terça-feira, 25 de setembro de 2012

O desprezo as categorias mais leves


Nesse último fim de semana, o UFC 152 revelou o primeiro campeão dos pesos mosca do evento. Demetrious Jonhson, o menor lutador do UFC, venceu Joseph Benavidez na decisão unânime dos juízes, em uma ótima luta. Mas por algum motivo totalmente desconhecido, os fãs presentes no estádio vaiaram os dois lutadores. Por que vaias em uma luta que foi boa? A resposta? É que o público que acompanha MMA, ainda não respeita as menores categorias de peso do esporte. E esses que não respeitam, não sabem o que estão perdendo.


Como o próprio countdown do UFC mostrou, a categoria dos moscas é a categoria em que mais golpes são desferidos por luta, além de serem golpes que atingem o alvo com maior frequência. As categorias de peso mais leves, principalmente os penas, galos e moscas, abrigam lutadores com uma técnica muito mais apurada do que as demais divisões de peso. Lutadores como Johnson e Benavidez, sempre lutaram com adversários maiores que eles, por isso, para compensar a baixa estatura, alcance curto e a falta de força física devido ao peso, eles aprimoraram a sua técnica até chegar a um patamar elevadíssimo. São lutadores precisos, que não desperdiçam os golpes, com um jogo de chão muito apurado e condicionamento físico sensacional.


Nesse sábado, Benavidez e Johnson fizeram um luta muito técnica, uma verdadeira aula de artes marciais, mas mesmo assim o público não ficou empolgado. Até o jeito de narrar de Joe Rogan e Mike Goldberg não trouxe empolgação, pois pareciam cansados com a luta. Por que uma luta tão técnica e movimentada, não empolgou ninguém? Eu gostaria de trazer respostas a vocês, leitores desocupados, mas eu não sei porque as lutas dos penas, galos e moscas, lutas tão boas, são desvalorizadas dessa maneira, realmente não sei.

Não querendo desvalorizar de maneira alguma os pesos pesados, que também fazem grandes lutas, mas parece que os fãs estão muito mais interessados em ver dois brutamontes de 120kg trocando golpes sem técnica e exaustos já no fim do primeiro assalto, do que lutadores com a metade desse peso fazendo um verdadeiro show de artes marciais, um verdadeiro combate. A prova disso são os próprios eventos do UFC, em que lutas valendo cinturão de uma dessas categorias já foram co-main event. Ou até mesmo deixadas para os "eventos de segundo escalão" do UFC, que passam em TV aberta. Existe um desinteresse sim do público pelos penas, galos e moscas. Os pesos leves (dessa vez falando da categoria em si), já possuem um status similar as outras categorias e já garantiram um público fiel. José Aldo está elevando a moral dos pesos penas, graças ao seu domínio na categoria, mas ainda está longe de ter todo o destaque que os meio-pesados ou pesados possuem. Mas e os galos e moscas?

José Aldo nos braços da torcida, no UFC 142.
O próprio presidente do UFC, Dana White, ficou indignado com as reações a primeira disputa por cinturão dos pesos moscas. O careca declarou o seguinte:
“Se você não gostou da luta de pesos moscas, eu te peço: nunca mais compre um pay-per-view. Você é um imbecil e eu não quero o seu dinheiro. Eles lutaram muito, foram pra cima e nunca desistiram. Olhem como estão machucados! Por favor, eu não quero seu dinheiro”
Não me resta nenhuma opção além de concordar em 100% com as palavras do chefão do UFC. Qual o motivo desses imbecis não apreciarem um bom combate? Será por causa do tamanho e do peso dos lutadores? Bom meu amigo, se for esse o motivo, eu aposto que mesmo com 57kg, qualquer um desses caras consegue lhe arrebentar inteiro. Pra você que duvida, pode ter uma pequena amostra disso no Tributo ao WEC que eu postei e nesse vídeo abaixo:


Eu espero que esse preconceito inútil deixe de existir e que as pessoas passem a apreciar esses combates assim como quaisquer outros. E caso você não goste das lutas dos moscas, galos ou penas, eu digo para você o mesmo que Dana White: você é um imbecil e não acesse mais o meu blog. Mas eu ainda aceito o seu dinheiro, se você quiser me dar.

Gostou do post? Então comente e curta O Bronco no Facebook!

5 comentários:

  1. Bronco, eu não acredito muito que esse preconceito possa existir aqui no Brasil, aqui temos alguns exemplos de lutadores de baixo peso que fizeram história: eder jofre, joão derly, popó e atualmente o zé aldo,a mídia e os fãs acabam que acostumando a ver homens pequenos lutando e sendo campeões em seus esportes, então acredito que o brasileiro não tenha esse preconceito estupido que os americanos babacas tem.

    E que declaração do Dana hein ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me referi a esse preconceito aos mais leves de maneira geral, aos públicos do mundo inteiro. São raras as ocasiões em que um evento principal do UFC (os numerados), tem lutadores dessas categorias em lutas principais, porque eles não vendem tanto quanto os outros. Mas eu já vi muita gente aqui no Brasil contra tais lutadores. Um bom exemplo disso é o próprio Renan Barão, que possui um cartel invejável, é campeão interino e tem o mínimo de comentário sobre ele.

      Mas de qualquer maneira, esse preconceito se faz muito mais presente lá fora. Abraço.

      Excluir
  2. Concordo com você Bronco, entre uns 20 amigos meus que acompanham MMA, apenas eu elogiei os moscas, todo mundo reclamando da luta. Bando de babaca.

    Na minha opinião foi a melhor luta da noite, com técnica perfeita e condicionamento invejável a qualquer maratonista.
    E que bicho arrisco o Mighty Mouse ein? Benavidez nem via de onde vinham os golpes, e quando via não conseguia revidar.

    Enfim, mais uma vez concordo plenamente contigo Bronco, continue com o ótimo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu tava apostando no Benavidez, mas o Johnson surpreendeu. Merecido.

      Abraço Guilherme.

      Excluir
  3. Eu particularmente começo a ficar entediado com lutadores sem poder de nocaute, mas isso não se aplica a todas as categorias de baixo, ver uma luta do Aldo nos penas ou do Henderson nos leves é sempre empolgante.
    Inclusive foi uma pena o Aldo ter desistido da luta contra o Edgar, era um dos poucos que realmente tinha alguma chance de roubar o cinturão.

    ResponderExcluir

- Gostou do conteúdo? Beleza, broto, vai com Jesus e volte sempre. Não gostou? Então clique aqui

- Cuidado! O bagulho aqui é bronco, mas não é bagunça. Lembre-se que a responsabilidade por SEU comentário é somente SUA.

- O Bronco está aberto a críticas construtivas.

- Os comentários são moderados porque tem um monte de zé ruela que vem só pra postar propaganda, não comenta nada sobre o post.

- Evite post com caps lock. É HORRÍVEL LER COISAS ESCRITAS ASSIM, COM CAPS LOCK.

- Procure ver o post completo antes de comentar.

- Veja também nossas outras postagens.

- Evite comentar como anônimo para facilitar na identificação de quem é quem. Isso ajuda na hora de responder comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Orkut Twitter Facebook Tumblr Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Powerade Coupons | Edited by Natan Morais