sábado, 27 de abril de 2013

Bronco da Semana: Padre Beto



Não é todo mundo que chega no seu chefe e diz: "Não é assim que se fazem as coisas, chefe. Abra sua mente e deixe de ser ignorante". Você já falou algo assim pro seu superior? Não duvido que alguns leitores tenham falado, mas mesmo assim são poucos e corajosos. O que torna Padre Beto o bronco da semana, é ter feito justamente isso: ele bateu de frente com o conservadorismo e alguns dogmas da Igreja Católica. Continue Lendo e descubra de que maneira ele fez isso:


Frequentador de choperias, com camisetas de bandas de rock, piercings e um discurso progressista contra o conservadorismo da Igreja Católica, Padre Beto, um padre de Bauru (no interior de São Paulo), vem chamando a atenção. Mas a polêmica maior envolvendo a sua figura veio depois da publicação de uma entrevista no Youtube, na qual Padre Beto se posiciona a favor de muitos temas que são tabus não somente para a Igreja Católica, mas para a maioria das vertentes religiosas mundo afora. Em épocas em que muitos criticam o conservadorismo de Silas Malafaia e Marco Feliciano, o Padre Beto adota um discurso oposto. Confira:


Eu não poderia ter me expressado melhor do que o padre em questão, quando ele diz que não se pode ignorar 2 mil anos de conhecimento adquirido, para basear-se em escritos que foram produtos de seu tempo. Mesmo ganhando minha simpatia, é evidente que o padre ganhou a antipatia de muitos, principalmente da Igreja Católica, é claro. 
Formado em teologia e com doutorado em ética na universidade Ludwig-Maxilian de Munique, na Alemanha, Padre Beto recebeu um ultimato do bispo de Bauru, exigindo a retirada dos materiais que contrariam a Igreja da internet e um pedido de perdão do padre. Em resposta, anunciando seu afastamento da Igreja, ele declarou:

"Se refletir é um pecado, sempre fui e sempre serei um pecador. Quem disse que um dogma não pode ser discutido? Não consigo ser padre numa instituição que no momento não respeita a liberdade de expressão e reflexão".

Eu respeito a coragem e a coerência de Padre Beto e vejo isso como um bom sinal para o futuro. As instituições religiosas mundo afora, cedo ou tarde terão que rever seus conceitos e adaptar-se ao mundo contemporâneo. É claro que essa mudança não será em breve, talvez eu sequer esteja vivo quando algo acontecer, mas sei que cedo ou tarde vai mudar.

Fonte: Folha

Gostou do post? Então comente e curta O Bronco no Facebook!

2 comentários:

  1. Link Interessante que contradiz essa materia :

    http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/um-padre-tonto-e-tratado-pela-imprensa-como-se-fosse-um-misto-de-voltaire-com-santo-agostinho-ou-o-sacerdote-que-decidiu-dar-um-ultimato-a-igreja-ou-ela-muda-ou-ele-nao-volta/

    ResponderExcluir

- Gostou do conteúdo? Beleza, broto, vai com Jesus e volte sempre. Não gostou? Então clique aqui

- Cuidado! O bagulho aqui é bronco, mas não é bagunça. Lembre-se que a responsabilidade por SEU comentário é somente SUA.

- O Bronco está aberto a críticas construtivas.

- Os comentários são moderados porque tem um monte de zé ruela que vem só pra postar propaganda, não comenta nada sobre o post.

- Evite post com caps lock. É HORRÍVEL LER COISAS ESCRITAS ASSIM, COM CAPS LOCK.

- Procure ver o post completo antes de comentar.

- Veja também nossas outras postagens.

- Evite comentar como anônimo para facilitar na identificação de quem é quem. Isso ajuda na hora de responder comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Orkut Twitter Facebook Tumblr Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Powerade Coupons | Edited by Natan Morais