quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Os primeiros inimigos do MMA no Brasil


Pois é. Sempre que alguma coisa nova começa a ganhar destaque, surge alguém com idéias conservadoras para impedir o crescimento de tal novidade. Com o MMA não é diferente. Depois da primeira guerra de emissoras pelo esporte (vencida pela Globo), chegou a vez dos políticos entrarem na jogada e entrar na onda do sucesso do esporte. E se você pensa que eles querem beneficiar o esporte, tire o cavalinho da chuva.


O deputado federal José Mentor do PT-SP, elaborou um projeto de lei que multa em 150 mil reais emissoras de televisão, sejam abertas ou fechadas, que exibem em sua programação "esportes não olímpicos que são considerados violentos". Como era de se esperar, um esporte não olímpico que é considerado violento é o MMA. O esporte que mais tem crescido nos últimos anos. 

José Mentor ganhando o Certificado de Idiota.

Eu não sei aonde José Mentor graduou-se como ignorante, mas é evidente que ele não sabe o que fala, já que incentiva outros esportes marciais como o boxe. Já foi provado que o MMA é muito menos traumático do que o boxe, devido as intervenções dos árbitros assim que necessário. As contagens entre knockdowns no boxe é que causam as lesões nos atletas, isso somado ao fato de a maioria esmagadora dos golpes ser na cabeça. 

O colunista Guga Noblat abordou o assunto em sua coluna e conversou com um dos técnicos do The Ultimate Fighter Brasil, Wanderlei Silva:

"Esses políticos ja viram algum evento de MMA? Acho que eles deviam fazer uma lei para ajudar os viciados em crack, não proibir o MMA. Isso é esporte, olha quanta gente ta sendo salva. Acho que isso é uma coisa de parlamentares que querem chamar atenção. Essas pessoas são totalmente ignorantes com relação a esse assunto."

Além do interesse de acabar com uma atividade esportiva, José Mentor mostra completa ignorância quando chama o esporte de "rinha humana". Você não luta em um grande evento de MMA se não estiver preprarado. Não são pessoas comuns entrando nos ringues e nas jaulas, mas sim atletas de altíssimo nível, com anos de artes marciais nas costas. O UFC realiza exames médicos antes e após os combates, para checar as condições de seus atletas, tudo pago pela organização. É um esporte com muitas regras, árbitros treinados, médicos a disposição e com muita estrutura de segurança médica nos bastidores. 

O MMA é um esporte agressivo, de contato, mas não é um esporte violento. Nenhum profissional está ali para matar o outro. O juiz manda parar e a luta para. O médico manda parar e a luta para. A luta acaba e os golpes terminam ali, os dois lutadores ou lutadoras se abraçam e cada um segue a sua vida. Claro que tem um ou outro que briga e xinga, mas isso não é culpa do esporte e sim da pessoa. Quantos jogadores de futebol já brigaram em campo? Aliás, quantas torcidas organizadas já não entraram em conflitos violentos, seja com a polícia ou com outra torcida? Eu acho que seria muito mais sensato dar um fim as torcidas organizadas, que provaram várias vezes ter organização apenas para fazer merda, do que proibir a exibição do MMA. Até porque, a exibição do MMA você resolve com uma coisa muito  mais simples: o controle remoto.

Quer um exemplo de um esporte muito mais violento, mas que ninguém vê problema? Automobilismo. Compare as mortes no automobilismo nos últimos anos com as mortes do boxe no mesmo período. Com certeza morreu muito mais gente correndo do que lutando. E agora compare esses números do boxe com os do MMA e você vai ver que o discurso de José Mentor não faz o mínimo sentido.


Mentor, um sujeito que foi intermediário do mensalão enquanto presidia a CPI do Banestado, deveria criar vergonha na cara e dedicar os seus esforços para alguma coisa que beneficie de verdade a população e não tomar uma atitude tão conservadora em tentar ofuscar um esporte que tem dado uma chance de vida melhor para muita gente.


Gostou do post? Então comente e curta O Bronco no Facebook!

4 comentários:

  1. Chupa MENTOR, muito bem escrito, gostei
    ta cada vez melhor o site =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, parceiro. Continue acompanhando e comentando.

      Excluir
  2. Excelente opinião Bronco. É semelhante ao que fazem os políticos que tentam impedir que sejam comercializados jogos de videogame que são considerados violentos. É andar para trás!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida. É depositar o tempo e esforço que poderia ser usado em um avanço, em um retrocesso inútil. Continue acompanhando o blog Wesley.

      Excluir

- Gostou do conteúdo? Beleza, broto, vai com Jesus e volte sempre. Não gostou? Então clique aqui

- Cuidado! O bagulho aqui é bronco, mas não é bagunça. Lembre-se que a responsabilidade por SEU comentário é somente SUA.

- O Bronco está aberto a críticas construtivas.

- Os comentários são moderados porque tem um monte de zé ruela que vem só pra postar propaganda, não comenta nada sobre o post.

- Evite post com caps lock. É HORRÍVEL LER COISAS ESCRITAS ASSIM, COM CAPS LOCK.

- Procure ver o post completo antes de comentar.

- Veja também nossas outras postagens.

- Evite comentar como anônimo para facilitar na identificação de quem é quem. Isso ajuda na hora de responder comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Orkut Twitter Facebook Tumblr Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Powerade Coupons | Edited by Natan Morais