quarta-feira, 15 de maio de 2013

Belfort x Rockhold: Um novo desafiante para Anderson Silva?


Neste final de semana acontece o UFC em Jaraguá do Sul. O combate principal da noite pode definir o próximo desafiante ao cinturão dos pesos médios, ele ficando com Anderson Silva ou não. Vitor Belfort vem de três vitórias entre os médios (com uma derrota para Jon Jones no meio do caminho), com dois nocautes e uma finalização. Luke Rockhold tem nove vitórias seguidas na carreira, além de ter sido o último campeão entre os médios do Strikeforce. Tem cheiro de desafiante nessa luta ou não? Enfim, aqui vai minha análise desse combate:

Condicionamento: Vantagem de Rockhold
Belfort é um lutador de primeiro round, todo mundo sabe que lutas longas não são com ele, principalmente com a idade que tem agora. Lockhold é oito anos mais moço, além de já ter demonstrado em dois confrontos de cinco rounds, que tem um excelente condicionamento físico: quando venceu Ronaldo Jacaré e tornou-se campeão e quando defendeu o cinturão contra Tim Kennedy. É aqui, com seu bom condicionamento e sua constante movimentação, que terá sua grande vantagem. Quanto mais a luta demorar, maiores serão as chances de Rockhold vencê-la, seja por qualquer método, principalmente por pontos.


Poder de Nocaute: Vantagem de Belfort
Nesse quesito, Belfort é incontestável. Será difícil um adversário ter mais poder de nocaute do que ele e os exemplos para provar isso são vários. São 15 nocautes em uma carreira de 22 vitórias, a imensa maioria no primeiro round. A explosão muscular que Belfort tem é um fato conhecido desde seus 18 anos, quando começou no MMA, mesmo sendo um atleta de origem no jiu-jitsu. Os exemplos mais recente do poder de nocaute puto de Belfort, foram a luta contra Yoshihiro Akiyama, quando o brasileiro colocou o japonês para tirar um ronco e a vitória contra o inglês Michael Bisping. Já Rockhold  tem apenas dois nocautes técnicos em seu cartel, então não tem nem como comparar com o brasileiro. Talvez o americano possua um poder de nocaute escondido na manga, que ainda não teve oportunidade de mostrar por ser novo no esporte, mas isso não muda a vantagem absoluta que Belfort tem aqui.


Luta Agarrada: Vantagem de Rockhold
Contrariando os saudosistas do vale tudo e do jiu-jitsu Gracie, aqui eu coloca a vantagem para o americano e justifico o motivo. Mesmo que seja um faixa preta do grande Carlson Gracie, Belfort deixou seu jiu-jitsu ocioso ao longo de sua carreira. Seu talento para nocautear é tão grande, que ele simplesmente não evoluiu no jiu-jitsu e também foi nesse período que todo mundo estudou a arte suave com vigor, portanto ser um atleta oriundo do jiu-jitsu não é nenhuma novidade. O americano é faixa marrom em jiu-jitsu, mas tem duas medalhas de ouro de uma organização mundial de jiu-jitsu, além de possuir seis vitórias por submissão em seu cartel, contra duas vitórias e uma pegada no braço de Jon Jones de Belfort. Não são apenas os números, mas também considero a capacidade no jiu-jitsu de Rockhjold superior. Apesar da vantagem, não quer dizer que eu não possa morder a língua, obviamente. 


Trocação: Vantagem de Belfort 
O que torna Vitor um grande nocauteador não é apenas o seu poder de nocaute, mas também a maneira como ele mescla isso com seu boxe de altíssimo nível. Todo o poder de Vitor está em seus punhos. Se eu não estiver enganado, o único nocaute da carreira de Belfort em que ele usou um chute, foi nessa sua última luta contra Bisping. O americano tem um jogo de trocação soltinho e movimentado, mas não chega perto da precisão que Belfort tem em seus punhos. Some a imensa qualidade técnica do boxe do brasileiro com sua experiência no karatê e sua explosão muscular de touro e não há como colocar a vantagem para alguém além dele na trocação.

Resistência: Empate
Aqui não há muito o que dizer. Vitor Belfort já colocou o queixo a prova e todos sabemos que não é lá essas coisas. Mas ai você vai dizer "mas foram apenas três derrotas por nocaute e uma foi interrupção médica e a outra foi um pezão na cara do Spider!". Sim, você tem razão, mas pra mim ele tem um queixo normal, só isso. Já Rockhold nem teve a oportunidade de mostrar o quanto de porrada aguenta. Ele possui uma derrota por nocaute técnico no começo da carreira, mas isso não muda o fato que é difícil avaliar quem tem melhor absorção de golpes. Por isso, empate.

Experiência: Vantagem de Belfort
Vitor Belfort já venceu o torneio dos pesos pesados, lá nos primórdios do UFC, com apenas 18 anos de idade. São 32 lutas na carreira, participações em torneios de grappling, em uma luta de boxe profissional, um cinturão "roubado" dos meio-pesados do UFC, passagem pelo PRIDE, técnico do The Ultimate Fighter, participação na Casa dos Artistas e atividades de pregação da palavra do Senhor. É óbvio que Rockhold é apenas um coitado perto de Belfort quando o quesito é experiência. Vitor "Homem-Sanduíche" Belfort fez quase tudo que é possível em sua carreira como lutador profissional e garoto propaganda da Sky. Rockhold tem um cinturão no Strikeforce e duas medalhas em torneios de jiu-jitsu. Só. Titio Belfort é favorito quando se fala nas trakinagens da vida!


E minha torcida...
Eu sempre apoiei e apoio o atleta brasileiro, principalmente o atleta olímpico. Já falei de quanto eles precisam de suporte e de como precisam ser valorizados em posts do Panamericano e da Olimpíadas. Até tive a intenção de fazer uma postagem apenas sobre lutas olímpicas, mas o meu cotidiano me privou dessa intenção e a postagem não se realizou. Apesar de tudo isso, esse meu patriotismo esportivo, chega uma hora que não dá. Não dá mais para torcer por Vitor Belfort. 

Eu sempre ignorei a sua chatice, seu discurso de revolucionário do esporte e insistência em se vestir como homem-sanduíche, cheio de propagandas. Sempre separei a pessoa Belfort do atleta Belfort. Só que não dá mais. Eu sou totalmente contra a história do TRT, a polêmica reposição hormonal. Pra mim é desculpa para usar esteroides e ponto final. Além disso, Belfort ficar dizendo que é um cara que respeita os adversários e ainda usar a religião para dar legitimidade a isso, é uma puta falsidade e muita gente deve ter visto isso em sua experiência como técnico do TUF Brasil. Outro exemplo dessa falsidade foi depois de derrotar Michael Bisping: é comum o clima de provocações antes da luta, mas depois todos se acertam porque o que ocorreu antes era pura propaganda, um clima quente para vender a tal luta. Entretanto Belfort foi além e depois do combate em que venceu, tirou fotos dando chutes altos e enviando diretamente para Bisping via twitter. Cacete, já é complicado para o lutador, depois de tanto esforço e dedicação, lidar com a derrota, não precisa vir um pau no cu esfregar na cara. 

Enfim, talvez tenha me alterado um pouco, mas a verdade é que não suporto mais Belfort. Minha torcida, apesar de estar em desvantagem em alguns quesitos, vai para o americano Luke Rockhold. Não por eu gostar dele, mas sim por desgostar de Belfort.

Gostou do post? Então comente e curta O Bronco no Facebook!

6 comentários:

  1. Oww índio véio...
    "...eu coloca a vantagem para...".
    Parabéns Bronco. Ótimo post.
    Concordo totalmente com você.
    Como diria o saudoso Gil: "você já está no ponto de ir para a vala".
    Chega de anabolizante nos esportes!
    Viva a morte do meu p@u!
    Boa noite!

    ResponderExcluir
  2. Perfeito!
    Já prevendo o resultado...
    Afinal, bombado brocha por bombado brocha, Belfort melhor que Sonnen.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa essas análises que você faz, dividindo por tópico. Bem que poderia ter com mais frequencia.

    ResponderExcluir
  4. Seria massa se você tivesse um quadro desses pra cada luta principal do UFC (ou pelo menos as lutas principais de disputa de cinturão). Sempre que você faz essas análises, eu repasso pros meus amigos. Material de altíssima qualidade. Abraços e continue com essas matérias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Rafael. O problema é que anda meio difícil conciliar o blog com meus outros compromissos. Por exemplo: eu faria uma análise assim sobre a luta entre Cigano e Mark Hunt, além de fazer um comentário de como o Cain Velasquez é acima da média na categoria dos pesados. Entretanto, não foi possível por causa de um seminário que tive que apresentar na faculdade, que por sinal acabou ficando uma bosta. Por fim, eu não posso prometer fazer mais análises, mas posso prometer ao menos me dedicar mais.

      Um abraço e continue acompanhando o blog.

      Excluir

- Gostou do conteúdo? Beleza, broto, vai com Jesus e volte sempre. Não gostou? Então clique aqui

- Cuidado! O bagulho aqui é bronco, mas não é bagunça. Lembre-se que a responsabilidade por SEU comentário é somente SUA.

- O Bronco está aberto a críticas construtivas.

- Os comentários são moderados porque tem um monte de zé ruela que vem só pra postar propaganda, não comenta nada sobre o post.

- Evite post com caps lock. É HORRÍVEL LER COISAS ESCRITAS ASSIM, COM CAPS LOCK.

- Procure ver o post completo antes de comentar.

- Veja também nossas outras postagens.

- Evite comentar como anônimo para facilitar na identificação de quem é quem. Isso ajuda na hora de responder comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Orkut Twitter Facebook Tumblr Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Powerade Coupons | Edited by Natan Morais