Desde que o UFC incorporou o WEC, foram criadas duas novas categorias no evento, os penas e os galos, e a categoria dos leves ficou superlotada. Grandes lutadores da categoria tiveram que disputar a tão desejada vaga pelo cinturão com grandes nomes do WEC, como Anthony Pettis, Mark Bocek, Benson Henderson e Donald Cerrone. Esse último mostrou muito nesse ano de 2011, com a quinta luta do ano agendada para o UFC 141. Cerrone está prestes a limpar a categoria, será que ele está prestes a se tornar um campeão?
Benson Henderson é o próximo desafiante ao cinturão de Frankie Edgar, na luta que acontecerá no UFC 144, no Japão. Ele garantiu a vaga depois que dominou o homem das cavernas Clay Guida, em uma luta agitadíssima, como era de se esperar. Mas quem mostrou ser o novo fenômeno da categoria é Donald "Cowboy" Cerrone.
Cerrone tem apenas três derrotas em sua carreira: uma luta na decisão dividida para Jamie Varner, uma decisão unânime para Benson Henderson e uma submissão para o mesmo. Benson, a maior pedra no sapato de Cerrone, pode vir a ser campeão e Cerrone o próximo desafiante, o que seria ótimo. Mas voltando ao assunto, tirando esses três revéses, Cerrone fez uma carreira brilhante.
Cerrone vem do kickboxing, aonde em 29 lutas, teve 28 vitórias e apenas um empate. Tudo indicava que ele seria um striker sem igual, com um nocaute atrás do outro no MMA. Porém, os seus treinos com Greg Jackson mostraram que o talento de Cerrone não estava apenas na luta em pé. De 17 vitórias na carreira, o Cowboy venceu 13 dessas lutas por submissão, mostrando o quão perigoso é em qualquer situação.
|
Cerrone não deixou Rocha nem chegar perto. |
Em 2011, Cerrone fez apresentações geniais no UFC. Venceu a sua primeira luta no evento com um mata-leão em cima de Paul Kelly. Em seguida dominou por completo o brasileiro Vagner Rocha, que não conseguiu fazer absolutamente nada contra o Cowboy. Mesmo sendo bom na luta agarrada, Cerrone evitou ao máximo o jiu-jitsu de Rocha, que praticamente implorava pela luta no chão. Sua experiência no kickboxing somada a sua boa envergadura e tamanho, renderam uma vitória fácil ao Cowboy.
|
Cerrone contra Charles Oliveira. |
Em seguida ele enfrentou Charles Oliveira, um brasileiro que estava bem estimado entre os leves. A luta aconteceu em pé, como uma trocação levemente vantajosa para Donald Cerrone. Até o momento em que o americano acertou um soco muito forte no rosto do brazuca, levando-o ao chão. Cerrone finalizou a luta com mais uma série de socos.
|
Siver viu estrelas depois desse chute. |
Apenas dois meses depois foi a vez de enfrentar o robusto russo/alemão Dennis Siver, que vinha de quatro boas vitórias. Logo no começo da luta Cerrone mostrou sua trocação afiada e com a ajuda de seu tamanho, acertou um chute na cabeça de Siver, fazendo o sujeito cambalear mais que bêbado em quadrilha. Siver milagrosamente se recuperou, depois de agarrar a cintura de Cerrone como pode. Algum tempo depois, ainda no primeiro round, o Cowboy acertou um soco que derrubou Dennis Siver e partiu pra cima, encaixando um mata-leão e terminando a luta.
Agora Cerrone fará a sua quinta luta do ano no fim de semana. Isso é um grande feito para um lutador de alto nível, já que atletas assim costumam fazer no máximo três lutas por ano. O adversário de Cerrone é duro, o bad boy Nate Diaz, que possui características muito similares ao Cowboy: mesma altura, luta de chão afiada e luta em pé arrasadora. Será um bom combate, mas tudo indica mais uma vitória de Cerrone, o que faz o americano chegar super embalado em 2012, prestes a limpar a categoria dos leves e com uma chance de se tornar campeão.
Gostou do post? Então comente e curta O Bronco no Facebook!
Também acredito na vitória do Cerrone.
ResponderExcluir