quarta-feira, 8 de maio de 2013

Pessoa genial da semana: Mãe quer proibir "O Diário de Anne Frank"

Anne Frank (1929-1945)
"O Diário de Anne Frank" é o relato de sua autora, a judia alemã Anne Frank, seus parentes e outros judeus que se esconderam da perseguição nazista em um sótão, na cidade de Amsterdã. É um livro que estudantes ao redor do mundo inteiro leem, além de possuir um grande simbolismo ao retratar o drama de uma família diante do medo e da perseguição. Todavia, sempre existe um moralista. E quase sempre americano. Logo, uma mãe americana quer banir o livro das escolas, por ser, segundo ela, pornográfico.


A zelosa mãe em questão é Gail Horalek, que tem uma filha cursando a sétima série em Northville, Michigan. A senhora Horalek entrou com uma reclamação na direção da escola, pedindo que o livro seja banido da mesma, alegando ser inapropriado para os estudantes. A mãe usa uma parte específica do livro para justificar o banimento:
"Até eu ter 11 ou 12 [anos], eu não percebi que havia outros lábios dentro [da vagina], porque não podia vê-los. O que é mais engraçado é que eu achava que a urina saía do clitóris"
Sim, damas e cavalheiros, foi essa passagem que indignou a mãe americana. Para ela é inapropriado que a filha descubra que tem uma vagina, assim como é inapropriado que a menina pense que outra menina também tem uma vagina. Sinceramente, acredito que possa ter sido uma surpresa para a senhora Horalek descobrir que ela mesma tem uma vagina, porque só isso pode justificar tamanha indignação:
"É inapropriado para um professor passar esse tipo de material, quando é na verdade trabalho dos pais transmitir aos filhos essas informações."
Lógico que várias instituições manifestaram-se para que a diretora da escola não ceda a pressão da mãe da aluna, inclusive publicando uma carta:
"A passagem em questão se relaciona a uma experiência que pode acontecer a qualquer um dos seus estudantes: mudanças físicas associadas à puberdade. Anne não tinha livros ou amigos para responder suas perguntas, então ela era forçada a confiar em suas observações. A literatura prepara estudantes para o futuro, provendo oportunidades de explorar problemas que eles podem encontrar durante a vida. Uma boa educação depende da proteção ao direito de ler, perguntar, questionar e pensar por si próprio"
Com tanta louça pra lavar, terreno pra carpir e criança pra alimentar, por que CARALHOS essa mulher tá preocupada em proibir um livro que apenas cita uma parte do corpo? Para a senhora Horalek, eu invoco Caetano:



Infelizmente não é a primeira vez que publico um post sobre a proibição de uma obra literária. Muito tempo atrás eu publiquei sobre uma ONG que queria proibir "A Divina Comédia", de Dante Alighieri, uma das maiores obras literárias da humanidade. Você pode conferir AQUI

Fonte: Folha

Gostou do post? Então comente e curta O Bronco no Facebook!

2 comentários:

  1. PQP!!!Esse site e mt bom e mt bem escrito!!!Ja faz umas 2 horas que eu to vidrado lendo essa poha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado digníssimo anônimo. Só lamento não ter tempo de atualizá-lo com a frequência que eu gostaria. Mas mantenha-se perto! Abraço.

      Excluir

- Gostou do conteúdo? Beleza, broto, vai com Jesus e volte sempre. Não gostou? Então clique aqui

- Cuidado! O bagulho aqui é bronco, mas não é bagunça. Lembre-se que a responsabilidade por SEU comentário é somente SUA.

- O Bronco está aberto a críticas construtivas.

- Os comentários são moderados porque tem um monte de zé ruela que vem só pra postar propaganda, não comenta nada sobre o post.

- Evite post com caps lock. É HORRÍVEL LER COISAS ESCRITAS ASSIM, COM CAPS LOCK.

- Procure ver o post completo antes de comentar.

- Veja também nossas outras postagens.

- Evite comentar como anônimo para facilitar na identificação de quem é quem. Isso ajuda na hora de responder comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Orkut Twitter Facebook Tumblr Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Powerade Coupons | Edited by Natan Morais