quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Cigano vs Velasquez - Mais imprevisível é impossível


Faz algum tempo que não há uma disputa de cinturão tão equilibrada quanto essa. Quem vai vencer? Cigano? Velasquez? É quase impossível responder essa pergunta. Primeiro pelo fato de no MMA tudo é imprevisível e segundo porque esses dois são lutadores duríssimos em par de igualdade. Não é como uma defesa de cinturão de Georges St. Pierre ou Anderson Silva, aonde os campeões são os favoritos incontetáveis. No combate de Junior Cigano e Cain Velasquez, não existe favorito. A única coisa que podemos fazer é analisar esses dois lutadores sensacionais.

Os dois são tão parelhos, que é muito complicado analisá-los em apenas um texto, por isso dividirei tudo em tópicos, assim podemos ver no que cada um é melhor.


Poder de Nocaute:  Empate
Não tem nem o que discutir: Cigano e Velasquez são os dois lutadores com maior poder de nocaute nos pesos pesados. Das nove lutas de Velasquez, oito ele venceu por nocaute ou nocaute técnico, mostrando um poder imenso. Prova disso foi o nocaute contra o queixo-de-pedra Rodrigo Minotauro e o gorila albino Brock Lesnar. Cigano também venceu oito de suas lutas por nocaute ou nocaute técnico, quase arrancando fora a cabeça de Werdum com um gancho poderosíssimo e sendo o primeiro a nocautear o veterano Gilbert Yvel.


Condicionamento: Vantagem de Cigano
Os dois lutadores possuem um bom condicionamento físico, mas Cigano passou por mais dificuldades nas duas lutas que levou para a decisão. Enquanto Velasquez teve apenas uma luta que levou para a decisão dos juízes contra o lento Cheick Kongo, Cigano teve que encarar o gordinho que apanha mas não cai, Roy Nelson e Shane Carwin. Enquanto Nelson tem fôlego de sobra, Carwin tinha de menos, mas o grandalhão tem um queixo de aço e mesmo com os bombardeios de Cigano, não foi nocauteado. Pode parecer que não, mas bater também cansa.


Experiência: Empate
Essa é a questão mais difícil de avaliar. Velasquez já passou pela pressão de lutar pelo cinturão, enquanto Cigano é novo nesse quesito, contudo é a primeira defesa do americano. Velasquez já possui uma bagagem do wrestling nas costas enquanto Cigano tem mais lutas de MMA. Velasquez e Cigano ainda estão invictos no UFC, portanto ambos estão praticamente empatados. Vai contar o lado psicológico.


Luta Agarrada: Vantagem de Velasquez
Esse será o maior problema de Cigano. Nunca vimos o brasileiro por muito tempo no chão. Em sua última luta contra Shane Carwin, Cigano até mostrou que sabe derrubar, apesar de ter o pescoço preso por Carwin no final do terceiro round dar um susto em todo mundo. A sua única derrota foi por meio de uma submissão, enquanto Velasquez é um wrestler respeitado e temido.

Trocação: Leve vantagem de Cigano
Os dois estão quase empatados nesse quesito, mas Cigano leva a vantagem por seu boxe preciso, rápido e poderoso. Além do mais, Cigano enfrentou mais strikers do que Velasquez, como Cro Cop, Shane Carwin e Gilbert Yvel.


Resistência: Vantagem de Cigano 
Esse será o fator que mais vai pesar nessa luta: o quanto cada um consegue absorver golpes. Velasquez já tonteou em algumas de suas lutas, mas sempre conseguiu se recuperar e vencer o combate. Enquanto Cigano nunca ficou tonto depois de levar golpes certeiros. E ele já levou muitos golpes fortes. Prova disso foi sua luta contra Carwin, que apesar de dominá-la, o americano conseguiu em vários momentos contra-ataques poderosos. Mas Cigano continuou firme. 

Quem vai vencer? Ainda é difícil dizer, apesar da vantagem de Cigano. Não darei mais palpites, apenas posso dizer que será uma luta sensacional, ela durando cinco rounds ou 50 segundos. Não vou perder de jeito nenhum.  

Gostou do post? Então curta O Bronco no Facebook!


5 comentários:

  1. E Cigano arrebentou o Velasquez, bem pelo motivo que vc falou. Boa previsão!

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez o boxe do Cigano foi impecável, um tempo perfeito. E obrigado pelo comentário amigo.

    ResponderExcluir
  3. DAlhe cigano, OBronco acertando aeee ;) boa analise

    ResponderExcluir
  4. com essas boas previsões, eu gostaria de saber.... bronco você luta alguma arte marcial?

    ResponderExcluir
  5. Já lutei pa-kua, hoje pratico sozinho porque acredito que errei na escolha da arte marcial. Estou buscando alguma outra.

    ResponderExcluir

- Gostou do conteúdo? Beleza, broto, vai com Jesus e volte sempre. Não gostou? Então clique aqui

- Cuidado! O bagulho aqui é bronco, mas não é bagunça. Lembre-se que a responsabilidade por SEU comentário é somente SUA.

- O Bronco está aberto a críticas construtivas.

- Os comentários são moderados porque tem um monte de zé ruela que vem só pra postar propaganda, não comenta nada sobre o post.

- Evite post com caps lock. É HORRÍVEL LER COISAS ESCRITAS ASSIM, COM CAPS LOCK.

- Procure ver o post completo antes de comentar.

- Veja também nossas outras postagens.

- Evite comentar como anônimo para facilitar na identificação de quem é quem. Isso ajuda na hora de responder comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Orkut Twitter Facebook Tumblr Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Powerade Coupons | Edited by Natan Morais