaganda de postagens anteriores, acho interessante que vejam o que eu penso sobre o assunto nesta postagem. Após o seu confronto contra Michael Bisping, Belfort foi testado e flagrado no exame antidoping com níveis elevados de testosterona. Entretanto, não houve nenhuma punição, porque Vitor Belfort alega sofrer de hipogonadismo e tem licença para fazer um tratamento a base de testosterona. Primeiro, o que seria o hipogonadismo? Basicamente é uma doença que prejudica que os testículos produzam testosterona normalmente, o que pode ser um problema de nascença ou aparecer com a idade, mas especificamente depois dos 40 anos. E ainda tem o caso mais agressivo de hipogonadismo e mais comum no esporte: o uso abusivo de esteroides durante a vida. É o que aconteceu com Chael Sonnen, que agora tem permissão para fazer o tratamento depois de atrofiar o próprio saco depois de usar tanta bomba.

Com 18 anos, Vitor Belfort tinha um físico avantajado em uma época em que os esteroides eram comuns.
Vitor Belfort vem de uma geração em que era comum o uso de esteroides. Ainda não existia uma comissão bem formada para o MMA, então muitos lutadores usavam o artifício desonesto da bomba. Mark Kerr e Mark Coleman são dois exemplos proeminentes dessa geração da bomba solta. Que durou bastante tempo por sinal, já que na época do PRIDE a bomba também rolava solta, porque não existe até exame antidoping em terras nipônicas. Quando foi pego por doping em 2006, Vitor estava lutando nesse mesmo evento japonês. Na ocasião Vitor perdeu para Dan Henderson por decisão unânime e foi flagrado com 4-hydroxytestosterone no organismo, o que é ilegal. O PRIDE, se não me engano, já havia sido comprado pelo UFC e essa luta aconteceu nos Estados Unidos, por tanto foi efetuado o teste antidoping.

O que eu tenho a dizer sobre esse doping legal é semelhante a minha opinião ao doping em geral. O método de exame, as multas e punições, tanto das comissões quanto dos eventos, são extremamente brandas e precárias. Esse tratamento a base de testosterona deveria ser permitido somente para quem possui problemas naturais e não ocasionados por uso em excesso de esteroides. Quem já teve casos de doping, nunca deveria ser permitido a fazer tal tratamento, deveria ficar de saco murcho e pau mole mesmo. E vendo o caso de Belfort é impossível não lembrar de Nate Marquardt, que foi pego no exame antidoping e alegou o mesmo problema de hipogonadismo e mostrou que estava em tratamento. Foi demitido na hora pelo UFC.


Chael Sonnen dormindo, igual ao seu pênis, graças aos esteroides.
É nesses momentos que temos que reconhecer o legado de Randy Couture. Lutou até os 48 anos de idade, já começando a carreira no MMA tarde, com idade em que muitos lutadores se aposentam e nunca foi escândalo por causa de substâncias ilícitas. Chamam Couture de The Natural justamente por sua conduta de fazer dietas apenas com alimentos e suplementação natural, sem recorrer a produtos industrializados. Que aliás, surrou Belfort duas vezes.

Não sei se o post ficou realmente bom, mas de qualquer forma eu precisava expressar o meu repúdio por esse tratamento de reposição hormonal para quem usou esteroides durante a vida. Não acho certo, assim como a maioria das coisas em relação ao doping hoje. Esse é tipo de medida que recompensa a desonestidade e incentiva o doping, porque dá legalmente doping, pra quem está debilitado por se dopar a vida toda.

Gostou do post? Então comente e curta O Bronco no Facebook!

18 comentários:

  1. Mais uma vez, parabéns Bronco, acompanho o blog regularmente e comento sempre que possível, e mais uma vez concordo plenamente com seu post.
    Acho que não só no MMA, mas em todo esporte, quem for pego num exame anti dopping deve ser punido com a demissão/suspensão.
    Quem usa bomba está tendo uma atitude anti-desportiva, porque usa de um meio ilegal de ter vantagem sobre o adversário. Perco todo o respeito por um atleta que é pego num exame desses.

    ResponderExcluir
  2. Cara, sobre a sua indignação sobre o uso de doping não tem nem o q comentar. Concordo 100%.
    Mas o q mais me chamou a atenção no post foi o que você disse sobre a imprensa baba ovo (merecia um post só sobre isso). Pegam Sonnem ou Overeem... descem o pau. Pegam Toquinho ou Thiago Tavares e começam as desculpinhas, o "apoio nessa hora"... PQP... qdo se fala em MMA o Brasil não tem imprensa, tem relações públicas.
    Passaram um ano... UM ANO... descendo a lenha no Overeem. Toda vez q o cara aparecia na mídia vinha essa história. Mas ninguém falou nada do Pezão, do Belford, do Royce Gracie... desses eles simplesmente esquecem.
    Por isso que, mesmo achando o Joe Rogan um pau no cu, eu vejo as transmissões dele, pq aí não sou obrigado a ouvir as bobagens dos narradores daqui.

    ResponderExcluir
  3. Cara nunca fui de comentar em nenhum blog, mas semana passada por um acaso esbarrei por aqui e comecei a ler vários posts... e tenho que dizer é o melhor blog que eu ja vi na net, principalmente quando se trata de mma, deixa muitos dos canais especializados no bolso. Sobre o post, será mesmo que as leis são brandas ou leis fracas são feitas de propósito no meio?? esse papo de terapia de reposição hormonal é tudo balela, eu treino e o que posso afirmar com segurança é que 90% dos atletas usam esteróides, todos esses que vem com papo de hipogonadismo é porque ja usaram e nesse meio tempo do tal "tratamento" eles ciclam anabolizantes antes das lutas, por isso que depois as taxas estão lá no alto

    ResponderExcluir
  4. muito bom o seu texto...parabéns...

    ResponderExcluir
  5. O cara usa do artifício de um problema que ele mesmo causou para poder ser liberado a usar substâncias que o darão vantagem.
    Então é o mesmo de se poder usar um braço biônico porque eu cortei o meu braço e quero lutar.

    ResponderExcluir
  6. Existem milhares de medicamentos com testosterona e outros milhares que fazem o estímulo para produção da testosterona, o exame anti-dopping flagra apenas os principais e mais eficientes.
    Atletas do mundo inteiro, nao somente lutadores fazem o uso desses medicamentos.
    Se pesquisarem existe até um esquema de transfusão de sangue que um ciclista norte americano medalhista olimpico adotava para escapar do dopping.

    ResponderExcluir
  7. Começou bem! Justificando e fundamentando a razão das críticas. Mas seu ponto de vista é digno de pena.

    "tratamento a base de testosterona deveria ser permitido somente para quem possui problemas naturais e não ocasionados por uso em excesso de esteroides. Quem já teve casos de doping, nunca deveria ser permitido a fazer tal tratamento, deveria ficar de saco murcho e pau mole mesmo."

    A nossa vida tem hierarquia de prioridades e princípios, um erro jamais justificaria outro erro dentro da medicina.

    Portanto, nenhum médico que se preze deixaria um atleta de "pau mole" (termo totalmente chula pra um escritor) porque um blogueiro qualquer assim pensa...

    As razões que você aponta como fundamentos para tal, são tristes... Más o motivo é louvável. Concordo que o atleta que usa dessa "esquema" deveria sim ser punido. Aquele que age de má fé!

    Fim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está correto neste ponto: ninguém pode ser proibido de fazer reposição hormonal. Mas acho apenas que o autor se expressou mal. O correto seria ele dizer que essas pessoas devem ser proibidas de continuar competindo enquanto fazem tratamento. Ou seja, ou se tratam, ou competem, mas os dois ao mesmo tempo, não!

      Agora, é importante observar o comentário do Bruno Muniz, mais acima: é totalmente possível que esses "atletas" não tenham realmente nenhum problem de saúde e que nunca estiveram em tratamento nenhum. Neste caso, a doença é apenas uma desculpa para mascarar o real motivo do aumento da testosterona, que é o doping.

      Excluir
    2. Mano... viajou... o post não fala que o cara não pode se tratar... tá doido? O post falou que um cara, que é obrigado a recorrer ao tratamento por ter feito uso de substâncias proibidas, devia ser banido do esporte.
      O post é sobre esporte, não sobre saúde pública...

      Excluir
    3. Faço das minhas palavras as palavras do José Arnaldo e do Anônimo. Obrigado e continuem acompanhando o blog.

      Excluir
  8. Concordo Bronco, o UFC deixa a desejar em alguns aspectos e esse é um deles. Parceiro lembro que ano passado você fez um post sobre as lutas que mais queríamos ver em 2012, lembro que foi um ótimo texto, ainda dá tempo de fazer outro pra esse ano, sendo também que uma das lutas que estávamos tanto esperando irá ocorrer, falo de GSP vs Diaz, e ai a torcida continua para o vilão? Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acredito que a luta fazia sentido enquanto o Diaz estava em alta. Não acho justo ele ganhar uma chance pelo cinturão, mesmo sendo pedido do GSP, depois de vir de uma derrota. E a torcida não viria para Diaz dessa vez, porque eu gostei do que o GSP apresentou em seu último combate. Talvez eu faça um texto sobre as lutas de 2013, talvez não faça, preciso pensar a respeito e ver o meu tempo, quer anda bem corrido. Obrigado pelo comentário e um abraço Everton.

      Excluir
    2. Gostaria muito de ver o Hendricks contra o GSP também e não o Diaz, mas vai ser um ótimo card, mudei minha torcida tbm, irei torcer para o GSP, mas por que hoje acho muito mais interessante ver GSP vs Hendricks. Abraços Bronco.

      Excluir
  9. Putaria mesmo está a categoria dos Pesos Pena. Tem um monte gente boa e merecedora na categoria. Mas o UFC coloca Aldo pra enfrentar Frankie Edgar e, agora, Pettis. Completamente absurdo permitir que os caras da categoria de cima desçam e já disputem o Cinturão. E o pior, José Aldo tentou usar essa "razão" que o UFC vê em colocar lutadores de outras categorias para disputar o cinturão e pediu para subir de categoria para enfrentar o Campeão dos Leves Benson Henderson, pedido este negado por Dana White. Todos nós somos amantes de lutas e gostamos de assistir bons combates, mas o UFC e Dana White casam lutas que não fazem o menor sentido no que se refere ao merecimento de certo lutador disputar o cinturão. A única coisa boa que o UFC fez, ultimamente, foi pôr o Pezão para enfrentar Cain Velasquez. Ao menos isso faz sentido.
    Bronco, um abraço e parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Cara vc sabe o que é DOPING!!? Já ouviu ou leu sobre isso alguma vez na tua vida? Procure se informar antes de criticar.
    http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=33345&janela=1
    Se ele tem que fazer essa reposição por que já fez uso de anabólicos FODA-SE, quando ele fazia uso de hormônio para competir no UFC não era doping pq não tinha controle de substancia nenhuma no UFC seu loser. Ou seja nenhuma substancia era proibida ou ILEGAL. Agora ele faz a TRT para competir em igualdade com os demais competidores pq tem um nível de testosterona menor do que os demais. Entendeu seu ACÉFALO ou quer que eu DESENHE para vc entender? Procura outra coisa para vc criticar seu doente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz o desenho aí, camarada.

      Excluir
    2. Quase um ano e o desenho não apareceu! Se ele quer competir com igualdade, tem aqui perto de casa o clube do vovô. Quer o endereço? Lá ninguém toma bomba e todos tem saco murcho.
      Esta semana se confirmou a qualidade de arregão bombado do Belfort. O tempo diz tudo.

      Excluir
  11. Também não classifico como doping o uso de testosterona no caso do Belfort.
    Qualquer frango de academia que queria fazer uso de esteroides pra crescer tem que tomar dezenas de vezes mais testosterona que o produzido pelo organismo.
    Reposição não é isso. É regular a produção.
    É bem provável que o Belfort tenha murchado as bolas por abuso de esteroides mas não é justo dizer que ele o faz agora.
    Pra isso seria necessário um exame simples mas minucioso pra avaliar a situação hormonal do nosso amigo bola murcha.
    Sorte dele que ainda conseguiu fazer filhos

    ResponderExcluir

- Gostou do conteúdo? Beleza, broto, vai com Jesus e volte sempre. Não gostou? Então clique aqui

- Cuidado! O bagulho aqui é bronco, mas não é bagunça. Lembre-se que a responsabilidade por SEU comentário é somente SUA.

- O Bronco está aberto a críticas construtivas.

- Os comentários são moderados porque tem um monte de zé ruela que vem só pra postar propaganda, não comenta nada sobre o post.

- Evite post com caps lock. É HORRÍVEL LER COISAS ESCRITAS ASSIM, COM CAPS LOCK.

- Procure ver o post completo antes de comentar.

- Veja também nossas outras postagens.

- Evite comentar como anônimo para facilitar na identificação de quem é quem. Isso ajuda na hora de responder comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Orkut Twitter Facebook Tumblr Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Powerade Coupons | Edited by Natan Morais