As Olimpíadas de Londres 2012 acabaram de começar e já temos o primeiro exemplo de superação dos Jogos Olímpicos. O sul-coreano In Dong Hyun de 26 anos, já ganhou a medalha de ouro por equipes nas Olimpíadas de Atenas em 2004 e em Pequim em 2008. Nessa Olimpíada ele continua sendo o favorito para a medalha de ouro. Não é todo o atleta que chega perto do terceiro ouro olímpico, principalmente quando é um atleta como o coreano: cego.
In Dong Hyun possui 20% da visão no olho direito e 10% no olho esquerdo, o que pelos parâmetros da OMS (Organização Mundial da Saúde) pode classificá-lo como cego. Mesmo com a deficiência visual, Dong Hyun é um dos melhores arqueiros do mundo e suas duas medalhas de ouro nas Olimpíadas, quatro medalhas em Jogos Asiáticos e quatro títulos mundiais dão base suficiente para confirmar isso.
O sul-coreano descarta a possibilidade de usar óculos ou fazer alguma cirurgia para corrigir a sua visão. Ele afirma que já tentou competir usando óculos e não sentiu-se confortável. Sua visualização do alvo é feita pelas cores, já que ele não consegue distinguir as marcas do alvo:
"Com minha visão, quando eu olho para o alvo, parece como se as diferentes cores tivessem sido derrubadas em água. Os limites não são tão claros e as linhas entre as cores são muito embaçadas."
Nesse início de Jogos Olímpicos, Dong Hyun já bateu o recorde mundial, marcando 699 pontos na classificatória. Eu não faço a mínima ideia do que esses pontos significam, mas o recorde mundial anterior era de 696 pontos. E adivinhem de quem era? Do próprio coreano. O sujeito é um puta de um prodígio e de maneira alguma deixa a sua limitação diminuí-lo:
"Eu não tenho uma bengala, não tenho um cão guia. É desagradável quando dizem que sou deficiente. Todo este interesse em minha visão não é bem-vindo", disse ele durante seus treinos em Londres."
|
Praticamente cego e já fez mais coisas na vida que você, seu folgado do cacete. |
In Dong Hyun é um exemplo a ser admirado e não se deve sentir pena por sua limitação. Até porque, se você o fizer, ele consegue enfiar uma flecha pelo seu ânus. In Dong Hyun é um verdadeiro bronco e merece a nossa torcida.
Gostou do post? Então comente e curta O Bronco no Facebook!
Eu não sabia da história desse cara, pra falar a verdade nunca ouvi falar dele ate o primeiro dia da olimpiada, e confesso que feliz por ele...
ResponderExcluirdevido a toxoplasmose não tenho a visão de um olho e a do outro é um pouco debilitada, mas sigo minha vida normal, as vezes da um lampejo de pqp pq isso tinha que acontecer comigo, mas ai do nada sempre surge caras como esse coreano e metem o tapa na minha cara.
sucesso pra ele, pra polonesa sem braço do tenis de mesa e pro sulafricano que não tem os pés!