quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

UFC São Paulo: Belfort x Bisping



Em outubro de 1998, aconteceu o UFC: Ultimate Brazil, o primeiro evento do UFC realizado em terras tupiniquins. Naquela ocasião, o ginásio da Portuguesa presenciou o jovem Vitor Belfort fazendo jus ao seu apelido de Fenômeno. Com apenas 19 anos e mais de 40 socos em 44 segundos, Vitor Belfot venceu Wanderlei Silva, então outra promessa do MMA brasileiro, por nocaute técnico. Agora, quase 15 anos depois, Belfort volta a São Paulo para enfrentar Michael Bisping. Mas agora o momento é outro. Vitor Belfort é outro. E talvez o resultado seja diferente. Será que Belfort dará o mesmo show que em 1998? Eu fiz uma análise que você DEVE ler em seguida. Continue Lendo então:



Poder de Nocaute: Vantagem de Belfort
Esse é um quesito que todos devem saber que Belfort leva vantagem. Desde sempre o brasileiro é conhecido pela sua enorme explosão muscular e seus punhos pesados. Mesmo hoje em dia eles não sendo a mesma coisa, ainda colocam Belfort a frente das mãos suaves de Bisping. Ao longo de suas 21 vitórias na carreira, Vitor Belfort venceu 13 lutas por nocaute ou nocaute técnico, apagando muita gente em seus anos de MMA. O brasileiro inclusive tem uma luta profissional e boxe, vencida também por ncoaute. Uma comparação de números, talvez coloque Bisping na frente. Todavia, números no MMA só significam algumas coisa quando seus adversários são bons. De suas 23 vitórias, 14 delas vieram por meio de nocaute ou nocaute técnico, ficando praticamente empatado com os números de Belfort. Porém, as vitórias de Bisping devem-se mais pelo queixo macio de seus adversários do que pelo seu poder de nocaute. A vantagem de Belfort é incontestável nesse quesito.


Condicionamento: Vantagem de Bisping
Vitor Belfort é conhecido por muitas coisas, seja pelos seus fortes socos, sua longa carreira ou por ser praticamente um homem-sanduíche, exibindo propagando por aí. Mas se tem uma coisa pela qual ele não é conhecido, é pelo seu fôlego. Belfort é um homem de explosão. Ele é um velocista, não um maratonista. Bisping tem uma tremenda vantagem aqui, porque quanto mais a luta demorar, mais chances o inglês terá de vencer e ele já mostrou seu condicionamento várias vezes, dificilmente diminuindo o ritmo em um combate longo. Belfort já demonstrou que não consegue manter o ritmo pela luta toda, mesmo quando era jovem. O primeiro nome a derrotar o Fenômeno foi Randy Couture, que usou o wrestling e minou completamente o fôlego e a possibilidade de reação do brasileiro, vencendo por nocaute técnico. E repetiu a dose posteriormente. 


Experiência: Empate
Aqui será com certeza o quesito mais polêmico e eu sei que muita gente irá me questionar. Quando Michael Bisping estreiou no MMA em 2004, Vitor Belfort já possuia oito anos de carreira no esporte, um verdadeiro veterano. Mas eu não acredito que a experiência de mais de 15 anos de Belfort vá funcionar contra Bisping. O que a carreira de Belfort tem de extensa, tem de instável. Brigou com seu mestre formador, Carlson Gracie, saiu e entrou do UFC diversas vezes, participou da Casa dos Artistas, teve problemas pessoais e muito mais. Claro que tudo isso é uma tremenda experiência de vida, que coloca Belfort a frente de diversos lutadores, como foi o caso de Anthony Johnson. Mas por mais experiência que Belfort tenha, eu repito: isso não adianta contra Michael Bisping. O britânico não é nenhum novato no MMA e já tem seus oito anos de carreira. E mais do que isso, Michael Bisping é um lutador inteligente, o que torna a experiência um fator menor nesse combate. Acredito que isso torna o empate justo.


Luta Agarrada: Leve vantagem de Belfort
Outro ponto polêmico. Belfort tem muito mais experiência em luta agarrada que Bisping. É faixa preta de jiu-jitsu e judô, além de já ter feito alguns combates de submission ao longo da carreira. E claro, não vamos esquecer que a faixa preta de jiu-jitsu de Belfort foi dada por nada mais, nada menos que Calrson Gracie. Certo, mas por que a vantagem de Belfort é apenas uma "leve vantagem"? Com esse currículo de luta agarrada, Belfort tinha tudo para ser um dos maiores finalizadores do MMA, mas não é. "Mas ele tem os punhos, não precisa usar o chão". Tudo bem, concordo com isso, mas a verdade é que mesmo com todo esse conhecimento teórico de luta agarrada, Belfort não sabe lutar no chão. Basta ver seus confrontos contra Randy Couture, aonde o americano dominou completamente Belfort usando o wrestling. Recentemente Belfort finalizou Anthony Johnson, mas novamente, aquilo foi mais fruto da experiência do que habilidade. E mais recentemente ainda, teve a luta contra Jon Jones. Belfort encaixou um armlock e chocou o mundo do MMA por alguns instantes, quando estava prestes a vencer. Jones resistiu. O que Belfort fez no chão depois disso, além de levar cotoveladas? Há quem diga que esse tipo de golpe deve ser proibido. Eu digo para calarem a boca. É dever do lutador se defender de golpes e naquele momento era dever de Belfort usar seu gabarito em luta de chão. Mas ele não soube usar, tanto que ele mesmo acabou finalizado. A única coisa que ainda coloca uma leve vantagem apra Belfort nesse quesito, é que Bisping não é grande coisa em luta agarrada. Ele consegue se defender e fazer alguma coisinha, mas nada de mais. 


Trocação: Leve vantagem de Bisping
Novamente isso pode soar estranho para vocês e agora me dei conta como essa luta é bizarra. Mas enfim. Mesmo com mãos de almofada, eu acredito que Michael Bisping seja um striker mais versátil que Vitor Belfort. O brasileiro tem sim um boxe muito bom e um kickboxing razoavelmente competente, mas no conjunto das habilidades em pé, Bisping é superior ao meu ver e acredito que também aos olhos de qem acompanha as suas lutas. E ainda Bisping possui um pouco mais de altura e envergadura. É justamente a falta de poder nas mãos que torna a vantagem de Bisping apenas leve.


Resistência: Vantagem de Belfort
É aqui que Vitor Belfort deve apostar as suas fichas. A combinação dos punhos pesados de Belfort com os maxilares delicados de Bisping, são a melhor chance de vitória para o brasileiro. Novamente se olharmos os números, Bisping ficaria na frente, com apenas um nocaute sofrido contra três de Belfort. Mas acontece que um foi nocaute técnico, outro foi uma intervenção médica e o último foi um chute no meio da fuça, aplicado por nada menos que Anderson Silva. O único nocaute que Bisping sofreu (que eu acho um dos mais fodas da história) foi contra Dan Henderson, outro cara que é pica das galáxias. Mas o que coloca a vantagem de Belfort então? Bom, não é somente o nocaute de Dan Henderson que mostrou a maciez do queixo inglês. Bisping sempre foi questionado sobre sua falta de resistência a golpes e a explosão muscular de Belfort pode confirmar isso mais uma vez.

Enfim, terminada a minha análise sem vergonha. E depois disso tudo, eu percebi como essa luta é bizarra. O melhor trocador não tem poder de nocaute e nem queixo duro, assim como a experiência e habilidade no chão do lutador veterano não servem de muita coisa. O que esperar de uma luta dessas? Como brasileiro, minha torcida é toda de Belfort, mas acredito que para ele vencer, deve acabar com a luta rapidamente. Quanto mais demorar, mais as chances de Bisping sobem. Então é isso. Agora só nos resta esperar até o dia 19 e torcer para que independente do resultado, seja uma boa luta.

Gostou do post? Então comente e curta O Bronco no Facebook!

4 comentários:

  1. Por mais que o Bisping seja bom acredito que vai dar Belfort facil.
    Muito bom o post, Parabens.

    ResponderExcluir
  2. A única coisa que me motiva a torcer para o Belfort nessa luta é o fato que prometeram um title shot ao Bisping caso vença
    sinceramente... Bisping contra Spider num daria nem graça
    então, por mais que eu ache o Belfort um pé no saco
    nessa eu torço por ele

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkk

    Mãos de almofada foi foda! Mas eu acredito que o Belfort leve essa por nocaute técnico.

    ResponderExcluir
  4. Bisping mão de alface. Warr Belfort!

    ResponderExcluir

- Gostou do conteúdo? Beleza, broto, vai com Jesus e volte sempre. Não gostou? Então clique aqui

- Cuidado! O bagulho aqui é bronco, mas não é bagunça. Lembre-se que a responsabilidade por SEU comentário é somente SUA.

- O Bronco está aberto a críticas construtivas.

- Os comentários são moderados porque tem um monte de zé ruela que vem só pra postar propaganda, não comenta nada sobre o post.

- Evite post com caps lock. É HORRÍVEL LER COISAS ESCRITAS ASSIM, COM CAPS LOCK.

- Procure ver o post completo antes de comentar.

- Veja também nossas outras postagens.

- Evite comentar como anônimo para facilitar na identificação de quem é quem. Isso ajuda na hora de responder comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Orkut Twitter Facebook Tumblr Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Powerade Coupons | Edited by Natan Morais