segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Aonde estava Cigano?


Vou ser completamente sincero com vocês: esse é um post que eu não tinha vontade nenhuma da fazer. Por que? Porque eu não estava preparado para o que aconteceu no UFC 155. Eu esperava uma vitória de Cigano por nocaute ou um vitória de Cain Velasquez convencendo. Sabia que qualquer um poderia vencer, mas não imaginava que veria tanta diferença de técnica no combate. Cigano não compareceu ao combate. E aquele, que supostamente era Junior Cigano, foi completamente massacrado.


O brasileiro Junior Cigano sempre fez apresentações impecáveis em sua carreira no MMA. Sempre foi um lutador dominante, com um psicológico forte e um poder de nocaute tremendo anexado ao seu boxe de primeira. Mas no UFC 155, nada disso foi visto. Junior Cigano, ao meus olhos, não entrou no combate. O combate não teve firulas, começou logo com a ação. Cain estava desesperadamente tentando as quedas e Cigano as evitando. A minha sensação era que Cain estava desesperado e que logo Junior encerraria o combate. E eu estava redondamente enganado. Cain Velasquez não estava desesperado, mas sim seguindo uma bela estratégia, de pressionar o brasileiro o tempo todo, forçando-o a se defender das quedas e a não usar o seu boxe. E deu certo.


Cigano levou um direto na fuça e caiu, levando o primeiro knockdown em sua carreira no UFC. Aquilo foi um ponto crucial, porque Cain pressionou e começou a bater em Cigano violentamente, minando completamente o brasileiro. Eu pensei que o combate encerraria ali, mas Cigano foi salvo pelo gongo. Cigano continuou irreconhecível no combate, levando uma verdadeira surra. Em alguns momentos mostrou sinais de melhora, mas Cain cortou as chances do brasileiro evoluir rapidamente, impondo seu jogo. Cigano ser dominado no chão por um wrestler excelente como Velasquez é algo que alguns poderiam imaginar, mesmo ele possuindo uma defesa de quedas excelente. Mas agora Cigano sendo dominado em pé também? Por isso eu e acredito que muitos fãs de MMA, não esperávamos. Junior foi completamente dominado em pé e o no chão por cinco rounds. Foi uma verdadeira surra.


A vitória de Cain foi incontestável. O americano mostrou possuir uma grande estratégia, um ótimo jogo em pé e um ritmo de luta de chão frenético. Teve todos os méritos da vitória. E Cigano? Bom, o brasileiro não mostrou nada além do queixo e essa é a triste verdade. O que aconteceu com Cigano? Ficou claro que ele não conseguiu seguir uma estratégia e o próprio admitiu isso:
“Acho que o que complicou foi eu não ter uma estratégia minha. Eu fiquei muito preocupado em evitar a estratégia dele, pensar no que ele ia fazer, e acabei ficando sem saber o que eu iria fazer. Não tinha algo meu para colocar ali dentro, para partir para cima”  
Eu confesso que fiquei feliz com essa declaração de Cigano. Ele não buscou nenhuma desculpa e admitiu as falhas. E isso é bom, porque agora ele poderá rever seus erros e consertá-los. Mas que erros foram esses? Muitos andaram falando da guarda baixa de Cigano, mas falam comos e nunca tivessem visto as outras lutas do brasileiro. Ele sempre lutou de guarda baixa, isso é sua característica. O que faltou para ele, foi a sua movimentação, mostrar o quanto ele é um peso pesado veloz e usar essa velocidade combinada com um boxe agressivo. Ele não poderia dar espaço para Cain. Ele que deveria pressionar, não ser o pressionado. Nesse aspecto da guarda, Cigano falhou em não ouvir Dórea, seu treinador. Mesmo a guarda baixa sendo sua característica, Dórea pediu para que ele levantasse a guarda diversas vezes, o que significa que Cigano precisava mudar sua estratégia. Não o fez.

Acredito que a principal falha do brasileiro foi o psicológico. Talvez estivesse muito confiante e subestimou Cain, o que parece ser a maior possibilidade, dado a postura do brasileiro e da equipe nos últimos tempos, demonstrando confiança excessiva. Podem ser outras coisas, como simplesmente ter ficado nervoso com a revanche. Pode ter sido o estresse que ele passou no aeroporto durante o Natal, quando seu avião atrasou. Pode ter discutido com a esposa, acordado com o pé esquerdo ou visto um gato preto. Pode ter sido qualquer coisa, mas a mente de Cigano não entrou no combate. Eu não posso nem dizer que seu corpo entrou, porque ele quase não bateu em Velasquez. Apenas o queixo do brasileiro estava presente e aguentou um castigo gigantesco.


Muitos estão dizendo que Cigano entregou o combate. Eu digo que são imbecis. Alguém para entregar o combate, não ficaria sendo massacrado cinco rounds, correndo o risco de sofrer fraturas, lesões graves e ficar com a cara que Cigano ficou. Ele poderia até ter ficado com problemas permanentes. Se fosse para o brasileiro entregar o combate, ele teria feito isso logo no primeiro round, quando Cain começou a pressionar muito com seus socos no chão. Então por favor, não inventem teorias baseadas simplesmente no seu achismo. Analisem as coisas.


Resumindo: assim como no primeiro combate, Cain Velasquez não estava no seu dia, o mesmo aconteceu para Junior Cigano no UFC 155. Cigano é um cara jovem, tem apenas 28 anos, e está no começo de sua carreira no MMA. Ele tem muito o que evoluir, principalmente no chão, e tenho certeza que ainda nos proporcionará grandes combates e tem grandes chances de ser campeão novamente. Torço para ele sempre e com a esperança que no terceiro combate, independente de quem vença, os dois estejam em seu melhor.

Gostou do post? Então comente e curta O Bronco no Facebook!

5 comentários:

  1. Pois é, acho que ninguém esperava essa... terminamos o ano com um cinturão a menos. PS: o título correto é "Onde estava Cigano?"

    ResponderExcluir
  2. Agora é torcer pro Pézão ganhar a oportunidade de disputar o título dos pesados.
    Quem você acha que seria um bom adversário para cigano na próxima luta?

    ResponderExcluir
  3. muito boa análise da luta! Mas eu preciso confessar que ate agora não entendi o que houve com o Cigano, ele parecia estar dormindo durante a luta, eu assisti os 5 rounds sem entender o que estava acontecendo com ele. E bem, o Velasquez aproveitou e merecidamente esta com o cinturão!!

    Continue assim, Ótimo blog , conheci a esses dias e venho acompanhando desde então. :)

    ResponderExcluir
  4. Velásquez é um lutador excepcional. Eu acreditava que o Cigano poderia ganhar, no entanto, uma derrota não seria demérito nenhum, pois, como eu disse, o Cain é muito acima da média. Mas como a derrota aconteceu me deixou muito impressionado... Bem, a luta acabou. Não há o que lamentar. Espero que o Cigano aprenda com a derrota, e que aprenda principalmente a falar menos. Dias atrás ele dizia "Posso nocautear qualquer um" e "Eu faria o Boxe voltar a ser o que era"... Subiu no octágon, apanhou mais que cachorro em final de feira, ficou com a cara do Sloth dos Goonies e perdeu o cinturão. É muito feio o cara falar antes que vai fazer e acontecer e depois tomar um pau de CTI.

    ResponderExcluir
  5. Tirando a única derrota dele até então (que ninguém mostra na TV), Cigano NUNCA tinha ficado em desvantagem em uma luta. Sempre estava por cima do começo até o fim (seja por knock out ou pontos), então, obviamente, esse lado dele nunca apareceu. Cigano não tem CORAÇÃO.
    Isso mesmo, a acusação que ele (e os baba ovo dele...minotauro, pezão & Cia.) adoravam fazer contra o Overeem.
    Povo retardado q não "entende" o q aconteceu com o Cigano. É isso, tá na cara, se começar a apanhar se acovarda e some.
    Passou a luta inteira comas costas na grade, provavelmente procurando um buraco nela pra fugir por ele e ir embora pra casa pra não apanhar mais.

    ResponderExcluir

- Gostou do conteúdo? Beleza, broto, vai com Jesus e volte sempre. Não gostou? Então clique aqui

- Cuidado! O bagulho aqui é bronco, mas não é bagunça. Lembre-se que a responsabilidade por SEU comentário é somente SUA.

- O Bronco está aberto a críticas construtivas.

- Os comentários são moderados porque tem um monte de zé ruela que vem só pra postar propaganda, não comenta nada sobre o post.

- Evite post com caps lock. É HORRÍVEL LER COISAS ESCRITAS ASSIM, COM CAPS LOCK.

- Procure ver o post completo antes de comentar.

- Veja também nossas outras postagens.

- Evite comentar como anônimo para facilitar na identificação de quem é quem. Isso ajuda na hora de responder comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Orkut Twitter Facebook Tumblr Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Powerade Coupons | Edited by Natan Morais