O banco alemão Sparkasse, que fica na cidade de Chemnitz, criou um concurso na internet para decidir a nova estampa para um cartão de crédito personalizado. E por alguma ironia, o busto do pensador alemão Karl Marx, um dos maiores economistas do mundo, acabou sendo escolhida.
Chemnitz passou a ser conhecida como Karl-Marx-Stadt quando a Alemanha foi dividida. Já que ficava no lado comunista (óbvio), o governo soviético resolveu homenagear Karl Marx, que lançou as sementes do socialismo com a sua obra, e rebatizando a cidade. A cidade até ganhou um busto gigante do teórico alemão.
Chemnitz abandonou o nome de Karl-Marx-Stadt depois da queda do Muro de Berlin e voltou ao seu nome original. Porém, uma certa saudade bateu nos corações dos habitantes de Chemnitz, principalmente depois de algumas dificuldades com o desemprego. Será que escolher Marx para estampar um cartão de crédito, um dos símbolos máximos do capitalismo, é uma forma de matar as saudades do governo socialista?
Por mais que alguns vejam como uma afronta, eu não vi nada de mais em um cartão de crédito com a imagem de Karl Marx. É algo irônico, mas acredito que o escolheram por Marx ser um símbolo da cidade, não pelo que ele escreveu ou para fazer chacota do barbudão. E você? Acha uma afronta? Uma piada? Algo completamente irrelevante e que não mudará em absolutamente nada a sua vida? Eu voto na última opção.
Também voto na última opção.
ResponderExcluir