quinta-feira, 14 de julho de 2011
Os homens do pirulito
Antes que pensem na ambiguidade do título deste post, deixe-me explicar que o pirulito de qual falamos, é o pirulito que os engenheiros usam na Fórmula 1 para avisar o piloto que o pit stop está concluído e ele pode avançar. E os homens que seguram o pirulito precisam segurar com mais força a ferramenta. Essa frase ficou... esquisita. Mas continuando...
Não é desse pirulito que estamos falando.
Com os novos compostos de borracha criados pela Pirelli, os pit stops na F1 estão muito mais frequentes devido ao desgaste mais rápido dos pneus. Isso exige que as equipes trabalhem bem mais durante as corridas, o que vem expondo os engenheiros a cometer vários erros. E já vimos vários nessa temporada. Desde pit stops que custaram segundos preciosos até outros que chegaram a custar a corrida inteira.
Também não é esse pirulito que está em pauta.
Na última corrida, em SIlverstone, os homens do pirulito cometeram erros escabrosos. O primeiro a cometer um erro foi o cara do pirulito do Kamui Kobayashi. Todos nós sabemos como o querido Koba é quase um piloto de corrida de demolição dentro da F1 e pra melhorar a situação, assim que Kobayashi terminou o pit stop, o engenheiro levanta o pirulito sem prestar atenção ao tráfego dos boxes, ou seja, Koba quase bateu no carro do novato e super azarado venezuelano Pastor Maldonado. O episódio até foi pra investigação dos comissários.
Maldonado já mostrou ser habilidoso. Só falta ter um pouco mais de sorte.
O erro mais grotesco veio em seguida, com o cara que segura o pirulito do Button. Digo, segura o pirulito pro Button. Não pegou bem né? Que seja. O sujeito do pirulito da McLaren levantou o dito cujo antes do mecânico terminar seu serviço. A parafusadeira, ou seja lá o nome daquele inferno que prende o pneu, deu defeito e prontamente o mecânico foi trocar por outra. Mas o cara do pirulito viu os outros três mecânicos levantarem a mão e achou suficiente. Resultado? Jenson Button termina o pit stop com o pneu dianteiro direito solto e precisa parar assim que sai dos boxes. Fim da corrida pro britânico. É impressionante como o sujeito faz 4 anos de engenharia, mais não sei quantos anos fazendo especialização e consegue entrar na F1. Chegando lá, a única coisa que tem que fazer é segurar o pirulito e consegue fazer isso errado. Inacreditável. Confira o resultado da cagada no video abaixo:
Percebam que o mecânico do lado direito não levanta a mão, sinal que o serviço não estava pronto.
E pra você que ficou com preguiça de ver o vídeo, tá ai a merda.
E Silverstone realmente foi um GP cheio de surpresas, afinal de contas o Vettel não ganhou. Sem querer desmerecer o espanhol Fernando Alonso, que é um dos melhores pilotos da história (um dos mais arrogantes também), mas a sua vitória veio graças ao erro da Red Bull. Vettel liderava a corrida até a metade, a 27ª volta, quando entrou nos boxes e fez seu pit stop. Por algum motivo, que os engenheiros afirmaram ser o macaco hidráulico, Vettel teve um pit stop de mais de 10 segundos. Alonso que entrou nos boxes junto com Vettel, não teve dificuldade nenhuma de sair na frente do alemão. Teve também o caso de Paul DiResta da Force India, que fazia uma ótima corrida e foi chamado para o pit stop... por engano! A equipe esperava Adrian Sutil e chamou Paul sem querer.
Logicamente a Red Bull tem a melhor equipe trabalhando nos carros, mas de vez em quando eles ainda fazem uma lambança ou outra. Outro exemplo bem relevante foi em Mônaco, quando eles chamaram Sebastian Vettel e Mark Webber ao mesmo tempo para os boxes, criando uma confusão sensacional, como poucas vezes se vê na F1.
Red Bull fazendo uma sequência horrível de pit stops.
Claro que temos a Ferrari, que desde que começou a temporada, só tem feito burrice nos pit stops. Principalmente com o Felipe Massa. Os tempos em qua a Ferrari reinava absoluta nas trocas de pneus parece ter ficado para trás, apesar da equipe estar melhorando nas últimas corridas.
De qualquer maneira, está na hora das equipes levarem em conta que nesse ano o esforço em equipe precisa ser muito maior devido a esses novos compostos. O pessoal está precisando treinar bem mais essas trocas de pneus e falarem pros caras do pirulito sgurarem direito, porque a corrida não cabe somente ao piloto. É um esforço conjunto.
2 comentários:
- Gostou do conteúdo? Beleza, broto, vai com Jesus e volte sempre. Não gostou? Então clique aqui
- Cuidado! O bagulho aqui é bronco, mas não é bagunça. Lembre-se que a responsabilidade por SEU comentário é somente SUA.
- O Bronco está aberto a críticas construtivas.
- Os comentários são moderados porque tem um monte de zé ruela que vem só pra postar propaganda, não comenta nada sobre o post.
- Evite post com caps lock. É HORRÍVEL LER COISAS ESCRITAS ASSIM, COM CAPS LOCK.
- Procure ver o post completo antes de comentar.
- Veja também nossas outras postagens.
- Evite comentar como anônimo para facilitar na identificação de quem é quem. Isso ajuda na hora de responder comentários.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 anos de engenharia nada, o bicho faz ensino técnico no cefet e colocam ele pra segurar o pirulito.
ResponderExcluire pra ver a pouca variância no pitstop da redbull: o primeiro video linkado ali é de um pit stop de 4 segundos. mas que mer..?
Essa cagada em Mônaco da Red Bull foi tensa. Sorte que o Vettel ainda conseguiu ganahr e o Webber incrivelmente chegou em terceiro.
ResponderExcluir