quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Vinte anos sem Freddie


Esse blog começou no Dia Mundial do Rock, dia 13 de julho. E esse começo está diretamente ligado a Freddie Mercury, que junto com o Queen fez uma apresentação épica no Live Aid, o show que marcou a história e ficou guardado como o dia do rock.

Freddie foi um cantor como nenhum outro, carismático, imensamente talentoso e com uma voz incrível. No dia 24 de novembro de 2011, completam 20 anos que Freddie nos deixou cheios de saudades. Essa é minha humilde homenagem a esse grande ídolo da música.


Freddie Mercury quando criança.

Freddie Mercury nasceu em 1946, na ilha de Zanzibar, na costa da África. Seus pais eram persas e tinham como religião o zoroatrismo. Eles lhe deram o nome de Farrokh Bommi Bulsara. Cresceu e foi educado em Bombaim, na Índia e foi lá que ganhou o apelido de Freddie, nome que adotou na carreira artística. Com 18 anos ele e sua família mudaram-se para a Inglaterra, aonde Freddie se formou como designer gráfico. Sempre foi considerado um aluno exemplar e muito quieto.

Freddie Mercury e Mary Austin.
Na faculdade conheceu Tim Stafell, que fazia parte da banda Smile, ao lado de Brian May e Roger Taylor. Tim levou Freddie para participar dos ensaios da banda, mas depois de um tempo decidiu larga-la. Assim Freddie, Brian e Roger rebatizaram a banda com o nome de Queen. Foi ainda nesse período que Freddie conheceu a mulher que ele chamou de "amor da minha vida". O nome da moça era Mary Austin e ela namorou com Freddie durante cinco anos. Freddie começou a ter um caso com um produtor musical, o que levou ao fim do relacionamento com Mary. Entretanto, os dois continuaram melhores amigos até o fim da vida do cantor. Freddie fez a música Love of my Life em homenagem a Mary. Confira:




Em 1971, John Deacon entra para a banda e estava formado o quarteto lendário do Queen: John Deacon no baixo, Roger Taylor na bateria, Brian May na guitarra e Freddie Mercury como vocalista. Quatro homens de talento impressionante, mas com Freddie sempre brilhando mais com sua energia fantástica. O Queen fez músicas originais, do jeito que queriam e acabaram criando algo que nenhuma outra banda da época possuia. Some a originalidade da banda com suas belíssimas apresentações ao vivo e você terá a receita do sucesso. Não um sucesso qualquer. O Queen tornou-se a maior banda do mundo, assim como Freddie o maior cantor. Veja abaixo Bohemian Rhapsody, uma das músicas inovadoras do Queen:




Freddie amava ópera. Isso era visível em sua música e seu jeito de cantar, prova disso foi Bohemian Rhapsody. Um dos maiores sonhos da vida de Freddie, mesmo depois de ter conquistado o mundo com sua voz, era cantar ao lado de uma mulher que idolatrava. A cantora de ópera espanhola, Montserrat Caballé. Freddie conseguiu realizar seu sonho em 1988 e cantou ao lado de Caballé. Reza a lenda que Freddie e Caballé fizeram uma brincadeira para saber qual dos dois possuia maior fôlego e para surpresa de todos, Freddie venceu com larga vantagem. Gravaram juntos o álbum Barcelona, considerado um dos melhores discos da música mundial, por unir um cantor de rock e uma cantora de ópera com uma química perfeita. Confira:


Além do talento vocal, Freddie sabia como ninguém interagir com o público, um dos motivos do Queen ser considerada a melhor banda que já se apresentou ao vivo. Conseguia levar multidões ao delírio com a potência de sua voz e seus duetos com a multidão de fãs. Um dos mais famosos foi em 1986, no show no estádio Wembley, em Londres. Antes da música Under Pressure, Freddie fez um dueto com 80 mil pessoas que repetiam tudo o que Freddie cantava. Confira a interação com os fãs e a música, em um dos melhores show do Queen:




O sucesso estrondoso, todo o glamour e a energia de Freddie nos palcos, eram apenas uma parte de seu cotidiano. Freddie Mercury dava festas pessoais que deixariam qualquer imperador romano morrendo de inveja. Desde anões servindo cocaína até orgias gigantescas, você encontraria tudo em uma festa de Freddie Mercury. Foi com essa vida de excessos que Freddie começou a sentir-se doente e enfraquecer. Freddie havia contraído o vírus HIV. Estava com AIDS. No dia 23 de novembro de 1991, Freddie reveleou ao mundo que estava doente e no dia seguinte, 24 de novembro de 1991, Freddie veio a falecer, deixando o seus milhões de fãs em lágrimas.

Estátua de Freddie Mercury em Montreaux, Suiça.
O corpo do cantor foi cremado e suas cinzas espalhadas no Lago Genebra, na Suiça. Freddie adotou a cidade de Montreaux, na Suiça, como seu segundo lar. Lá ergueram uma estátua em sua homenagem com a presença de Brian May, Roger Taylor, os pais de Freddie, Montserrat Caballé e de sua irmã. Os integrantes da banda fundaram a associação de caridade The Mercury Phoenix Trust. Em 1992 fizeram um concerto em sua homenagem, que contou com a presença de grandes nomes da música como David Bowie, Tony Iommi, Roger Daltrey, Elton John e Metallica. John Deacon, o baixista do Queen, era um dos amigos mais próximos de Freddie e deixou a banda em memória do vocalista. A maior parte da herança de Freddie ficou para sua amiga Mary Austin, o amor de sua vida. Hoje Mary mora na casa de Freddie em Londres, com sua família. 

Fazem 20 anos que Freddie se foi, mas sua voz e seu talento, estão vivos na memória e no coração de todos os seus fãs ao redor do mundo. Por isso vamos lembrar desse grande homem que foi Freddie Mercury. Who want's to live Forever?




Gostou do post? Então comente e curta O Bronco no Facebook!

7 comentários:

  1. Gênio, sem mais... a maior lenda do rock!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post
    muito bom , parabéns e obrigado porter lembrabo do grande Freddie!

    ResponderExcluir
  3. sem palavras, lenda do rock.....

    ResponderExcluir
  4. Faz muita falta mesmo. O rock já não é mais o mesmo sem ele, e outros grandes nomes que já nos deixaram.

    ResponderExcluir
  5. O maior cantor da música em todos os tempos,a voz mais bela de todas.

    ResponderExcluir

- Gostou do conteúdo? Beleza, broto, vai com Jesus e volte sempre. Não gostou? Então clique aqui

- Cuidado! O bagulho aqui é bronco, mas não é bagunça. Lembre-se que a responsabilidade por SEU comentário é somente SUA.

- O Bronco está aberto a críticas construtivas.

- Os comentários são moderados porque tem um monte de zé ruela que vem só pra postar propaganda, não comenta nada sobre o post.

- Evite post com caps lock. É HORRÍVEL LER COISAS ESCRITAS ASSIM, COM CAPS LOCK.

- Procure ver o post completo antes de comentar.

- Veja também nossas outras postagens.

- Evite comentar como anônimo para facilitar na identificação de quem é quem. Isso ajuda na hora de responder comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Orkut Twitter Facebook Tumblr Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Powerade Coupons | Edited by Natan Morais