quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Grandes Rivalidades do MMA (2)


Caso você tenha visto a primeira edição, deve estar se perguntando: "Não eram As Maiores Rivalidades do MMA?". Sim, eram. Mas devido a algumas dúvidas de alguns leitores, eu resolvi mudar o nome para ver se fica mais fácil de entender. 

Nesta segunda edição, eu vou trazer uma grande rivalidade do tempo do PRIDE que acabou rendendo lutas históricas  e duas rivalidades mais recentes que aconteceram no UFC. Cliquem em Continue Lendo e espero que gostem.


Frank Mir sempre foi um falastrão. Provocar e desmerecer os adversários é indispensável antes de uma luta de Frank Mir, mesmo o americano tendo uma latrina no lugar da boca. Mir achou o seu arquinimigo no "gorila albino" Brock Lesnar. Oriundo da WWE, Lesnar trouxe a personalidade de vilão (que os fãs de pro-wrestling chamam de heel), para dentro do octógono, tornando-se assim um dos maiores bad boys do UFC. Um título que tinha Mir como concorrente. 

Brock Lesnar estreiou no UFC 81, em uma luta contra Frank Mir. As provocações foram intensas desde o momento em que o confronto fora marcado. Mir alertava que ali dentro da jaula, os machucados e a dor eram de verdade e que aquilo não era lugar para Brock Lesnar, que por sua vez, pedia aos médicos que deixaseem a ambulância de Frank Mir pronta para levá-lo ao hospital.

Enfim a luta aconteceu. Depois de derrubar Mir com facilidade e começar o ground and pound, Lesnar foi punido com o decréscimo de um ponto devido a golpes ilegais, que no caso foram socos na nuca de Frank Mir. O combate voltou em pé e depois de uma breve vantagem de Mir, Lesnar levou a luta para o chão mais uma vez. Mir aproveitou e encaixou um armlock, que Lesnar escapou rapidamente. Mas durante a fuga do golpe, Frank segurou a perna de Lesnar e aplicou uma bela chave de joelho, vencendo o combate em 1:30 do primeiro round.

Em seguida Lesnar enfrentou e venceu Heath Herring por decisão unânime dos jurados. O bom lutador que Lesnar mostrou ser, somado ao fato de Lesnar ser imensamente popular e excelente no marketing, garantiu ao grandalhão uma chance de disputar o cinturão. Depois de ser completamente dominado pelo campeão Randy Couture no primeiro round e na metade do segundo round, Lesnar encaixou uma sequência de socos milagrosos que levaram Couture ao chão. Brock Lesnar era o novo campeão dos pesos pesados do UFC. 

Logo depois de Lesnar tornar-se campeão, Frank Mir venceu o então campeão interino dos pesos pesados, Rodrigo Minotauro, e garantiu a segunda luta contra o gorilão, dessa vez valendo a unificação dos cinturões. Lesnar foi dominante no primeiro round, levanmdo Mir para o chão e impondo o seu poderoso ground and pound. Mir terminou o round com o rosto ensanguentado. O segundo round foi uma repetição do primeiro e Lesnar venceu, depois de massacrar Mir no ground and pound. 

Depois da luta, ainda no octógono, Lesnar berrou, cuspiu nas câmeras, mandou o público tomar no cu e ainda foi encarar Mir. A porrada teria comido solta se não fossem os comissários da comissão atlética que estavam ali para apartar os dois lutadores. Lesnar foi vaiado e mais falação veio. 

Um tempo depois, o boca de esgoto Frank Mir, deu uma declaração polêmica em uma entrevista:
"Muitas pessoas estão tão preocupadas em serem politicamente corretas. Eu prefiro dizer o que penso. Eu quero lutar de novo contra Lesnar. Eu odeio quem ele é como pessoa. Eu quero quebrar o pescoço dele lá dentro do ringue. Eu quero que ele seja a primeira pessoa a morrer devido a complicações dentro do octógono. Isso é o que está passando na minha mente", seguiu. "Ele não gosta de mim e eu posso garantir. Podem perguntar para qualquer um da minha família. É um ódio legitimo que eu sinto por ele."
Depois de levar várias mijadas de Dana White, Shane Carwin e todo o mundo, Frank Mir pediu desculpas pelas declarações. Esses são dois lutadores que se odeiam e todos esperam o terceiro combate entre eles.



Essa foi uma das minhas preferidas. Quinton "Rampage" Jacksone "Sugar" Rashad Evans protagonizaram uma das rivalidades mais quentes de todo o UFC. Tudo começou quando Rashad, então campeão dos meio-pesados, subiu ao octógono depois de Rampage derrotar o seu parceiro de treinos, Keith Jardine, por decisão unânime dos juízes no UFC 96.

Rampage e Rashad começaram a trocar provocações ali, dizendo como iriam se destruir e xingando um ao outro. Rampage repetiu várias vezes que queria seu cinturão novamente, já que ele havia sido campeão dos meio-pesados anteriormente. Rampage foi derrotado por Forrest Griffin na decisão dos juízes e perdeu seu cinturão. Já Griffin, foi nocauteado por Rashad Evans em sua primeira defesa de cinturão, tornando Evans o novo campeão.

As provocações e declarações de Rampage sobre surrar Evans para recuperar seu cinturão foram frustadas por um fenômeno dos meio-pesados: Lyoto Machida. O brasileiro deu uma surra lendária em Rashad Evans no UFC 98, com um dos nocautes mais fantásticos do esporte e tornou-se o novo campeão. Rampage não iria lutar pelo cinturão, mas ele ainda poderia realizar o sonho de bater em Evans, porque os dois iriam lutar.

Antes disso eles conviveram de perto durante meses no programa The Ultimate Fighter 10. Rashad fora revelado no reality show do UFC, quando venceu a competição do TUF 2, lutando entre os pesos pesados. Dessa vez ele seria técnico de uma das equipes do reality, enquanto Rampage lideraria a outra. O que se viu no reality foi uma imensa troca de insultos, encaradas, promessas e ameaças. Mesmo assim o público pode conhecer o caráter despreocupado e debochado de Rampage, enquanto Rashad mostrou sua dedicação e pensamento estratégico. Não é a toa que das oito lutas eliminatórias do reality, sete foram vencidas pela equipe de Rashad. Inclusive a final foi uma luta entre Roy Nelson e Brendan Schaub, ambos da equipe de Evans. Rampage ficou irritadíssimo com as derrotas, o que o tornou o maior destruidor de portas de papelão da história:



Depois de ter que olhar para o focinho um do outro durante semanas, Rampage e Evans finalmente se enfrentaram no UFC 114. Rashad Evans dominou a maior parte do combate, principalmente com seu wrestling afiado, e não teve muitas dificuldades em vencer Rampage, com excessão de um momento em que Jackson acertou uma baita de uma porrada e quase nocuateou Evans. 

Depois do combate ambos se abraçaram e parecia que tudo estava acabado. Mas depois que Rampage venceu Lyoto Machida (o único a derrotar Evans até hoje), em uma decisão contestada, Rashad foi atrás de Rampage em uma boate e os dois começaram a discutir por causa de Machida. Hum boiola!

De vez em quando os dois ainda se bicam por ai, mas parece que não estão interessados em mais um combate. Pelo menos por enquanto.



Essa foi uma das maiores rivalidades que o mundo das lutas já viu. Apenas um homem contra uma dinastia de lutadores. A família Gracie ficou famosa no mundo todo por ter reiventado o jiu-jitsu, uma arte marcial japonesa, por meio de Carlos e Hélio Gracie, assim como seus descendentes, e também por estar intimamente ligado ao início do Vale Tudo, que depois passou a ser o MMA. Nada era páreo para a "arte suave" da família Gracie. Seus membros eram considerados invencíveis, mesmo contra adversários muito maiores e mais fortes. Mas a invencibilidade e superioridade marcial da família foi testada e batida por um homem:  Kazushi Sakuraba.

O japonês Kazushi Sakuraba sempre foi um lutador versátil, conhecido pela sua ótima técnica, coragem, bom humor e carisma. Mas o que o tornou um dos lutadores mais queridos do planeta foi a sua habilidade em derrotar a família Gracie. Não é a toa que seu apelido passou a ser "The Gracie Hunter", traduzindo, O Caçador de Gracies.

Sakuraba foi o segundo lutador a derrotar o "Fenômeno" Vitor Belfort, um talentoso discípulo do mestre Carlson Gracie. Todos ficaran surpresos com o domínio que Sakuraba impôs na luta com Belfort, um lutador conhecido pela sua agressividade dentro do ringue. No mesmo ano ele enfrentou Royler Gracie. Depois de dominar a luta pro completo, o que chocou todos os que assistiam o combate, Sakuraba vencer Royler com uma chave kimura muito forte. O mundo das lutas estava atônito. Um Gracie havia sido derrotado. E derrotado por uma submissão.

Mesmo com a família contestando a derrota, Sakuraba cravou a vitória em seu cartel com méritos. Os Gracies sentias a sede de revanche. Mas para vingar a família, escolheram o prodígio de sua dinastia: Royce Gracie. Ele já havia chocado o mundo quando venceu adversários muito maiores e mais fortes no UFC, mas dessa vez era diferente. Royce tinha motivos pessoais para vencer e vingar a derrota do irmão. As regras do combate foram mudadas para que não houvesse limite de rounds e cada um durasse quinze minutos. Foi uma verdadeira batalha. Depois de uma hora e meia de combate dominado por Sakuraba, o córner de Royce jogou a toalha, garantindo a Sakuraba mais uma vitória sobre a família e a primeira derrota de Royce. Um grande momento dessa luta, foi quando Sakuraba tinha o braço de Royce preso com uma chave e então olhou para Hélio Gracie, o pai de seu adversário. Hélio estava muito preocupado, com o nervosismo estampado no rosto. Sakuraba apenas sorriu.

Depois foi a vez de Renzo Gracie e a luta mais uma vez foi dominada por Sakuraba. O japonês encaixou uma kimura no adversário ainda de pé e em seguida aplicou uma queda, sem soltar a chave. A força foi tremenda que o braço de Renzo quebrou e a luta foi encerrada. Mais uma vitória para Sakuraba. Ryan Gracie tentou "limpar" o nome da família, mas não conseguiu mostrar nada diferente. Sakuraba novamente dominou a luta e até deu umas palmadas na bunda de Ryan. 

Depois de vencer Ryan, Sakuraba só enfrentou um Gracie novamente sete anos depois, em 2007 nos Estados Unidos. Era a revanche de Royce Gracie, assim como sua última luta. Dessa vez o resultado se inverteu. Royce conseguiu vencer Sakuraba por decisão unânime dos juízes depois de uma luta equilibrada. Porém, depois da luta, Royce foi pego no anti-doping por uso de esteróides. 

No ano passado, já com 41 anos, Sakuraba enfrentou um novo membro da família Gracie. O filho de Rorion, o jovem Ralek Gracie de 25 anos. Ralek venceu Sakuraba por decisão unânime dos jurados.  Desde então Sakuraba perdeu outrs três lutas, duas delas por submissão (uma para Jason Miller e outra para o brasileiro Yan Cabral). Ainda não sabem se Sakuraba continuará lutando, mas com certeza absoluta ele é um dos lutadores mais importantes do MMA. Sua rivalidade com os Gracies foi vital para a popularização do esporte e nos rendeu lutas inesquecíveis. Abaixo, confira um video sobre essa rivalidade:



Gostou do post? Então comente e curta O Bronco no Facebook!

19 comentários:

  1. Excelente cara, continue fazendo posts assim, o melhor blog de MMA que eu vi até agora e nao fala nome de golpes errados, o que a maioria faz.Valew

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário, sr Anônimo. Continue acompanhando o blog e comentando. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. ñ podemos deixar de lado o fato do Sakuraba ter levado uma coça do Wand Silva tb.

    ResponderExcluir
  4. Wanderlei Silva não é um Gracie. E a rivalidade dos dois não tem nada a ver com a família Gracie. Mas sim, eles tiveram seus momentos e vão estar presentes nas próximas edições.

    ResponderExcluir
  5. muito interessante o post, bem elaborado...parabens curti

    ResponderExcluir
  6. tinha que botar video do sakuraba entrando com aquelas roupas idiotas, armadura e o oculos de 30 graus hahahah.. tinha uma cara de bobao e uma esquerda que quebrava qlq um

    ResponderExcluir
  7. Mir e Lesnar me lembro como se fosse hj....
    Ri demais naquela época!!!
    Foi td isso mesmo!! Foi legal depois ver o Mir sendo surrado!! Apesar do Lesnar tb ser chato pra kct!!

    ResponderExcluir
  8. Ótimo post, cara! Faltou só um do Tito Ortiz X Rapa. hahahaha
    Parabens!

    ResponderExcluir
  9. Obrigado Vinicius.

    Pois é Anônimo, eu ia falar disso mas acabei esquecendo.

    É Leandro, o Lesnar trouxe muito do telecatch pro MMA, mas depois que ele viu a morte de perto e cortou fora um pedaço do intestino, ele ficou um pouco mais humilde. O Mir continua o mesmo porra.

    Junior, Tito Ortiz está próximo.

    Continuem acompanhando o blog e comentando, meus queridos tralhas.

    ResponderExcluir
  10. Faltou a rivalidade da Brazilian Top Team x Chute Box, especialmente Wanderley Silva x Ricardo Arona.
    Bons tempos do Pride!!!

    ResponderExcluir
  11. Não faltou rivalidade. Essa é a segunda edição, farei uma edição por semana. Então ainda tenho muitos duelos pra tratar.

    ResponderExcluir
  12. vc naum tem nem idéia do que é o jj e nem da supremacia gracie!!! é apenas um bosta que acha bonito um japinha levar vantagem... Se vc algum dia interessar por MMA busca na origem de tudo o que Roice fez, aí sim vc vai ver o porque que ele é considerado um deus do esporte...

    ResponderExcluir
  13. Eu sei muito bem o que os Gracie fizeram e se você foi alfabetizado corretamente e aprendeu a interpretar textos, deve ter percebido que eu não desmereci a família em nenhum momento, apenas retratei uma rivalidade real do MMA. Pode fazer a sua pesquisa e vai ver que apenas retratei a verdade.

    E bosta é quem te come.

    ResponderExcluir
  14. Muito bom o post, muito bom mesmo. Fico ansioso pelas próximas edições e adoraria ver as rivalidades do Wanderlei Silva com o Rampage, com o Sakuraba e com o Arona.

    Parabéns pelo site.

    ResponderExcluir
  15. Obrigado pelo comentário Finha. Essas rivalidades estarão presentes nas próximas edições, portanto, continue acompanhando o blog. Um abraço.

    ResponderExcluir
  16. po cara voce fez um post de responsa quem acompanha o mma a muito tempo como eu vê que isso foi a verdade a rivalidade do mir com lesnar me deixou ansioso pra ver a luta foi um espetaculo a parte a rivalidade do Saku com os gracie tambem e eu torcia pro saku eu tinha uns 11 anos na epoca e o estilo dele de lutar me deixava com vontade de lutar tambem e só faltou falar do boca de latrina mor Rickson gracie que falou falou e fugiu do sakuraba o quanto pode, ai aconteceu do filho dele morrer e a luta ficou inviavel e na minha opção Ralek só venceu por causa da idade se fosse na epoca aurea do pride relek não teria chances Sakuraba Wanderley Silva Minotauro e Cro cop foram meus primeiros idolos do mma

    ResponderExcluir
  17. lixo, vc nao abordou as melhores rivalidades, e a boca suja só leva o brasil pro buraco!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é minha culpa o seu analfabetismo funcional, já que como qualquer pessoa inteligente pode perceber, essa é só uma das edições sobre as rivalidades. E quanto aos palavrões: vá tomar no seu cu.

      Excluir

- Gostou do conteúdo? Beleza, broto, vai com Jesus e volte sempre. Não gostou? Então clique aqui

- Cuidado! O bagulho aqui é bronco, mas não é bagunça. Lembre-se que a responsabilidade por SEU comentário é somente SUA.

- O Bronco está aberto a críticas construtivas.

- Os comentários são moderados porque tem um monte de zé ruela que vem só pra postar propaganda, não comenta nada sobre o post.

- Evite post com caps lock. É HORRÍVEL LER COISAS ESCRITAS ASSIM, COM CAPS LOCK.

- Procure ver o post completo antes de comentar.

- Veja também nossas outras postagens.

- Evite comentar como anônimo para facilitar na identificação de quem é quem. Isso ajuda na hora de responder comentários.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Orkut Twitter Facebook Tumblr Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Powerade Coupons | Edited by Natan Morais