sexta-feira, 19 de abril de 2013

Lutadores que não precisavam do doping


É meio estranho começar o texto justificando o título dele, mas fazer o que né? Acredito que vocês, leitores e queridas leitoras, sabem o meu posicionamento contra o doping. Nenhum atleta deveria usar substâncias ilícitas para melhorar eu desempenho. Se você precisa se dopar para manter o desempenho, então mude de esporte e vá para alguma prática que exija menos de você, mas não trapaceie!

Este post trata-se daqueles lutadores, que mesmo com um nível técnico alto e carreira respeitável, recorreram ao uso de substâncias ilegais. Trapacearam sem precisar e deixaram manchas em suas carreiras por puro esculacho.



Ao mijar no potinho: flagrado em 2012, com o nível de Epitestosterona 14 vezes maior que o normal 

O público sempre levantou a hipótese do gigante holandês Alistair Overeem ser adepto do uso de esteroides anabolizantes. Tudo começou em 2007, quando o gigante não era tão gigante assim e resolveu subir de categoria, indo dos meio-pesados (até 93kg), para os pesados (até 120kg). Todos suspeitaram dos 30kg de massa muscular que Overeem adquiriu, mas nunca o holandês foi pego no doping. Muitos o acusaram até de fugir dos exames. O mais complicado é que o holandês tem uma enorme qualidade técnica, é um striker completo e um excelente lutador no chão. Não adianta nada você tomar as "vitaminas" e não saber lutar. Bom, a casa caiu em 2012, no exame antidoping surpresa em uma coletiva de imprensa para o UFC 146, quando Overeem enfrentaria o então campeão, Junior Cigano. Alistair pagou multa e foi suspenso, entretanto, o seu maior inimigo não é o doping, mas sim a arrogância, como Antônio Pezão nos mostrou.




Ao mijar no potinho: flagrado em 2012, substância e níveis não revelados

Fazendo parte do Clubinho da Marafa de Nick Diaz, não seria surpresa que Jake Shields fosse flagrado no exame antidoping por uso de maconha. Acontece que não foi o caso, apesar da substância não ser divulgada, sabe-se que não foi o cigarrinho do capeta. Shields havia vencido Ed Herman por pontos, eu seu retorno para o peso médio. Mas depois de mijar no potinho e ser flagrado, o resultado da luta foi anulado e ela ficou sem resultado. O americano possui um respeitável cartel no MMA e sua habilidade no wrestling é reconhecida, além de ter vencido caras como Martin Kampmann, Carlos Condit e Dan Henderson. Seis meses de banheira para o senhor Shields.




Ao mijar no potinho: flagrado em 2012, com Drostanolona no organismo

Muhammed Lawal, mais conhecido pelo seu nome de ringue, King Mo, é um wrestler de gabarito, com várias medalhas a nível nacional e internacional na modalidade. O americano nunca precisou mostrar muito a sua técnica de luta agarrada, já que ficou conhecido como um nocauteador nato. Em sua nove vitórias como profissional, King Mo venceu sete delas através de nocaute ou nocaute técnico. Ele começou a ser apontado como alguém que abalaria a categoria dos meio-pesados por sua técnica e poder de nocaute. Até o dia em que foi pego no antidoping. King Mo havia nocauteado Lorenz Larkin, mas o resultado da luta foi alterado e passou a ser um no contest, depois que King Mo mijou no potinho e descobriram algo errado ali. Depois dessa luta ele assinou contrato com a TNA, pretendendo levar não somente a carreira de MMA adiante, mas também atuar como pro-wrestler (aqui no Brasil, alguns ainda conhecem pro-wrestling como telecatch). Com o fim do Strikeforce, o americano passou a ser um lutador do Bellator e em seu último combate, aconteceu isso:




Ao mijar no potinho: flagrado em 2007, com Nandrolona no organismo
Talvez seja o caso mais decepcionante de doping na história do MMA, afinal aconteceu com o cara que foi o primeiro revolucionário do esporte. Não sei se existe um lutador tão importante como Royce Gracie. O brasileiro é do tempo em que o lutador poderia fazer até três lutas no mesmo dia, não havia limite de peso, luvas e as regras do se podia ou não fazer eram mínimas. Sair vencedor de todas essas adversidades, sempre finalizando adversários que geralmente eram maiores e mostrando ao mundo que as artes marciais eram muito mais do que o boxe, foi o que tornou Royce a lenda que é hoje. Entretanto, ainda existe uma mancha grotesca em sua carreira, que aconteceu justamente em sua última luta. Em sua revanche contra Kazushi Sakuraba, The Gracie Hunter, o homem que causou a primeira derrota de Royce, o brasileiro mijou no potinho depois e foi pego no antidoping com nandrolona. Foi algo totalmente inesperado e decepcionante, não só por ter acontecido com um lutador de nível altíssimo como Royce, mas também por ter acontecido quando já existia limite de peso, luvas e regras rigorosas, que consolidaram o MMA como esporte.




Ao mijar no potinho: flagrado em 2002, substância não revelada. Flagrado em 2009, com Drostanolona no organismo. Inúmeras suspeitas de doping enquanto lutador do UFC.
O americano Josh Barnett é de longe um dos melhores pesos pesados da história. Com um cartel de 32 vitórias e seis derrotas, desde 1997 Barnett vem lutando com grandes nomes dos pesos pesados e causando alvoroço, não só por ser um lutador de imensa qualidade técnica, mas também por falar demais e tomar muitos suquinhos vitaminados. Em 2002, Barnett venceu Randy Couture por nocaute técnico e tornou-se campeão dos pesos pesados do UFC. Só que quando foi fazer xixi no receptáculo indicado pela comissão atlética, foi flagrado no doping. Isso causou sua saída do UFC, deixando o cinturão vago, além de um histórico de vários problemas com a direção do evento, muitos deles relacionados ao uso de substâncias ilícitas que não vieram a tona. Continuou lutando com grandes nomes dos pesos pesados e vencendo a maioria, até que veio o momento que seria o mais importante em sua carreira. Em 2009 o evento Affliction quis fazer uma superluta entre Josh Barnett e o maior peso pesado de todos os tempos, o russo Fedor Emelianenko. Tudo foi acertado para luta, os ingressos começaram a ser vendidos e tudo corria bem, até que foi realizado um exame antidoping. Barnett foi flagrado com drostanolona no organismo e pediu uma nova prova, esperando que ela desse negativo, o que não aconteceu. Tudo isso a apenas 10 dias da luta. O evento teve que ser cancelado e acabou por falir e um dos grandes culpados foi Barnett. 



Menções desonrosas:

Vitor Belfort: flagrado em 2006, com Hidroxitestosterona no organismo.
Stephan Bonnar: Flagrado em 2006, com Boldenona no organismo (anabolizante de uso exclusivo de cavalos). Flagrado em 2012, com Drostanolona no organismo. 
Sean Sherk e Hermes França: ambos flagrados em 2007, na mesma luta valendo o cinturão dos pesos leves.
Chael Sonnen: flagrado em 2010, com o nível de Epitestosterona 16 vezes maior que o normal.
Chris Leben: flagrado em 2008, com Stanozolol no organismo. Flagrado em 2011, com Oxy-contin no organismo.
Cris Cyborg: flagrada em 2011, com Stanozolol no organismo.


Considrações:
Bom, eu resolvi deixar de lado qualquer lutador flagrado por uso de maconha ou que está fazendo tratamento de reposição hormonal. Os dois casos ainda são polêmicos e eu sou contra ambos, mas como ainda é questionável pelas comissões atléticas e pelos médicos se os casos são doping ou não, deixei de lado. Com certeza eu devo ter esquecido de algum lutador, então conto com vocês para me ajudar a lembrar nos comentários.



Gostou do post? Então comente e curta O Bronco no Facebook! 

11 comentários:

  1. Apenas uma correção:
    [...]O brasileiro é do tempo em que o lutador podia fazer até três lutas no mesmo dia, não havia limite de peso e uso luvas, e as regras do que se podia ou não fazer eram mínimas.[...]

    Grande post. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Cara, descobri seu blog hoje, por conta da saida do andre dida da equipe do mauricio shogun, pesquisei algumas noticias, li um pouco e acabei chegando aqui por acaso, basicamente, fiquei feliz com a saida do dida e torci para que o shogun volte a crescer, mas o fato, eh que encontrei muito pouco material realmente profundo e com uma analise sincera sobre os lutadores. O MMA vem crescendo, mas a maioria das noticias sao tolas e superficiais, por isso, quando achei seu blog, simplesmente nao consegui parar de ler cara... concordei plenamente com suas analises sobre o desempenho recente do mauricio shogun e diversos outros artigos EXCELENTES, por isso, gostaria de deixar meu agradecimento aqui pelo seu trabalho, parabens pelos posts, estarei visitando o blog com mais frequencia, suas analises sao bem fundamentas, com o informacao e coerencia, gostei muito. Quem dera que os ditos journalistas escrevessem assim! Mais uma vez parabens e o meu muito obrigado! E aguardo um post sobre a saida do dida! ahahahah! valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário Miguel! É esse tipo de comentário que me dá ânimo de continuar com o blog, porque o retorno dos leitores é a única recompensa que recebo. Obrigado mesmo. Infelizmente não pude me dedicar tanto ao blog como gostaria, mas pode ter certeza que ele vai continuar recebendo atualizações e continuarei escrevendo sobre MMA com sinceridade e "sem puxa-saquismo", como sempre fiz. Abraço!

      Excluir
  3. Olá Bronco,

    Mais um vez, um post direto e extremamente informativo. Concordo que a maioria desses lutadores constrangeu o esporte e os fãs.
    É muita esperança de estarem em um evento tão grande e se safarem de serem pegos.
    Quanto a reposição hormonal, há de se lembrar que existe uma disconfiança enorme pautada em obsrevações (porém, não cientificas) de que o abuso de esteróides em anos anteriores afeta diretamente os testículos.
    Mesmo que tenha se tornado uma doença, ela decorreu do uso de anabolizantes e, não deixa de ser, uma bomba ao desempenho do atleta.

    Deveriam verificar melhor essa situação, senão, daqui a pouco todo mundo fará reposição.

    ResponderExcluir
  4. Olha, realmente falta informação para as pessoas. Atletas de qualquer esporte (estou me referindo a atletas de elite) usam esteróides anabolizantes. Você realmente acha que alguem consegue correr 40km sem tomar nada? Acha que alguem consegue um físico excelente apenas "fazendo academia"? Lutadores conseguem apanhar um monte, a ponto de fraturar ossos e continuar lutando? Me desculpe querido, mas se você não esta no meio não deveria ficar escrevendo bobagem. Vários atletas do UFC possuem receita para tomar testosterona sintetica, já que seus testiculos não mais a produzem, devido ao uso excessivo da testosterona(se ligou na malandragem champ??).
    É muito bonito e lindo associar esporte a saude, só que se tratando de atletas de elite de qualquer esporte, não tem nada a ver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor, não defeque pelos dedos. Os leitores dO Bronco agradecem. Obrigado!

      Excluir
  5. Praticamente todos os profissionais usam, apenas fazem ciclos em temporadas fora dos exames, e algumas como HGH sequer deixam traços no organismo.
    A cara quadrada da maioria não é coincidência.

    ResponderExcluir
  6. Mijou no potinho kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Pra mim, lutas sempre foram sinônimos de dopping, assim como todo esporte de alta performance. A centenas de formas para se driblar os testes, tanto é que as federações investem alto na produção dos mesmo, pois atletas e treinadores sempre dão aquele jeitinho. Essa lista só não está maior, e com muito mais brasileiros, por causa da vista grossa que o senhor Dana White tem feito por anos a fio. Punindo apenas seus desafetos, ou casos extremos.

    ResponderExcluir
  8. Cara, vc ta sendo muito radical, e unilateral, é facil dizer que os caras "mancharam a carreira", mas pode nao ser isso nao, digo isso pelo caso do Vitor Belfort, que vc citou mas nao aprofudou, na verdade vc nao aprofundou em nenhum dos casos, o Vitor Belfort teve um problema com o joelho, e teve que fazer uso dos remedios ditos "anabolizantes" por indicação médica, até hoje as pernas dele nao sao como eram no começo, hoje ele é frangao.
    Na Moral, você tem que olhar o outro lado também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso não justifica o doping. O atleta é responsável pelo que entra em seu organismo. Se o atleta consumiu uma substância proibida sem saber, foi por culpa dele mesmo que não não verificou junto ao médico ou a comissão atlética.

      Excluir

- Gostou do conteúdo? Beleza, broto, vai com Jesus e volte sempre. Não gostou? Então clique aqui

- Cuidado! O bagulho aqui é bronco, mas não é bagunça. Lembre-se que a responsabilidade por SEU comentário é somente SUA.

- O Bronco está aberto a críticas construtivas.

- Os comentários são moderados porque tem um monte de zé ruela que vem só pra postar propaganda, não comenta nada sobre o post.

- Evite post com caps lock. É HORRÍVEL LER COISAS ESCRITAS ASSIM, COM CAPS LOCK.

- Procure ver o post completo antes de comentar.

- Veja também nossas outras postagens.

- Evite comentar como anônimo para facilitar na identificação de quem é quem. Isso ajuda na hora de responder comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Orkut Twitter Facebook Tumblr Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Powerade Coupons | Edited by Natan Morais