sexta-feira, 27 de abril de 2012

Ainda há oponentes para Jon Jones?


No UFC 145 nesse último fim de semana, Jon Jones mais uma vez venceu o combate sem grandes dificuldades. Rashad Evans, seu ex parceiro de treinos e desafeto, fez o que pode mas não conseguiu abalar o campeão. E agora? Será que Jon Jones é mesmo o fenômeno que tem mostrado ser? Ainda há alguém para derrotá-lo na categoria dos meio-pesados? Uma coisa é certa: ninguém é invencível. Mas do jeito que as coisas andam, Jones está se aproximando disso, pois há poucas opções de adversários agora. Quais lutadores podem ser seus oponentes? Continue Lendo e confira:

Algum tempo atrás eu fiz um post chamado "Quem vai vencer Jon Jones?", mas devido aos acontecimentos após aquilo, a lista deverá ser atualizada. Bem atualizada. Antes de lerem esse post, seria interessante verem esse antigo, principalmente a parte de Anderson Silva, que claramente não se encaixa como um dos prováveis adversários. Será uma luta que vai ficar no imaginário.

Dan Henderson já está definido como o próximo adversário de Jon Jones e essa pode ser a luta da vida de Hendo. Ele já foi campeão de duas categorias de peso do PRIDE ao mesmo tempo, assim como já foi campeão dos meio-pesados do Strikeforce e só falta um cinturão do UFC em sua coleção. Hendo tem um queixo inquebrável, uma mão pesadíssima e consegue impor o seu corpo contra o adversário na grade. Hendo tem gabarito e atualmente é o único nome de peso que está no caminho de Jones. Dan Henderson pode fazer história se vencer Jon Jones e a chance dele é encurtar a distância e encaixar o seu poderoso cruzado de direita. 

O que prejudica a luta de Hendo é justamente o tamanho de Jones. Com 1,94m de altura e 2,15m de envergadura contra os 1,80m tanto de altura e envergadura de Henderson. Além do mais, Jones está com apenas 24 anos e já mostrou que tem muito fôlego, enquanto Hendo já está sentindo o peso da idade. Pudemos ver isso na luta contra Maurício Shogun, quando seu fôlego caiu muito a partir do terceiro round e ele apenas sobreviveu ao combate. Mesmo com algumas desvantagens, Dan Henderson será um grande adversário, pois tudo o que ele quer para encerrar a sua carreira é o cinturão. Mas se o contrário acontecer e Jones vencê-lo, o jovem campeão irá se consagrar definitivamente como um dos melhores da história. Principalmente se vencer por nocaute. 


O sueco Alexander Gustafsson é o lutador que mais se aproxima fisicamente de Jon Jones. Ele é alto, ágil e tem uma boa envergadura. Não tão boa quanto a de Jones, mas mesmo assim seria o adversário mais alto do campeão. E você se pergunta: e dai? E daí que todos os adversários de Jones até o momento eram bem mais baixos que ele. Jones é um grande striker, mas fazendo uma análise de suas lutas, é possível notar que ele acerta muito mais os seus golpes devido a sua envergadura e tamanho do que pela precisão. Diferente de Anderson Silva, por exemplo, que além de ter uma grande envergadura, possui golpes muito precisos. Isso é algo que Jones vai adquirir com o tempo, entretanto, uma luta contra Gustafsson tiraria um pouco Jones da zona de conforto na luta em pé. 

Qual a desvantagem do sueco? Ninguém ganha uma luta apenas com o tamanho. Gustafsson é um lutador em evolução, mas está claramente muito abaixo do nível de Jon Jones, que por acaso também está evoluindo luta após luta. Gustafsson também é jovem, tem 25 anos, e possui um bom cartel, então mais algum tempo de treino pode colocá-lo no caminho do atual campeão.

A categoria dos meio-pesados tem muitos lutadores de alto nível. E Jon Jones já derrotou todos. Ganhou o cinturão massacrando Maurício Shogun, não tomou conhecimento de Rampage Jackson em sua primeira defesa, passou perigo na luta contra Lyoto Machida mas conseguiu finalizar e dominou Rashad Evans. Em suas quatro últimas lutas, Jon Jones venceu quatro ex-campeões da categoria. Esses quatro sujeitos estão em um nível muito próximo e por muito tempo a categoria foi chamada de imprevisível graças a eles. Shogun venceu Rampage, Rampage venceu Lyoto, Lyoto venceu Rashad e esse venceu Rampage. O que esses quatro precisam fazer para lutar novamente contra Jon Jones e ter uma chance de vencê-lo?

As últimas lutas de Rampage foram desastrosas. Foi dominado por Rashad Evans, venceu Lyoto com uma decisão bastante contestada e fez uma luta fraca contra o mediano Matt Hamil. Ganhou uma chance pelo cinturão. Foi dominado por Jon Jones e então finalizado com um mata-leão e já na luta seguinte foi dominado por Ryan Bader, que venceu na decisão dos jurados. Rampage andou lutando lesionado, então ele precisa primeiro recuperar-se de sua lesão e então voltar e lutar como homem, partindo pro combate mesmo.

Rashad Evans lutou bem, mas não ofereceu perigo para Jones com exceção do primeiro round.  Rashad não pode deixar que essa derrote o abale, afinal de contas, foi apenas a segunda derrota em sua carreira. O americano precisa trabalhar melhor a curta distância para poder encaixar os golpes, já que a envergadura de Jones é bem maior. Além disso, é só voltar a ser o lutador inteligente que sempre foi.

Maurício Shogun vem de derrota para Dan Henderson, o atual desafiante de Jon Jones, em uma luta histórica. Shogun precisa melhorar o seu condicionamento físico e trabalhar a trocação, porque mesmo ele sendo um excelente striker, vai precisar de muito mais precisão. Lyoto Machida perdeu para Jon Jones, depois de levar perigo real para o campeão no primeiro round. A luta contra Lyoto ainda é a luta em que Jones ficou mais preocupado e buscou encerrá-la o mais breve possível. Machida não tem muito o que fazer no momento, porque ele é um artista marcial completo. Resumindo: Lyoto Machida e Maurício Shogun só tem uma coisa a fazer: enfrentar um ao outro. Machida x Shogun III é uma luta que todo mundo quer ver e como os dois vem de derrota, isso poderia definir de uma vez quem continua como desafiante em potencial do cinturão.

Outra alternativa para enfrentar Jones, são alguns lutadores da categoria dos pesados. Mark Hunt, Cain Velasquez, Pat Barry e Roy Nelson são pesos pesados de estatura baixa para a categoria e baixos até para Jon Jones, mas esses sujeitos já estão habituados a lutar com adversários mais altos e fortes. Além disso, Jon Jones é um peso pesado nato, baixando muito o seu peso para poder ficar no limite dos meio-pesados, que é 93kg. Acredito que esses lutadores em especial teriam muito mais a fazer na categoria dos meio-pesados do que dos pesados, mas é uma chance remota, já que eles possuem dificuldades em baixar o peso. O mais apto a fazer isso é o ex-campeão dos pesados, Cain Velasquez.

E você? Quem você aponta como possível adversário para Jon Jones? Concorda comigo? Discorda? Quer me xingar? Deixe seu pitaco nos comentários.

Gostou do post? Então comente e curta O Bronco no Facebook! 

15 comentários:

  1. vou torcer pro Hendo pois sou fã dele lá do Pride, mas acho dificil pra ele, há não ser que resolva logo nos 2 primeiros rounds. Acho que ele sentirá bastante do terceiro round em diante já que Jones é um atleta jovem com gás e que impõe um ritmo muito forte.
    Pra mim Shogun e Lyoto são os que podem realmente tirar o cinturão de Jones, como você disse Lyoto é um atleta completo realmente. E se shogun for focado e em forma bate Jones. Rashad já teve sua chance e a fila tem que andar. Gustaffson está em ascencão e eu adoraria ver ele lutar contra Jones, mas ainda tá cedo. Rampage dificilmente volta pro topo a partir de agora é ladeira abaixo. Se Velazquéz descer seria mais um bom adversário e esse com certeza seria o que mais levaria perigo de nocaute a Jones.
    Torço pro Hendo.
    Mas acho que Shogun é quem vai tirar o cinturão.
    Adoraria ver os duelos?
    Jones x Gustaffson
    Jones x Velazquéz.

    Ótimo post.

    Matheus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, Matheus. Obrigado pelo comentário e continue acompanhando o blog

      Excluir
    2. enquanto tiver tempo pode crer que sim !!

      Matheus.

      Excluir
  2. O Jon Jones tá numa fase muito boa. Ele pode até não ser um lutador acima de todos os outros, mas ele está num momento sem dúvida superior.

    Por enquanto, ele segue campeão no que depende apenas de habilidade e, claro, vantagens naturais como sua envergadura.

    Mas isso não significa que ele não vai perder. Isso é uma luta. Mais do que qualquer outro esporte, um pequeno tropeço, uma queda de guarda, um bom soco que consiga entrar por uma defesa descuidada: O menor erro pode se tornar completamente desastroso, ainda mais pra um cara que não tem um "queixo duro" devido a sua capacidade de se manter longe, como o Jon Jones.

    Portanto, meu único chute naquele que vai derrotar Jon Jones é um grande adversário de qualquer um de nós: o azar. Ou, melhor, a sorte do seu adversário.

    ResponderExcluir
  3. Cigano estupraria o Jon Jones.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao concordo meu velho...jones eh mais completo

      Excluir
    2. Cigano ganharia facil do JJ. Bones nao tem punch e nem queixo para aguentar o cigano.

      Excluir
  4. "E daí que todos os adversários de Jones até o momento eram bem mais baixos que ele."

    ERRADO!
    Stephan Bonnar tem 1,93m e foi tirado pra nada por JJ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bonnar é um lutador valente, mas não um lutador top de linha.

      Excluir
  5. ANDEI DANDO UMAS OLHADA NAS LUTAS GRAVADAS QUE TENHO DO JJ E NA MINHA OPINIÃO A MANEIRA DE GANHAR DELE E ESTAR PRONTO PARA TOMAR PANCADA NA CARA E IR COM TUDO PRA DENTRO DA CARA DELE POIS ELE TEM FOLEGO E BOM PREPARA MAS FOI ACERTADO POUCAS VEZES NA CARA, E AS POUCAS QUE FOI BALANÇOU ISSO PODE SER VISTO PRINCIPALMENTE NA ULTIMA LUTA ISSO QUER DIZER SE ACERTAR UMA NÃO PODE DE FORMA ALGUMA DEIXAR ELE SE RECUPERAR, E SIM IR COM TUDO POIS ELE CAI TODOS CAEM E O QUEIXO DELE JA VIMOS NÃO É ESTAS COISAS MESMO DEPOIS DESTA ULTIMA LUTA!

    ResponderExcluir
  6. Desculpa o capslock
    Não li o final do post
    voltando a questão eu tenho as lutas todas guardadas e as que vi do jj e muito simples, bom preparo, mas ta caindo de nivel, pois ta muito seguro de si com o Rachad mostrou isso, e o queixo dele e fraco, pois quem acertou uma sequencia real nele?? eu vi ele cambalear com um soco de um ou outro competidor, sera que ninguem se deu conta?? pode ter boa invergadura, mas sua arma e o cotovelo, vi que ele não tem uma pancada devastadora pois ele tem que bater muito pra derrubar alguem, e ate hoje nunca entendi por que quem certou seu queixo uma vez nunca deu continuidade pois quando ele e acertado mesmo da pra ver perfeitamente que ele fica desengonçado!
    E tonteia com muito pouco acredito que este é o caminho e só ver os videos! sequencia de socos tipo Vitor Belfort é o caminho sem deixar respirar entende ele cai serto!

    ResponderExcluir
  7. Tem adversário para ele sim! Se não for Lyoto ou Shogun, focados e com boa estratégia, basta que ele suba de categoria e enfrente Cigano.
    Não vai sobrar Jones para contar história.

    ResponderExcluir
  8. JAIME MARCELO NELE SO ISSO

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  9. Concordo em gênero, número e grau. Vou torcer para o Dan Henderson nessa luta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vou apostar 10zão no Hendo. Minha torcida é toda dele, porque é a última chance do cara.

      Excluir

- Gostou do conteúdo? Beleza, broto, vai com Jesus e volte sempre. Não gostou? Então clique aqui

- Cuidado! O bagulho aqui é bronco, mas não é bagunça. Lembre-se que a responsabilidade por SEU comentário é somente SUA.

- O Bronco está aberto a críticas construtivas.

- Os comentários são moderados porque tem um monte de zé ruela que vem só pra postar propaganda, não comenta nada sobre o post.

- Evite post com caps lock. É HORRÍVEL LER COISAS ESCRITAS ASSIM, COM CAPS LOCK.

- Procure ver o post completo antes de comentar.

- Veja também nossas outras postagens.

- Evite comentar como anônimo para facilitar na identificação de quem é quem. Isso ajuda na hora de responder comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Orkut Twitter Facebook Tumblr Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Powerade Coupons | Edited by Natan Morais