sábado, 19 de maio de 2012

Junior Cigano e o futuro dos Pesos Pesados


Atualmente a categoria dos pesos pesados no MMA passa pelo seu melhor momento na história depois do PRIDE. A categoria está recheada de talentos, desde grandes nocauteadores até finalizadores exemplares, mostrando que não são apenas as categorias mais leves que possuem lutas técnicas. O UFC 146 será histórico para a categoria, não só dentro do UFC, mas para o MMA em geral. O card principal terá cinco combates entre pesos pesados, o que com certeza definirá o futuro da categoria. Acompanhe essa análise dos melhores pesos pesados da atualidade e o que eles tem a oferecer.

Começando pelo campeão da categoria. Ainda resta dúvidas da capacidade de lutar em pé de Junior Cigano? Na realidade nunca ouve a dúvida que ele não fosse o striker sensacional que é. Junior Cigano venceu sete adversários de nível no UFC antes que ganhar a sua oportunidade pelo cinturão. Não tomou conhecimento do temido e invicto campeão Cain Velasquez e o nocauteou em pouco mais de um minuto. De suas oito lutas no UFC, cinco delas venceu por nocaute ou nocaute técnico e ainda venceu uma depois de Mirko Cro Cop desistir, depois de quebrar o osso orbital. O poder de nocaute do brasileiro, assim como a sua perícia no boxe e o seu condicionamento físico, são incontestáveis. Cigano ainda não foi testado no chão, mas sempre afirmou que tem confiança em seu jiu-jitsu. Vencendo ou perdendo para Frank Mir no UFC 146, Cigano vai continuar sendo um lutador formidável entre os pesados e o seu futuro na categoria será brilhante, já que o brasileiro está com apenas 27 anos e tem muita lenha para queimar.


Frank Mir é uma das figuras mais polêmicas entre os pesados do UFC, odiado por uns e amados por outros. Mas uma coisa é certa: Frank Mir é o lutador mais sortudo da categoria. O cara nasceu com a bunda virada pra lua mesmo! Mir virou lutas praticamente perdidas várias vezes, como no primeiro confronto contra Brock Lesnar, aonde estava sendo surrado e conseguiu encaixar uma chave de joelho que encerrou o combate. Ainda etmos o exemplo mais recente, quando Minotauro praticamente nocauteou Frank Mir e o americano conseguiu encaixar uma chave kimura, em um erro grotesco do brasileiro, e vencer o combate. Mesmo sendo sortudo, não podemos esquecer que Mir possui poder de nocaute, além de ser perigosíssimo no chão e já foi campeão duas vezes na carreira.


Cain Velasquez é considerado um fenômeno dos pesos pesados. Foi campeão invicto, dando uma surra colossal em Brock Lesnar. De suas nove vitórias até então, oito vieram por meio de nocaute ou nocaute técnico, o que ajudou na sua fama de campeão imbatível. Tudo mudou quando ele enfrentou Junior Cigano. Cain entrou no octógono visivelmente nervoso e não deu trabalho nenhum para o brasileiro que o nocauteou, acabando com a sua invencibilidade. Entretanto, todos sabem que Cain não mostrou nem 10% de sua capacidade em seu último combate, então se o americano conseguir lidar com a pressão psicológica, tem tudo para causar muito estrago entre os pesados, seja com a sua forte trocação ou seu wrestling afiado. Uma vitória sobre o brasileiro Antônio Silva, o Pezão, pode colocar Cain novamente como desafiante ao cinturão.


Travis Browne? Você deve estar se perguntando, por que ele? Browne é um lutador que todos devem ficar de olho, porque o futuro dele realmente é promissor. Com 13 vitórias, um empate contra Cheick Kongo e nenhuma derrota, Browne começa a despontar como um futuro desafiante ao cinturão, principalmente se conseguir se manter invicto nas próximas duas ou no máximo três lutas. Travis Browne já mostrou que tem um grande poder de nocaute, como pudemos ver em sua luta contra Stefan Struve, além de um bom jogo de chão afiado pelo time de Greg Jackson, treinador de caras como Georges St. Pierre e Jon Jones.


O americano Shane del Rosario está em uma posição parecida ao seu compatriota Travis Browne: ele está invicto em sua carreira no MMA. A diferença entre os dois é que Shane del Rosario venceu dez de suas onze lutas no primeiro round, seja por submissão ou na trocação. Com apenas 28 anos, o que é cedo para um lutador, del Rosario já aparece como uma máquina de destruição na categoria, que vai causar um tremendo estrago em um futuro próximo. O que complica a vida de del Rosario é que ele enfrentará o nocauteador croata Stipe Miočić, que também está invicto com oito vitórias, mas não vitórias tão arrasadoras como as de Shane del Rosario.

Realmente a categoria dos pesos pesados está fervilhando de lutadores de nível. Fabrício Werdum vem de vitória, depois de massacrar Roy Nelson no combate que ganhou o prêmio de luta da noite. Werdum já é um lutador renomado, o que pesa muito a seu favor. Mas a vitória sobre Fedor Emelianenko em 2010 pesa muito mais. Agora ele enfrenta Mike Russow no UFC 147, outro lutador que está em grande fase e sem perder desde 2007, que foi a sua única derrota por sinal.


Antônio Silva, o Pezão, também compartilha o gosto de vencer o russo Fedor Emlianenko. Contudo, o brasileiro tem pela frente nada mais, nada menos do que Cain Velasquez, o antigo campeão da categoria. Pezão vai precisar impor o seu tamanho sobre Velasquez, para aumentar as suas chances de vitória.
De todos os lutadores citados, Lavar Johnson e Stefan Struve são os mais distantes de se tornarem desafiantes, mas isso não quer dizer que não representem nada na categoria. Principalmente o gigante Struve, de 2,11m, com apenas 24 anos de idade e 28 combates na carreira, vencendo 23 deles. Lavar Johnson está ganhando popularidade, o que também pesa muito para decidir os desafiantes ao cinturão, e está fazendo a sua terceira luta em quatro meses. Qualquer um dos dois que vencer estará um passo mais próximo de estar entre os melhores dos pesados.

Considerações finais
Existem três lutadores que ficaram de fora e merecem destaque: Alistair Overeem, Josh Barnett e Daniel Cormier. Decidi fazer um post individual para Overeem, assim como os dois finalistas do GP dos Pesados do Strikeforce, que fazem a final hoje. Essa semana também farei uma análise da luta entre Junior Cigano e Frank Mir, analisando os pontos fortes de cada um e quem tem mais chances de vencer. Resumindo: não faltará pesos pesados nessa semana, o ideal para você entrar no clima do UFC 146. Espero que tenham curtido o post e não deixem de acompanhar os próximos.




Gostou do post? Então comente e curta O Bronco no Facebook!

13 comentários:

  1. Porra, não sei como tem tão poucos comentários, vo^cê escreve muito bem =)´
    Ótimo post;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que o pessoal gosta de comentar e acessar só as tirinhas nada a ver do Não Intendo e os kibes do Ah Negão. Mas obrigado pelo comentário, continue acompanhando o blog e comentando.

      Excluir
    2. Nem quando o bronco postou um monte de gostosas na pascoa, o pessoal comentou...

      mas cara é isso ai, não pare de postar, seu blog é muito bom, o conteúdo dos seus textos são muito bem redigidos!

      Excluir
    3. Os caras não gostam muito de mulher, é impressionante. Obrigado Helton. Continue acessando o blog e comentando.

      Excluir
  2. Ótimo post, porém senti falta do Mark Hunt, Acredito que ele esteja muito mais perto de qualquer coisa que o Lavar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Diogenes, apesar do grande apelo dos fãs pelo Mark Hunt, eu acredito que ele não represente um futuro longo para categoria. Se ele vai fazer alguma coisa, será esse ano ou no próximo devido a idade. Além disso, eu pretendo fazer um post único sobre ele, só me falta tempo disponível.

      Obrigado pelo comentário e continue acompanhando o blog.

      Excluir
  3. belo post parceiro, tenho uma visão parecida sobre os lutadores q estão beirando nos pesos pesados , belo post , meus parabéns !

    ResponderExcluir
  4. ótimo post ! muitos talentos estão beirando nos pesos pesado, porém cigano vem mostrando que é um exímio striker , no chão, nosso campeão ainda não demonstrou suas qualidades , mas acredito que vem trabalhando bem esta parte de chão desde sua última luta perdida, seu post está perfeito parceiro, é isso aí , parabéns !

    ResponderExcluir
  5. Apesar dos altos e baixos na carreira, acredito que Fabrício Werdum está próximo do titleshot. Tirando a luta contra Overrem, que foi deprimente, ele vem de duas vitórias contundentes contra Roy Neslon e Mike Russow, esta última bem mais expressiva. Já que a suspensão de Alistair acaba no final de dezembro acredito que o UFC poderia fazer o último evento do ano tendo Dos Santos x Velasquez como main event e Werdum x Overrem II como co-main event. Dessa forma Werdum poderia se recuperar da derrota pro Overbomba e ser o próximo desafiante ao cinturão de Cigano (acredito que o Junior defenda-o mais uma vez), sem falar no apelo de revanche que teria uma luta entre Werdum e Cigano.
    Bronco, muito bom o blog. Comecei a acompanhar a pouco tempo, mas já li praticamente todos os posts desde o início. Gosto bastante do conteúdo e da forma como é escrito, bem bronco mesmo. Só tenho um pedido: faça posts com mais frequencia!

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, uma revanche entre Werdum e Overeem seria uma boa, principalmente no mesmo evento de Cigano x Velasquez. Quanto aos posts, eu tento fazer o maior número possível, mas nem sempre dá tempo e como pouca gente comenta e divulga o blog, as vezes desanima. Mas tentarei me esforçar mais ainda para manter a qualidade, pelo menos o que eu julgo como qualidade, do blog.

      Obrigado pelo comentário e continue acompanhando o blog, caro Wesley.

      Excluir
    2. Entendo. Com certeza o reconhecimento motiva a trazer mais conteúdo e com frequência maior. Se servir de alguma coisa, acredito que você deveria continuar com os posts independente do retorno ou comentários dos leitores. Eu mesmo acompanho o blog e não costumo comentar, porém leio e gosto de praticamente tudo o que é publicado. Tu escreves bem e tens um trabalho bem elaborado, querendo ou não é algo de tua autoria e isso basta pra você continuar. Resumindo foda-se se a galera falar merda ou não comentar, essa porra desse blog é bom e é pra quem gosta de MMA e mulher gostosa (basicamente), quer mais alguma coisa?

      Grande abraço e vamos torçer pro Belfort trazer mais um cinturão pra casa!

      Excluir
    3. Obrigado pelo apoio. O reconhecimento é um incentivo e tanto, mas de qualquer maneira, o primeiro objetivo do blog é agradar a mim mesmo, essa é uma razão para eu produzir meu próprio conteúdo ao invés de copiar, simplesmente. Só gostaria de ter um pouco mais de tempo e criatividade, que ultimamente anda em baixa.

      Abraço.

      Excluir

- Gostou do conteúdo? Beleza, broto, vai com Jesus e volte sempre. Não gostou? Então clique aqui

- Cuidado! O bagulho aqui é bronco, mas não é bagunça. Lembre-se que a responsabilidade por SEU comentário é somente SUA.

- O Bronco está aberto a críticas construtivas.

- Os comentários são moderados porque tem um monte de zé ruela que vem só pra postar propaganda, não comenta nada sobre o post.

- Evite post com caps lock. É HORRÍVEL LER COISAS ESCRITAS ASSIM, COM CAPS LOCK.

- Procure ver o post completo antes de comentar.

- Veja também nossas outras postagens.

- Evite comentar como anônimo para facilitar na identificação de quem é quem. Isso ajuda na hora de responder comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Orkut Twitter Facebook Tumblr Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Powerade Coupons | Edited by Natan Morais