segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Fedor Emelianenko: A Lenda


É prepotência demais dizer que um homem é o melhor lutador do mundo. Não existe "O" melhor, porém existem os melhores.  Fedor Emelianenko, “The Last Emperor”, o nosso padeiro, com certeza foi um dos melhores lutadores de MMA de todos os tempos. Como definir esse russo que derrubou gigantes, submeteu lutadores expoentes, que não gosta muito da mídia, nunca encara o rosto de seus adversários e tem um espetacular físico de padeiro de meia idade? Fedor só pode ser definido com uma palavra: coração.


Fedor é do tempo em que você lutava apenas com a cara e a coragem. Sem dúvida ele é um lutador de técnica surpreendente, mas o que marcou sua carreira foi vê-lo sempre indo para cima do oponente, nunca recuando, entrando no jogo do adversário e dominando-o em seu próprio território. Quem viu os tempos do PRIDE, deve se lembrar de Fedor escapando das tentativas de submissão de Minotauro e impondo seu ground and paound poderoso. Lembra de Fedor sobrevivendo aos golpes poderosíssimos de Mirko Crocop e contra-atacando com maestria. O homem que submeteu duas vezes o temido wrestler Mark Coleman. Fedor, o peso pesado mais temido do mundo por muito tempo. Mas não hoje.

Fedor Emelianenko com os cinturões conquistados no PRIDE.
Tem muitos lutadores conhecidos pela falação antes da luta, por falar que vão destruir seu adversário, humilhá-lo, sobem no ringue e encaram o adversário fazendo cara de mau e com ódio nos olhos. Mas não Fedor. O russo sempre foi humilde em suas poucas entrevistas, nunca disse que era o melhor e nunca entrou no jogo das encaradas, pra ver quem vence no concurso da cara de malvado.

Muita gente não conhece essa figura. Muita gente nem sabe o que foi o PRIDE. Muita gente, muita mesmo nesse caso, pensa que UFC é o nome do esporte. O esporte é MMA, um dos eventos de MMA que existe é o UFC, evento que Fedor nunca pisou. Sem dúvida hoje o UFC é o maior evento de MMA do mundo, porém Emelianenko nunca quis ir pra lá. Há quem diga que é por medo dos lutadores de alto nível que o evento tem sob contrato. Fedor diz que Dana White não valoriza seus lutadores como deve, que eles são apenas produtos de marketing. Já Dana White diz que Fedor Emelianenko que é supervalorizado, que não é o grande lutador que todos dizem. A verdade sobre Fedor nunca ter pisado no maior evento de MMA do mundo, provavelmente nunca saberemos, mas uma coisa é certa: Dana White não sabe o que está falando.


Fedor Emelianenko começou a carreira em maio de 2000. Enfrentou cinco adversários naquele ano. Venceu quatro lutas, inclusive uma luta duríssima contra o brasileiro Ricardo Arona por pontos. Na quinta luta, ele “perdeu”. Mas por que entre aspas? Uma luta de 16 segundos, em que a única coisa que aconteceu foi que seu adversário, o japonês Tsuyoshi Kohsaka, acidentalmente cortou o supercílio de Fedor com uma cotovelada. Você acha que deveria ser considerado uma derrota ou uma luta sem resultado? Veja o vídeo:

Olha o "cortezinho" que o Kohsaka fez no Fedor.
Depois disso, veio o ano de 2001. Aí vieram 27 vitórias seguidas, com apenas uma luta sem resultado entre elas. Entre todas essas lutas, existem alguns combates que precisam ser destacados. Um deles foi o confronto extraordinário contra outra brasileiro, Renato “Babalu” Sobral, em uma luta muito equilibrada. Outra luta foi contra o magnífico holandês Semmy Schilt, hoje hexa campeão do K1, maior evento de kickboxing do mundo. “The Dutch Destroyer” Semmy Schilt é temido não apenas pelo seu karate formidável, mas também pelo seu tamanho avantajado.

Fedor à esquerda e o "pequenino" Semmy Schilt à direita.
Aí veio o primeiro confronto antológico contra um dos melhores lutadores da história, o brazuca Antônio Rodrigo “Minotauro” Nogueira, primeiro campeão dos pesos pesados do PRIDE. A partir dessa vitória, Fedor entrou em sua melhor fase na carreira. A fase em começou a se tornar um dos lutadores mais temidos da história. Venceu duas lutas no PRIDE logo no primeiro round e mais duas outras em outros eventos antes de começar o PRIDE Heavyweight Grand Prix de 2004.  O GP que traria algumas das melhores performances de Fedor.

Logo no começo do GP, Fedor encarou nada mais que Mark “The Hammer” Coleman, um dos melhores wrestlers de todos os tempos. Depois de uma troca breve de golpes, Coleman prendendo o russo contra as cordas, Fedor venceu o combate com um armlock magistralmente aplicado e passou para a próxima fase do GP.

Coleman conseguiu bons momentos contra o russo, dominando parte da luta, ams isso não impediu que Fedor aplicasse uma armocl e vencesse.
Na próxima luta Fedor encarou o companheiro de treinos de Coleman, “The Monster” Kevin Randleman, que vinha em busca de vingança pelo companheiro. A luta teve um movimento tão sensacional, que escrito não tem a mínima graça. É preciso ver para crer. Confira:

Não, essa imagem não está de cabeça para baixo.
Randleman foi vencido. Fedor subiu mais um degrau no GP. Depois disso ele lutou contra o gigante japonês, detentor de quatro medalhas de ouro e três de bronze em campeonatos mundiais de judô e uma medalha de prata nas Olimpíadas de Barcelona em 1992, também no judô: Naoya Ogawa. A luta eu já postei AQUI. Confira. 

O último degrau. Estava na hora da verdade. De um lado da chave do GP estava Fedor Emelianenko, que vencera todos os seus adversários e chegou na final. Do outro lado, o homem que também derrotara três lutadores para chegar na final, era um velho conhecido de Fedor: Antônio Rodrigo “Minotauro” Nogueira. Dois mestres em submissão. Dois lutadores excepcionais. A luta não acabou como as pessoas no mundo inteiro queriam: no contest. Devido a uma cabeçada acidental, os dois lutadores tiveram cortes considerados perigosos, então a luta acabou sem resultado. Mas o anti clímax não durou muito, pois a luta entre dois dos homens mais temidos do PRIDE foi remarcada e aconteceu quatro meses depois. Uma das melhores lutas da história. Se você ainda não viu, corra atrás dessa luta e veja imediatamente. 

Fedor conseguiu resistir bem ao jogo de chão de Minotauro e impôs um castigo ao brasileiro.
Fedor venceu Minotauro pela segunda vez, depois de uma batalha como poucas vezes foi vista. Ele havia conseguido. Unificou os cinturões dos pesados do PRIDE. Estava no topo do mundo das lutas.  Mas o teste de fogo estava chegando. Fedor teve que defender seu cinturão contra o striker mais temido da época. O homem que “mandava lutadores para o hospital com a perna direita e para o cemitério com a esquerda”. O policial croata. Mirko “Cro Cop” Filipovic.

Fedor vs Cro Cop foi considerada a melhor luta da década de 2000. E não é pra menos. No primeiro round, Cro Cop quebrou o nariz de Fedor com um soco, mas o russo continuou lutando. Um combate que não deixou de ter movimentação nem por um minuto, que rendeu uma das melhores trocações de golpes da história do MMA. Uma luta que eu não poderia deixar de postar aqui.


Fedor estava em sua fase dourada. Ele tinha seu cinturão e sua coroa. Faltava apenas a última jóia de sua carreira: a revanche contra Mark Coleman. Muita gente pode discordar que Fedor vs Coleman 2 tenha sido uma luta tão importante na carreira de Fedor. Realmente, não há como comparar essa luta com os confrontos contra Minotauro ou a luta contra Cro Cop, mas ela é muito relevante. Não tanto para a carreira do russo, mas para vermos como é o ser humano Fedor, não apenas o lutador. Depois do rosto de Coleman ficar desfigurado pelo inchaço dos socos do russo, Fedor venceu por submissão com um armlock. Não foi nenhuma surpresa, considerando a fase do russo na época. O que foi comovente, foram as filhas de Mark Coleman, chorando desesperadas devido a aparência do pai. Nesse vídeo, além da luta, no final está a cena com as filhas de Coleman e o ato majestoso de Fedor, consolando as pequenas. Caso não queira ver a luta, pule para os 12 minutos. Não é brincadeira, esse é o momento mais bonito da história do MMA. 


Depois de tudo isso, Fedor passou a ser considerado invencível (uma palavra que ele mesmo nunca gostou), além de ser considerado o melhor lutador da história. O legado de Fedor Emelianenko estava consolidado antes do lutador completar os 30 anos. Porém, ele não parou. Derrotou ainda Mark Hunt, Matt Lindland e o gigante Hong Man Choi.  Mas essas vitórias não significavam tanto assim, porque nenhum desses lutadores estava em um mesmo patamar que Fedor. Pelo contrário. Mesmo o gigante Hong Man Choi, não pode ser considerado um oponente tão perigoso. 

Só pra ilustrar: Fedor Emelianenko tem 1,83m de altura.
Os problemas de Fedor começaram a surgir. O PRIDE estava extinto e o melhor lutador do mundo estava sem evento para lutar. O motivo? As discordâncias entre Fedor e Dana White, presidente do UFC. Os dois nunca conseguiram entrar em acordo. Dana acusando Fedor de covarde, Fedor não querendo abrir mão dos torneios de sambô e o sonho de ver Fedor enfrentar os melhores do mundo novamente ficando cada vez mais distante. Então veio um novo evento nos EUA, o Affliction. Fedor destruiu o ex campeão mundial dos pesos pesados do UFC, Tim Sylvia, em apenas 30 segundos. Claro que Tim não estava em seus melhores dias. Os Estados Unidos foram o começo da pior fase na carreira de Fedor. Mas enquanto isso, veja a sova que o Sylvia levou:


O segundo evento do Affliction chegou e o adversário de Fedor era outro ex campeão do UFC. O bielorrusso Andrei Arlovski prometeu nocautear Fedor e lhe dar a luta mais difícil de sua carreira. Por alguns momentos, Arlovski cumpriu a promessa. O “Pitbull” atacou Fedor ferozmente, inibindo o conhecido ataque inicial de Fedor. Arlovski realmente encurralou Fedor com seu ataque, mas o russo do nada acertou um soco em Arlovski que lhe quebrou a mandíbula e fez o Pitbull beijar a lona. Desde então Arlovski perdeu mais três lutas, duas por nocaute. Fedor diz que a luta estava sobre controle e não sentiu os golpes. Muitos disseram que foi sorte do russo. Tire suas próprias conclusões:

Fedor vs Arlvoski: O começo do fim. 
O soco milagroso.
O Affliction acabou e Fedor novamente estava sem evento. O UFC voltou a fazer suas propostas e as recusas de Fedor continuaram. O russo assinou com o evento rival, o Strikeforce. O primeiro adversário? O limitado americano Brett Rogers. Um homem grande, no limite da categoria dos pesados, com uma força monstruosa e uma técnica quase inexistente. Um sujeito que deu um dos maiores sufocos da carreira de Emelianenko. Além de quebrar o nariz do russo, Rogers conseguiu prender o russo contra as grades e neutralizar seu jogo. No segundo round, Fedor conseguiu a vitória graças ao seu poderosíssimo soco cruzado de direita. Era a primeira luta de Fedor em uma jaula. E as dificuldades foram agravadas.

Brett Roger quase precisou de um transplante de cabeça.
A derrota. Menos de um minuto e meio. Apesar do que os rankings mostram Fabrício Werdum não é um lutador de um patamar tão alto assim, mas ainda um bom lutador. Venceu Fedor com um triângulo, a primeira derrota real do russo. Fedor, que derrotou tantos adversários por submissão, cometeu o mesmo erro primário que seus adversários. Mesmo assim o russo conseguiu resistir bravamente. Veja:


Ai veio Pezão. Não há muito o que dizer. O brasileiro surrou Fedor. Novamente no mesmo jogo que tanto lhe deu dificuldades contra Brett Rogers: as grades. O nosso padeiro não conseguiu se adaptar em lutar em uma jaula, depois de 10 anos lutando em ringues, e foi facilmente dominado por Antônio Pezão. A vitória veio por interrupção médica. Mas analisando a carreira de Fedor, a vitória era possível, afinal ele conseguiu transformar derrotas certas em vitórias magníficas. Vide Randleman e Fujita.

Fedor de mão abaixada e o adversário de mão erguida. Uma cena incomum.
Dia 30 de julho de 2011. “The Last Emperor” Fedor Emelianenko vs Dan “Hendo” Henderson. Duas lendas entraram na jaula. E Hendo saiu vencedor. Uma luta que começou muito movimentada, assim como nos tempos áureos do PRIDE. Sem frescura, direto ao ponto. Algo que poderíamos esperar dos dois maiores campeões do evento japonês. Nenhum havia sido nocauteado na carreira. Só um saiu sem “TKO” marcado no cartel. Muita gente, inclusive eu, acham que Herb Dean, o juiz dessa luta, interrompeu ela cedo demais. Mas o que ninguém pode discordar, é que Hendo foi muito melhor. Não viu a luta? Veja agora:


É triste. Fedor Emelianenko é meu ídolo assim como de milhares, talvez milhões, de pessoas. É difícil ver um ídolo em uma fase assim. Mas as palavras do próprio Fedor expressam melhor do que qualquer coisa que eu escreva: “As pessoas têm que entender que eu não sou uma máquina ou robô. Há bons e maus momentos”. Seja como for, Fedor Emelianenko, assim como Minotauro, Wanderlei Silva e Mirko Cro Cop, os quatro homens que por muito tempo foram os mais temidos no MMA, sofrem do mesmo mal. Não sei dizer o que é esse “mal do PRIDE”, mas os quatros estão em má fase. Cro Cop ganha uma luta e perde outra por nocaute arrasador, Wanderlei perdeu quatro de suas seis lutas no UFC, Minotauro está lutando de ano em ano e Fedor não teve sorte desde que começou a lutar nos EUA. É triste, mas não vamos mais ver esses lutadores dominantes como víamos anos atrás.

Fedor com sua equipe de treinamentos e seu padre da Igreja Ortodoxa.
No caso de Fedor, acredito que essa má fase dele não seja apenas azar, mas sim o fato dele ter se acomodado um pouco. Fedor ficou anos na Rússia treinando a mesma coisa, sem sair pelo mundo para aprender algo novo. Na preparação para enfrentar Hendo, ele chegou a passar duas semanas na Holanda treinando com Ernesto Hoost, mas claro que duas semanas não são o suficiente. Além do mais, Fedor tem lutado descuidado, sem prestar atenção na luta. O russo sempre foi um lutador agressivo, mas antes era mais observador, sabendo explorar as brechas do adversário. Hoje ele ataca e ataca, não observa mais. Some tudo isso ao fato de não ter tido grandes adversários nos últimos anos e chegamos a situação atual.

O russo, caso queira continuar sua carreira, vai ter que aprender a lutar nos moldes de hoje. Está na hora de saber usar a jaula em seu favor. Talvez ele deva sair da Rússia e ir para os EUA, que querendo ou não, hoje é o melhor centro de treinamento de lutadores do mundo. Fedor não sabe ainda o que via fazer no futuro, mas vamos torcer que independente de sua decisão, que venha o melhor para o russo. E deixo a frase que Fedor disse quando perdeu para Werdum: “Quem não cai, nunca dá a volta por cima”.

E por fim, um tributo à lenda.


E aí, acha que está na hora de Fedor se aposentar? Ele deve continuar? Quer fazer alguma pergunta? Dê seu pitaco abaixo:

55 comentários:

  1. Cara eu assisti esta luta com minha namorara, e ela que não entende muito do UFC também achou que o tal juiz foi apressado demais em terminar a luta. eu Acho o Fedor um ótimo e um dos melhores lutadores de todos os tempos, e acho que ele deveria continuar mais um pouco. Quem sabe ele volta a dar grandes emoções nos ringues da vida! Vlw pelo o post. Otima iniciativa em dar esse tributo a uma das lendas do PRIDE.

    ResponderExcluir
  2. Bom, sr Anônimo, infelizmente não é a primeira vez que o Herb Dean interrompe uma luta prematuramente. E é complicado quando o evento é americano, com um juiz americano e um lutador americano enfrentando um russo. Mas fazer o que? Obrigado pelo comentário e volte sempre.

    ResponderExcluir
  3. Só não foi pro UFC por causa das clausulas abusivas, white sempre teve interesse, mas não pelo lutador e sim pelo marketing.
    Tbm acho que ele tinha direitos no pride ou algo assim.

    Um dos maiores lutadores da historia, independente dos altos e baixos.

    ResponderExcluir
  4. É normal perder, chega uma hora que alguém te supera, acredito que no caso do fedor seja a idade e como foi dito, não prestar atenção no jogo do adversário.
    Que ele deve mudar o estilo de treinamento, é fato.
    De qualquer forma é um lutador épico e sou um grande fã. Quando vi a luta que ele perdeu para o Werdrun desacreditei.

    ResponderExcluir
  5. Véi, belissímo post. Abordou a carreira do cara de forma compacta (pra não virar biografia), ilustrou, redigiu um bom texto e teve poucos erros de português. Parabéns cara, raro ver posts assim...

    E quanto ao Last Emperor, ele limitou seu treinamento, tem abusado do corpo (noitadas e talz) e tá ficando velho. Compreensível, mas nenhum lutador conseguirá apagar o que ele já fez.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o post. Fedor sem dúvida foi o melhor peso pesado de MMA de todos os tempos...

    ResponderExcluir
  7. Esse corte dele foi no Pride Final Conflict de 2004 na luta contra o Minotauro, e não contra o Kohsaca!

    ResponderExcluir
  8. fedor entra na historia como lutador e como pessoa!

    ResponderExcluir
  9. akele juiz com certeza nao viu a mesma luta q eu vi! muito robado

    ResponderExcluir
  10. Obrigado pelos comentários. E quanto a imagem do corte, desculpem pelo erro. No mais, obrigado novamente e voltem sempre.

    ResponderExcluir
  11. Um lutador de olhar humilde, sem arrogância ante seus adversários, que é uma atitude comum dentre os lutadores de MMA.
    .
    .
    Fedor realmente merece ser considerado o melhor lutador de MMA da história... talvez não o melhor, mas certamente está no mesmo nível de Royce e Rickson Greice.
    .
    .
    O cara realmente merece o carinho dos fãs, e o reconhecimento até mesmo dos que não gostam dele, pois sabem que por mais devastador que ele seja, respeitou seu adversário até o último momento.
    .
    .
    Podem achar melodramático meu texto, mas é o que eu acho.
    .
    .
    ;D

    ResponderExcluir
  12. Obrigado M4IN, pelo seu comentário. Só não concordo pelo Rickson. O Royce sem dúvida fez muito pelo MMA lutando no UFC, mas o Rickson é um cara que nunca enfrentou um lutador de peso no esporte e se aposentou cedo. Ele sempre cobrou uma bolsa absurda para lutar, motivo pelo qual os eventos não queriam ele. Mas isso eu falo no MMA, não desmereço de maneira nenhuma o Rickson no jiu-jitsu, aonde ele reinou supremo.

    E depois que os Gracies começaram a ganhar nome, a humildade deles virou arrogância, o que realmente é uma pena. Em breve eu vou postar uma entrevista recente do Royce em que dá perceber nitidamente isso. Fiquem atentos.

    E novamente, obrigado pelo comentário e volte sempre.

    ResponderExcluir
  13. Quem não assistiu as lutas de Fedor, Crocop, Marcos Rua, Pedro Rizzo, entre outros grandes nomes, não sabe o que é MMA(ou VT como nós dizíamos)...
    Sinceramente estou desgostado deste "esporte", até parei de lutar... Sempre fui fã do Fedor, e o admirei por não ter entrado na onda do UFC, competição à qual eu julgo ter destruído nossa arte.
    Mesmo com lutas que 'eles' julgam as melhores da história, luta do século e blablabla, hà tempos não vejo uma luta de verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara concordo em tudo com vc, ufc, dana withe esta acamabdo com o mma, só propaganda para vender produtos... lutadores mesmos nao tem mais, e sem duvida fedor é o melhor de todos os tempos, e bem na frente dos demais. abraços.
      ( luta do seculo ? 4 derrotas do anderson para adverssarios fraquissimos e 11 do sonnen..é bricadeira né... )

      Excluir
  14. cara fedor é o melhor e mais humilde lutador de todos os tempos.Sou fã desse cara. Ótimo blog

    ResponderExcluir
  15. Obrigado pelo comentário sr(a) Anônimo(a). Volte sempre.

    ResponderExcluir
  16. bem meus amigos, eu ja tive a honra de cumprimentar essa lenda viva e até registrei, isso foi em nova york em frente ao que era o world trade center dia de muita emoção. sou muto fã desse cara. baita post.

    ResponderExcluir
  17. Otima materia,sou fa do FEDOR e WANDI(cachorro louco)a muito muito tempo

    ResponderExcluir
  18. O melhor de todos os tempos sem duvida alguma,ele e o Cro cop merece destaque!

    ResponderExcluir
  19. Parabéns pelo post, este, o do Cro Cop e Minotauro, muito completos e bem feito, parabens

    ResponderExcluir
  20. Bronco, assisti o video e ao que parece, o Fedor não deu uma só palavra com as filhas de Mark...
    Espero ler vc me dizendo em qual minuto e segundo acontece ele consolando as pequenas.

    ResponderExcluir
  21. Fedor não fala inglês, por isso não adiataria nada ele falar em russo. O consolo é que ele deixa o Coleman bater na cara só pra acalmar as crianças.

    ResponderExcluir
  22. Excelente post.
    Independentemente se Fedor irá voltar a grende fase ou não... esse cara será sempre um mito. E mito nunca morre.
    Realmente é triste ver um mito acabar assim. Como foi difícil ver tantos outros. Tyson por exemplo. Esse caras marcaram uma geração e não seram esquecidos.
    Acredito que seja aquilo mesmo que vc citou no texto... ele se acomodou e não evoluiu. Também tem a questão da idade... 35 anos não são 25... isso influência muito.
    Acho que ele deve encerrar a carreira.

    ResponderExcluir
  23. Concordo com o que você disse, sr Anônimo. Obrigado pelo comentário e continue acompanhando o blog. Abraços.

    ResponderExcluir
  24. Excelente artigo.
    Acredito que se o Fedor quisesse mesmo lutar no UFC, teria aceitado a proposta independente das condições do contrato, independente de qualquer intriga com o Dana White, eu acho que ele quis encerrar a carreira ali, assistindo as últimas lutas eu tive a impressão que o campeão estava menos contundente e cansando mais rápido, você descreveu bem: "Fedor x Arlovski: o começo do fim", acho que ali o Fedor não era mais o mesmo de antes.
    Na minha opinião de espectador, ele perdeu pra si mesmo antes de começar a perder pros adversários, vencia uma atrás da outra e ninguém o conseguia impedir, e por isso lhe cai bem o apelido de O invencível.

    ResponderExcluir
  25. Você falou tudo Robson. Por algum motivo, Fedor não quer mais lutar em alto nível.

    Obrigado pelo comentário e continue acompanhando o blog.

    ResponderExcluir
  26. Para tudo tem um tempo, uma vida útil, talvez o tempo dele possa ter chegado. Contudo tenho certeza e ninguém pode negar foi um excelente lutador, provavelmente lutou com seu coração e escreveu por muitos anos sua historia no MMA.

    ResponderExcluir
  27. show de bola!!!
    assisto as lutas dele ha um bom tempo.
    realmente o cara é uma lenda...

    ResponderExcluir
  28. fedor emelianenko pra mim o melhor lutador que ja vi no ring

    ResponderExcluir
  29. Eu não sabia que existia esse blog, encontrei-o por acaso. Mas há muito eu procurava um texto que falasse da grandeza do Fedor e de outras lendas do MMA. Encontrei aqui. Parabéns!!!

    O que mais me impressiona no Fedor é a sua humildade. Antes mesmo de eu ler seu texto, já havia percebido por meio de vídeos , que o cara é diferente. Aparentemente tranquilo, não expressa nem um pouco olhar de arrogância. Quem não o conhece, pode jurar que ele irá perder a luta, até pelo físico um pouco gordinho. Mas o cara é gênio. Lutou contra feras,contra os melhores e venceu todos. É na minha opinião, um dos maiores ATLETAS do século XXI e da história do esporte. Merece o respeito de todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A humildade do russo com certeza sempre foi uma de suas melhores qualidades. Obriagdo pelo comentário e continue acompanhando o blog.

      Excluir
  30. Foi Ótimo ler este post, relembrar as lutas do Fedor e ver coisas que não vejo a muito tempo no UFC. Quem não conhece a história não entende o presente e não faz a menor idéia do futuro.
    E podem falar o que quiser, mas nunca, nunca mesmo o Werdum vai chegar ao nivel do Fedor, ele vive falando que a estratégia dele era aquela que ele fez, mas pra mim eu só vi ele tomando um knock down e se salvando pelo Fedor não ter tido paciencia e querer acabar logo com a luta, ninguem finge que cai no chão só para pegar o adversário num triangulo...tsc Amigo, seu post ficou muito bom, obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você. A luta contra o Werdum foi um baita erro do Fedor e uma baita sorte do Werdum. Obrigado pelo comentário e continue acompanhando o blog.

      Excluir
  31. Bronco, vc tem um trabalho legal, descobri seu blog agora, Deus cuida de vc, sou amnte de MMA, vou voltar aqui mais vezes - euripedesantonioalves@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Euripedes. Volte sempre mesmo e comente. Comentários são o salário do Bronco. Vai com Jesus.

      Excluir
  32. Se Foder(Fedor) era o padeiro os adversários eram o pão a ser amassado(s)

    ResponderExcluir
  33. Só tem sorte quem treina não é qualquer um que consegue encaixar um triangulok em ninguem menos que fedor. Cara o momento mais lindo que eu já vi foi o do fedor indo consolar(Duas menininhas qfue estavam chorando a derrota do pai) as filhas do cara depois da luta. Depois a quem diga que os caras são brutos e ignorantes. Agente nunca vai ver isso num campeonato de xadrez. MMA não é violencia é Arte pura

    ResponderExcluir
  34. Fedor e uma lenda viva ele tem que deixa de orgulho e ir logo pro EUA
    trinar e volta ser o melhor!!! prova disso e o Dan henderson 41 anos e campão peso pesado do Strikeforce!!!

    ResponderExcluir
  35. fedor é simplismente o maior de todos os tempos... hoje me da raiva e dó das pessoas puxando o saco do anderson silva..tadinho nem compara, anderson nao provou nada...nada perto do que fedor fez.. fedor provou tudo e mais um poko...sem duvida o maior da historia e nao tera outro como ele... fato.

    ResponderExcluir
  36. Ronaldo ferrari guardado24 de maio de 2012 às 17:36

    Olha Bronco ! Realmente voce tem toda a razao em colocar tantos elogios em Fedor Emilianenko, para mim o melhor lutador ate os dias atuais, e se engana quem acha que aquele fisico e falta de preparo, apenas um biotipo diferenciado como daqueles que disputam campeonatos mundiais de homem mais forte do mundo, o cara e uma maquina e sabe como ninguem derrubar qualquer um. Nunca me esqueco de sua maneira de atacar o adversario quando o mesmo estava caido no chao, o cara simplesmente ignora as pernas dos adversarios e parte com uma brutalidade e explosao, que nunca vi igual, isso quando simplismente nao da um longo pulo por cima das pernas do adversario e cai com o calcanhar acertando partes importantes dos adversarios como cabeca. Para mim o cara mais completo que ja vi lutar ate hoje, existem outros grandes lutadores, mais cada um bom em uma especialidade como Royce Gracie (solo) Chuck Lidel (trocar socos), ja Fedor o cara simplesmente e bom em tudo e para mim nao tem fisico de padeiro como voce disse e sim de um parece rinoceronte que parece gordo, mas e puro musculo e so perde numa luta para ele mesmo. Pena que demorei para ler seus comentarios, mas acompanho lutas a muito tempo desde a epoca do royce graice que nao existiam regras, tamanho e peso, caso queira manter contato para trocarmos ideias sobre mma, meu e-mail e ronaldo_guardado@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  37. Ele É TUDO DE BOM!! mE CASAVA COM O FEDOR!!!

    ResponderExcluir
  38. As lutas que o fedor perdeu, acredito eu que foi falta de preparo fisico e de paciencia pela idade que vai chegando, ele ficou de saco cheio de esperar e analisar. Antes ele analisava mais e depois destruia, hoje ele esta menos paciente, ele estava descendo a mão no werdum, e foi traido pela impaciencia. O werdum levou foi sorte.Na luta com o rizzo o fedor entrou concentrado,focado, analisando, aí nao deu outra, nocaute uma apancada de direita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho que ele perdeu lutas por afobação, por não esperar o momento certo, mas não acredito que isso seja por causa da idade. Geralmente os lutadores ficam mais cautelosos com a idade e o Fedor não é velho, acabou de fazer 35 anos.

      Excluir
  39. Fedor sem duvida um dos Maiores lutadores de todos os tempos, e Claro Que o Ufc e Atualmente o melhor evento de mma do mundo, mais O Pride marcouuu Muito , Foi O Começo de Tudo So tinha Mosntro Sagrado ,Grandes Lutadores, Era tipo Um coliseu , onde lutava os grandes gladiadores , O Pride Faz Falta , Mirco Crocop, Outra lenda ,Na minha Opiniao maior estriker de todos os tempos.. Esse Esporte Que é . o MMa Forma GRnades homens de carater, SEm Duvida melhor Esporte de Todos Os tempos..

    ResponderExcluir
  40. valeu bronco, assim como vc sou sudito do last emperor, vivi os tempos do pride e fedor é uma inspiração, assim como ele sou "padeiro" mas sempre treinei muito duro, sem duvida é meu maior idolo no mma, vi todas as suas lutas no pride, nós da velha guarda de amantes e praticantes do "vale-tudo" sabemos quem são as lendas e os que estão só de passagem, linda reportagem veleuuuuuuuuu
    FEDOR FOREVER

    ResponderExcluir
  41. Fedor vai da a volta por cima creio nisso porque ele é humilde e temente a DEUS ;)


    FORÇA FEDOR TENHO CERTEZA QUE VAI CALA A BOCA DO DANA WHITE .


    Ass : Gustavo Santos Pedreira.

    ResponderExcluir
  42. MUITO BOM SEU ARTIGO, ADOREI.
    TAMBÉM VEJO FEDOR COMO O MAIOR DE TODOS OS TEMPOS.
    JÁ PENSOU EM ESCREVER UM LIVRO SOBRE ELE? GOSTARIA DE LER...
    ABRAÇOS!

    ResponderExcluir
  43. É muito bom saber q.não sou o único fã d.Fíodor
    (como se fala em russo),não se trata de naciona-
    lidade,más sim de ser humano,atleta e lutador.É
    humilde,não falava mal e nem provocava,tocava as luvas,não escolhia lutas,não forçava perder peso
    para lutar com atletas menores(álias,quem é o me-
    lhor do mundo?Um baixinho que bate em grandões
    ou um grandão q.bate em baixinho?)
    Um abraço para todos os fãs do Fedor Emilianenko
    Brazetti.

    ResponderExcluir
  44. Para mim,Fedor têm 3 derrotas,por quê aquela luta
    com Tsuyoshi Kohsaka foi um no contest,e em abril
    de 2005,ai sim os 2 lutaram,com uma vitória arra-
    sadora de Fedor com paralisação dos médicos.Então
    seria um cartel de:34 vitórias,3 derrotas,2 sem
    resultado.Obs.10 anos invicto,lutando com tops em
    seus auges,muitos mais pesados e maiores.A.Silva,
    Cigano,Velasques,Jon Jones e outros desta marme-
    lada do UFC,têm muito chão pela frente para che-
    gar perto do Fedor. Um abraço.Brazetti.

    ResponderExcluir
  45. Fedor não foi pro UFC,por quê não queria ser uma
    marionete,ele sabe de muita falcatrua e marmela-
    da que rola.É uma pena q.acabou o PRIDE, aquilo
    sim q.éra evento de verdade.Ufc pura enganação,
    marketing,manipulação,teatro,agora o brasileiro
    mistura com futebol.Aquele "Grana" White,maior
    cara de safado!

    ResponderExcluir
  46. José Aldo antes de suas lutas também entra de ca-
    beça baixa e depois sempre toca as luvas.Será q.
    ele imita, é fã ou se inspira em FEDOR?

    ResponderExcluir
  47. Este corte foi uma cotovelada ilegal(King of the Kings) contra o Kohsaka em 2000.No minímo tinha que ser um no contest.O corte da cabeçada(acidentalmente)contra Minotauro no Pride foi maior e mais no meio da testa.Está certo a postagem da foto,realmente este corte foi contra o Kohsaka.


    BRAZETTI

    ResponderExcluir
  48. esse é o maior lutador de MMA de todos os tempos sem sombras de dúvidas

    ResponderExcluir

- Gostou do conteúdo? Beleza, broto, vai com Jesus e volte sempre. Não gostou? Então clique aqui

- Cuidado! O bagulho aqui é bronco, mas não é bagunça. Lembre-se que a responsabilidade por SEU comentário é somente SUA.

- O Bronco está aberto a críticas construtivas.

- Os comentários são moderados porque tem um monte de zé ruela que vem só pra postar propaganda, não comenta nada sobre o post.

- Evite post com caps lock. É HORRÍVEL LER COISAS ESCRITAS ASSIM, COM CAPS LOCK.

- Procure ver o post completo antes de comentar.

- Veja também nossas outras postagens.

- Evite comentar como anônimo para facilitar na identificação de quem é quem. Isso ajuda na hora de responder comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Orkut Twitter Facebook Tumblr Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Powerade Coupons | Edited by Natan Morais