terça-feira, 27 de março de 2012

ONG "genial" da semana e A Divina Comédia

A epopéia "A Divina Comédia" de Dante Alighieri é uma das melhores e mais conhecidas obras literárias da humanidade. Acredito que todos devem conhecer, não é? Mesmo que não tenham lido, estudaram sobre ela no colégio e estão cientes da sua importância. Pois bem, a ONG Gherush92, que luta pelos direitos humanos, parece não concordar e acredita que a obra é prejudicial. Por que? Continue Lendo e descubra.


Em "A Divina Comédia", Dante Alighieri coloca a si mesmo em uma viagem ao lado do poeta romano Virgílio, que foi o autor de "Eneida", epopéia que conta a saga de Eneas, um troiano sobrevivente da Guerra de Tróia e que é o ancestral de todos os romanos. Na obra de Dante, o poeta Virgílio é o seu guia pelo inferno, purgatório e paraíso.

É uma obra de valor amplamente reconhecido, escrita durante a vida de Dante, que nasceu em Florença no ano de 1265 e morreu em Ravenna em 1321, ou seja, a obra dele é velha pra cacete, com seus quase 700 anos. Como todo mundo deve imaginar, o mundo era completamente diferente há 700 anos atrás. Eu sei que você pode ficar chocado, mas saiba que não tinha internet naquela época, pra ver como o clima era tenso.

Dante, Virgílio e toda a turminha do barulho.
Mas ao que tudo indica, a ONG Gherush92 não sabe que o munda era diferente na Idade Média. Para a ONG que "defende os direitos humanos", a obra de Dante é racista, homofóbica e anti-semita e isso pode atrapalhar no avanço das lutas sociais, distorcendo a visão do jovem estudante italiano. A ONG sugere uma censura em cima da obra.

Já que a Gherush92 não entende de literatura e nem de história, vamos fazer uma pequena análise, esperando que eles compreendam. Segundo a ONG, "A Divina Comédia" é uma ofensa para os mulçumanos pois os retrata como hereges e infiéis, o que não era nenhum escândalo por volta de 1300, quando os cristãos e os mulçumanos haviam acabado de passar pelo período das Cruzadas. O mesmo vale para os judeus e os homossexuais, que eram vistos com olhos maléficos na Idade Média. Setecentos anos atrás, quando o mundo pensava daquele jeito.


Espero que não venha nenhum manjador carente de interpretação de texto, dizer que eu sou racista, anti-semita ou homofóbico. Eu não estou defendendo as idéias da Idade Média, mas escrevendo que era daquele jeito que pensavam na época e que nenhum europeu veria algo de errado na obra. Agora proibir? Censurar? As escolas podem usar a obra de Dante a favor das lutas sociais, diferente do que a Gherush92 acha. É com textos como esse que você pode exemplificar bem o tipo de pensamento daquela época, que hoje é algo atrasado e intolerável. 

Eu tenho que confessar que tenho nojo dessa onda de "politicamente correto", aonde uma palavra pode taxar você disso ou daquilo. O que me conforta, no momento, é que a Gherush9 nunca vai conseguir barrar um clássico como "A Divina Comédia". No entanto, eu tenho medo de onde essa onda do "politicamente correto e socialmente aceitável" possa nos levar, porque isso acabou sendo distorcido e não é mais uma luta pelos direitos humanos, mas sim por uma censura.


Gostou do post? Então comente e curta O Bronco no Facebook!

23 comentários:

  1. Próxima tentativa dos caras: banir a Bíblia pelo preconceito, racismo e anti-semitismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fico indignado como o pessoal gosta de perder tempo fazendo algo que não vai mudar merda nenhuma. Vão cuidar de criança desamparada, tentar evitar que as pessoas se matem e o caralho a quatro. Um livro não muda nada.

      Excluir
    2. Na verdade, livros mudam sim, a Bíblia e o Corão, por exemplo! Mas o que eu acho que essa ONG deveria se preocupar era em CONSCIENTIZAR os estudantes a não levar ao pé da letra ou saberem julgar o correto e o errado - fanáticos religiosos ou de ideologias cruéis (nazismo, fascismo, etc) deveriam ser conscientizados também - de tudo que eles irão ler. Agora censurar obras clássicas? Pelo amor...


      *Só um detalhe, Virgílio não foi o guia de Dante no paraíso. Quem o guiou até Deus foi a sua amada já falecida Beatrice, se não me engano. :~

      Excluir
    3. Bíblia: Coleção de livros com mais de 2000 erros e contradições. Ela é dividida em :Antigo testamento a mentira de um povo que se diz escolhido,com heróis estranhos Josué,o qual sucedeu a moisés , aquele dos dez mandamentos que contarriam o homicídio,o roubo, cobiçar a mulher e os bens do próximo. O tal josué ´invade a pelestina e toda a região à sua volta, matando mulheres, crianças,idosos,roubando suas propriedade,logicamente,tudo abençoado por seu deus,pelo menos é o que está na Bíblia. Depois temos o maior de seus heróis , Davi,o rei que com 12 se torna assassino,pois mata Golias(1 samuel,mas é desmentido no livro seguinte,2samuel),depois traíra,indo pro exército filisteu(isso mesmo,o inimigo) , depois usurpa o trono com a morte de saul,tem várias mulheres e não contente , rouba a mulher de urias , um homem honesto que é enviado para o pior lugar da guerra,pra davi ficar com sua esposa,por sinal,tão vagabunda quanto uma maria chuteira,a qual fica grávida. Então Deus intervem e a criança não sobrevive. Davi,que se diz arrependido,vai lá e pega a mulher de novo e nasce salomão. Davi,o herói destemido,vai ficando doente e em vez de passar o trono pra seu filho mais velho, Absalão,nega. Absalão,pro seru direito de primogênito se declara rei e seu pai o todo-poderoso davi foge, covardemente,largando as mulheres para trás,ficaNDO COM A MARIA COROA Betsabé,a mãe de salomão. Davi arma um esquema,declara guerra contra seu filho Absalão e o derrota, o qual é morto,contra a vontade do bondoso davi(eu nunca vi alguém declarar guerra contra alguém e não querer seu inimigo morto. Então ele volta a assumir o trono . Como está velho, Adonias,o próximo na lista de sucesão,tenta assumir o trono , mas é impedido por uma conspiração de Betsabé, o sumosacerdote o profeta,que convencem a davi que salomão é o escolhido.Esse salomão é aquele cara mais sábio , que contruiu o gigantesco templo em jerusalém, o qual demorou sete anos,envolvendo mais de 130.000 pessoas. Aí você me pergunta;''qual o tamanho do gigantesco templo?'' Eu respondo:''8,90m por 17,80m por 13m de altura. Como podemos ver esse monstruoso templo tem quase o tamanhoi de uma quadra de volei e levou sete anos pra ficar pronto,com toda essa mão de obra o que custou muito caro(mais ou menos o que vemos com obras de nosso governo). O pior é que salomão nem existiu,pois não consta seu nome em registro Mesopotâmico,Egípcios nem fenício , povo esse que tinha maior comércio com israel. Esse tipo de hisorinha pode então, A Divina Comédia , uma obra de arte fictícia , não. E os pseudo-cristão apoiam essa ideia judaica, povo que crucificou Jesus Cristo!

      Excluir
    4. Paulo, eu não acho que um livro mude muita coisa. O ser humano só usa livros para justificar a sua ignorância natural, não importa se ele tá usando a Bíblia ou o Corão. Antes desses livros sacros, o homem já era intolerante e vai continuar sendo com eles ou sem eles.

      E peço desculpas pelo erro ali.

      Excluir
  2. Li a Divina Comédia, é poema do princípio ao fim.
    Vão censurar a pqp.

    ResponderExcluir
  3. "saiba que não tinha internet naquela época, pra ver como o clima era tenso."
    eu ri

    ResponderExcluir
  4. A ignorância dessas pessoas chega a ser bizarra. A forma estúpida como enxergam o mundo. Tudo para eles é política, tudo o que de alguma forma represente um obstáculo para seus fins políticos, eles tentam destruir.
    De certa forma fico aliviado ao ver que essa estupidez esquerdista é um fenômeno mundial e não apenas brasileiro.

    ResponderExcluir
  5. Não cheguei a ler o livro, mas meu pai o tinha em casa e disse que era realmente tenso de se ler por conta do vocabulário, coisa e tal. Acho que essa coisa de "politicamente correto e socialmente aceitável" vai acabar levando nosso mundo para uma outra ditadura mais fodida do que já vivemos tempos atrás. Muito bom o post, parabens.

    ResponderExcluir
  6. Babaquice. Precisa descobrir quem sustenta essa ONG de araque. Mas tem um problema: os muçulmanos acham, hoje em dia 2012, que católicos, evangélicos, budistas, etc, são realmente hereges e infiéis. A obra de Alighieri tem centenas de anos, por ser o que é. E essas idéias pseudo politicamente corretas são modinha.
    Praticar a defesa dos direitos humanos onde eles existem é muito fácil. Quero ver eles lá no Iran defendendo sua "causa".

    ResponderExcluir
  7. "Setecentos anos atrás, quando o mundo pensava daquele jeito."

    Só fazendo papel de chato aqui, não é bem que o mundo pensava daquele jeito (um muçulmano, por exemplo, não se considerava infiel). Quem pensava daquele jeito era um católico florentino do século XIV. Mas isso não invalida nenhum dos seus argumentos. Texto mto bom!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os mulçumanos também viam um homossexual e um judeu com maus olhos.

      Excluir
  8. em nome do politicamente correto e da "defesa" das minorias(isso tudo é mentira), estão aos poucos implantando uma ditadura do pensar e agir... bando de fdp....

    ResponderExcluir
  9. Aff, isso é cultura, e não homofobia ou racismo.
    Dante não tem culpa que é agora é moda ser gay!

    ResponderExcluir
  10. Querem acabar com a cultura. Tantos livros idiotas de padres e pastores que arrecadam dinheiro em nome de Jesus,o nome que virou uma logomarca. Depois de Dante,vão proibir Shakespeare,como em Romeu e Julieta,pois induz ao suicídio. Onde eles querem chegar?

    ResponderExcluir
  11. "Abandonai toda a esperança"

    ResponderExcluir
  12. Não se fazem mais ONGS como antigamente.

    ResponderExcluir
  13. Que nojeira! Falso moralismo é de lascar. O que mais vão inventar?

    ResponderExcluir
  14. VAMOS CENSURAR A IMAGINAÇÃO HUMANA?

    ResponderExcluir
  15. deveria proibir o livros tipo "Crepúsculo"pois é uma afronta aos direitos humanos o que esses livros fazem com a mente de quem os leem!!huuhuh

    ResponderExcluir
  16. O ser humano sempre foi violento, gostou de guerra e de cuidar da sua família, morrer pela pátria e tudo essas coisas que hoje são palhaçada pra alguns... também sempre precisou ser controlado, a partir do momento em que as pessoas foram tendo mais liberdades de escolhas e os pais menos obrigações e 'direitos sobre os filhos' a coisa foi desandando de uma forma assustadora, não sou preconceituoso, mas lembre-se que a alguns anos atrás havia muito preconceito com negros, hoje quem sofre isso são os gays, daqui a pouco será outra 'classe' a sofrer isso, aí então virá uma lei para protege-los e proibir que você impeça seu filho de ser assim, agora eu entendo a preocupação das pessoas nos anos 70 com os adolescentes que queriam liberdade e paz(não trabalhar). O mundo precisa evoluir, e pra isso é necessario sacrificio. Desculpa ter escrito demais.

    ResponderExcluir
  17. No inferno os lugares mais quentes são reservados àqueles que escolheram a neutralidade em tempo de crise.
    Dante Alighieri

    ResponderExcluir
  18. Um brinde. Vamos a última e grande guerra, acabar com toda discórdia com o sangue derramado. Que vença o mais forte, e reescreva toda a história.

    ResponderExcluir

- Gostou do conteúdo? Beleza, broto, vai com Jesus e volte sempre. Não gostou? Então clique aqui

- Cuidado! O bagulho aqui é bronco, mas não é bagunça. Lembre-se que a responsabilidade por SEU comentário é somente SUA.

- O Bronco está aberto a críticas construtivas.

- Os comentários são moderados porque tem um monte de zé ruela que vem só pra postar propaganda, não comenta nada sobre o post.

- Evite post com caps lock. É HORRÍVEL LER COISAS ESCRITAS ASSIM, COM CAPS LOCK.

- Procure ver o post completo antes de comentar.

- Veja também nossas outras postagens.

- Evite comentar como anônimo para facilitar na identificação de quem é quem. Isso ajuda na hora de responder comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Orkut Twitter Facebook Tumblr Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Powerade Coupons | Edited by Natan Morais